terça-feira, 13 de novembro de 2012

Chuva causa nova queda de barreira e deixa um desaparecido na serra

Primeiro deslizamento desta terça em Friburgo atingiu casa interditadaPrimeiro deslizamento desta terça em Friburgo atingiu casa interditada Foto: Leonardo Vellozo / Jornal A Voz da Serra
RIO — A chuva que atinge a Região Serrana desde a noite de segunda-feira provocou pelo menos dois deslizamentos de terra em Nova Friburgo. A encosta que deslizou em Friburgo fica na localidade chamada de Três Irmãos, onde mais cedo já havia acontecido um deslizamento sem vítimas. A informação foi confirmada pela Defesa Civil municipal, que mandou equipe para o local. Cerca de vinte casas foram atingidas. Segundo as primeiras informações dos bombeiros, duas pessoas teriam ficado feridas e sido levadas para um hospital da região. Na internet, o vídeo de uma internauta mostra as imagens impressionantes de um dos desabamentos em Friburgo.
A chuva, no entanto, parece ter dado uma trégua em Friburgo, onde desde as 20h35m a cidade não está mais em estágio de alerta máximo/crítico. Com isso, todas as 36 sirenes da cidade foram desligadas. Quatro escolas da cidade estão servindo de ponto de apoio para os desalojados. Segundo a Defesa Civil, apenas a Escola Municipal Lafayete Bravo Filho, em Floresta, recebeu 200 pessoas durante o dia. (confira os pontos de apoio em Friburgo).
Mais cedo, em Nova Friburgo, foram acionadas 35 sirenes em 24 comunidades localizadas em áreas de risco. A prefeitura informou, no entanto, que técnicos da Defesa Civil municipal tiveram de acionar manualmente cinco das 35 sirenes instaladas em áreas de risco, já que elas não tocaram de forma automática. A cidade entrou em estado de atenção às 7h30m, mas a Defesa Civil decretou estado de alerta pouco mais de uma hora depois, às 8h40m.
A forte chuva que atingiu a Região Serrana deixou uma pessoa desaparecida em Trajano de Moraes. Segundo a Defesa Civil do município, a vítima da chuva é um morador que tentou atravessar o rio e foi arrastado pela correnteza. O homem desapareceu na localidade de Visconde de Imbé, no início da tarde. Equipes da Defesa Civil fazem buscas na região. A identidade do rapaz ainda não foi divulgada. Ainda segundo o órgão, o município registrou a precipitação de mais de 200 milímetros de chuva. O rio que corta o município transbordou e alagou os bairros Brasília, Represa e Floricultura. A informação é do G1.
Além dos municípios da Região Serrana, cidades da Baixada, Norte e Noroeste Fluminense, além de São Gonçalo, na Região Metropolitana, estão em estágio de atenção para risco de cheias, segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). De acordo com o Inea, algumas localidades da Região Serrana e do Norte Fluminense já acumulam mais de 150 milímetros no período de 24 horas. Em Bom Jardim, foram 310,6 mm nas localidades de Banquete e São José do Ribeirão. Em Friburgo, desde a tarde da segunda-feira foram registrados 258,6 mm em Cachoeira Paulino e Ponte Estrada Dona Mariana. Em Teresópolis foram 99 mm em Comari. Já em Macaé foram registrados 411,2 mm em Galdinópolis, Macaré de Cima e Glicério. Em Petrópolis, a chuva acumulou 28,8 milímetros entre as 20h desta segunda-feira e as 8h desta terça. Segundo o Inmet, o mês de novembro deste ano já é mais chuvoso que o do ano passado em Teresópolis. Em 13 dias, já choveu quase 220 milímetros, contra 180 milímetros registrado em todo o mês de novembro de 2011.
No município do Rio, a chuva é considerada apenas moderada ou fraca. A frente fria que está sobre o Rio está indo para o Espírito Santo, mas, de acordo com a meteorologista da Climatempo Aline Tochio, núcleos de nuvens carregadas avançam em direção a serra do Rio de Janeiro e há previsão de chuva forte e volumosa até a noite, na maior parte do estado. A Climatempo alerta para o risco de novos temporais. A máxima prevista é de 27°C na capital fluminense. Na sexta-feira, a frente fria se afasta, mas o vento frio e úmido que sopra do mar mantém a instabilidade sobre o estado. O dia amanhece nublado com chuvisco alternando períodos com muita nebulosidade. A noite volta a chuviscar. A máxima não passa dos 20°C em Petrópolis.
Em Nova Friburgo, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) também acionou a sirene do sistema de alerta de cheias em dois rios da região. Segundo o Inea, as áreas no entorno dos rios Grande e Bengala estão em alerta desde as 9h desta terça-feira. No entanto, o instituto informa que não houve transbordamento. Segundo a Defesa Civil do município, uma casa que já estava interditada foi atingida por um deslizamento de terra no bairro Três Irmãos. Não houve feridos. De acordo com a prefeitura, foram registradas 30 ocorrências na cidade até as 16h, mas não há registro de vítimas. Na Rodovia RJ-130, que liga Nova Friburgo a Teresópolis, também houve queda de barreira. O trânsito está parcialmente interditado na localidade do Campo do Coelho. Por causa da chuva, as obras em todo o trecho da Rodovia RJ-116 (Itaboraí – Nova Friburgo – Macuco) foram suspensas na manhã desta terça-feira, segundo a concessionária Rota 116 S/A, que administra a via.
Aeroporto Santos Dumont volta a fechar devido ao mau tempo
O Aeroporto Santos Dumont foi fechado duas vezes nesta terça-feira. Segundo a Infraero, as operações de pouso foram interrompidas às 16h04m e as de decolagem, às 16h58m. Às 17h42 o aeroporto reabriu para decolagens, mas logo depois voltou a fechar. Pela manhã, as operações foram suspensas por cerca de uma hora e 30 minutos por causa da chuva e do nevoeiro. O aeroporto reabriu por volta das 7h50m, operando com auxílio de instrumentos. Durante o fechamento desta tarde, não houve necessidade de alternar voos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim. Pela manhã, seis voos foram direcionados para o Galeão.
De um total de 1.831 chegadas e partidas do Santos Dumont nesta terça-feira, 246 (13,5%) registraram atraso e 170 (9,3%) foram cancelados. Dos 49 voos domésticos previstos no Galeão, um atrasou e sete foram cancelados, pela manhã. Entre os 13 voos internacionais programados, três foram cancelados.
Chuva complica o trânsito no Rio
Pela medição do Alerta Rio, os maiores volumes de chuva em 24 horas na cidade do Rio, de 14h de ontem até 14 h de hoje, ainda não passavam dos 20 milímetros. Mas os motoristas precisaram de atenção e paciência ao longo de todo o dia, que teve muitos acidentes causados por pistas escorregadias. Por causa da grande quantidade de umidade na atmosfera, houve condições para a formação de nevoeiro na cidade do Rio (quando o vapor de água na atmosfera condensa e forma uma nuvem muito perto do chão, reduzindo a visibilidade para abaixo de 1000 metros). Às 7h, o Aeroporto Santos Dumont estava com visibilidade reduzida a 900 metros. No Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim houve formação de névoa (quando a visibilidade, nas mesmas condições, mantem-se acima de 1000 metros). No de Jacarepaguá, a visibilidade chegou a cair para 3000 metros.
Na Avenida Lúcio Costa, na Zona Oeste, a névoa úmida que encobriu a região deixou a via com baixa visibilidade. Em Copacabana, uma colisão entre carro e ônibus na Rua Barata Ribeiro, na altura da Rua Miguel Lemos, deixou o trânsito ainda mais intenso no local.
No Leblon, um carro e uma moto bateram na Avenida Bartolomeu Mitre, na altura da Avenida Ataulfo de Paiva, deixando o tráfego complicado. Na Zona Norte, um acidente com um ônibus na Avenida Radial Oeste, na altura do Maracanã, sentido Centro, causou lentidão na via. Em Madureira, uma mulher foi atropelada por um coletivo na Rua Carolina Machado, em frente à estação do trem. Ela foi socorrida e levada para o Hospital municipal Salgado Filho, no Méier, em estado grave.
Em Niterói, a Estrada da Ititioca, que faz a ligação entre a Região Oceânica e o Centro, foi interditada após um acidente entre dois carros. Agentes da Nittrans, a companhia de trânsito do município, orientaram motoristas no local. A melhor opção era acessar a Estrada da Garganta ou da Cachoeira.
No início da manhã, houve atraso na reabertura das pistas reversíveis. Na Avenida Niemeyer, sentido Zona Sul, o atraso foi de dez minutos. Na orla, a pista reversível vigorou por mais 30 minutos, até as 7h.
Uma árvore caiu na rede elétrica, desarmando o sistema que abastece o Túnel Rebouças. A primeira galeria, sentido Zona Norte, ficou sem luz por cerca de duas horas. Segundo a Light, a energia elétrica foi restabelecida por volta das 9h50m. Motoristas também enfrentaram escuridão no Túnel do Pasmado, em Botafogo.

Mário Luiz (Carioca) com Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...