quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Barack Obama é reeleito presidente dos EUA e declara no Twitter: ‘Isso aconteceu por causa de vocês’

 Vitória declarada: Obama postou no Twitter uma foto abraçando a mulher, Michelle
Vitória declarada: Obama postou no Twitter uma foto abraçando a mulher, Michelle Foto: Reprodução Twitter


Já era início da madrugada no Brasil, quando o presidente Barack Obama entrou no Twitter para declarar sua vitória sobre o republicano Mitt Romney. Em seu perfil no microblog, Obama agradeceu: “Estamos todos juntos. Foi assim que fizemos campanha, e é o que somos. Vocês fizeram acontecer. Muito obrigado.”

Reprodução do Twitter de Barack Obama
Reprodução do Twitter de Barack Obama Foto: Reprodução
Simultaneamente, emissoras de TV americanas também já projetavam a reeleição do democrata, para mais quatro anos na Casa Branca. A notícia circulou rapidamente e eleitores iniciaram a festa pelo país.

Eleitores democratas comemoram vitória de Obama
Eleitores democratas comemoram vitória de Obama Foto: Reuters / John Gress
A marca da emoção com a vitória ficou evidente quando o presidente postou uma foto abraçando a mulher, Michelle.
Não foi uma eleição fácil para Obama, que viu o país literalmente dividido nesta eleição. Durante todo o período de apuração das urnas, os dois candidatos disputaram voto a voto a liderança, com Romney mantendo-se à frente boa parte do tempo.
Apenas na reta final da contagem dos votos, Obama ultrapassou seu opositor em número de delegados no colégio eleitoral. E, somente por volta de 3h50m (horário de Brasília), é que Obama ultrapassou Mitt Romney em votos populares, alcançando 50,23 milhões de votos, contra 50,1 milhões do republicano (dados prévios da AP, sem ainda finalizada a contagem de votos em todos os estados americanos).
Nas eleições, que também incluíram escolhas de novos deputados e senadores, os republicanos conseguiram manter maioria das cadeiras na Câmara, enquanto os democratas continuam à frente no Senado.

Mário Luiz (Carioca) com Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...