quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Caça iraniano ataca drone americano no Golfo

Aviões iranianos abriram fogo contra drone americano


Mesa County Sheriff's Unmanned Operations Team/AP Photo Drones são aviões não tripulados e guiados à distância utilizados pelo exército americano
Um avião não-tripulado americano Predator foi interceptado no dia 1º de novembro no espaço aéreo internacional sobre o Golfo por dois caças iranianos que abriram fogo contra a aeronave sem atingi-la, afirmou nesta quinta-feira (8) o porta-voz do Pentágono, George Little.
O drone realizava uma missão de vigilância "de rotina" a cerca de cem quilômetros da costa iraniana quando os dois Su-25 o interceptaram, em um fato "inédito", segundo Little.
O porta-voz do Pentágono afirmou que o Irã havia sido avisado depois de que essas missões seriam mantidas.
O incidente ocorreu às 08h30 GMT (06h30 de Brasília), quando os Sukhoi abriram fogo "pelo menos duas vezes" contra o drone desarmado sem emitir advertências, acrescentou o porta-voz.
— Os Estados Unidos indicaram aos iranianos que continuarão realizando voos de rotina sobre as águas internacionais do Golfo, seguindo uma prática de longa data estabelecida e o nosso compromisso com a segurança na região.
O Golfo, que afunila no estreito de Ormuz com seu intenso tráfego de navios carregados de petróleo, é uma zona estratégica para os Estados Unidos, que reforçaram a sua presença militar na região devido às tensões suscitadas pelo polêmico programa nucelar iraniano.
O incidente, que ocorreu cinco dias antes da eleição presidencial americana, foi divulgado apenas nesta quinta-feira.

Mário Luiz (Carioca) com R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...