Santa Catarina -  Uma forte tempestade de granizo atingiu a cidade de Timbó, no Vale do Itajaí, a 35 km de Blumenau (SC), neste domingo. Segundo a Defesa Civil do estado, a chuva deixou casas destelhadas, derrubou árvores centenas de pessoas do município sem luz. "O granizo era do tamanho de um ovo, tinha até maior", revelou Cristine Berri, moradora do bairro Imigrantes, em Timbó.

"Parecia o dia do fim do mundo. No final do dia, começou a ventar e começou uma chuva de pedra, disseram que (o vento) estava a 123 km/h. Ficamos assustadas. Nunca tive tanto medo", disse.
Foto: Arquivo pessoal
Moradora mostra que granizo era do tamanho de um ovo | Foto: Leitora Cristine Berri
Cristine contou ainda que muitas pessoas precisaram se abrigar numa igreja até o temporal acabar. O momento, agora, segundo ela, é de contar os prejuízos em casa.  "As telhas estão quebradas. Na nossa casa foram mais de 500 telhas. E não estamos encontrando material disponível para reconstruir. Conseguimos com pessoas próximas. Alguns carros foram amassados", lamentou.
Foto: leitora Cristine Berri
Lona do Circo do Biriba ficou com buracos por causa do granizo | Foto: Leitora Cristine Berri
 



 Sem água e serviços
De acordo com a Defesa Civil de Timbó, o temporal começou por volta das 20h e se intensificou minutos depois, causando deslizamento de terra, alagamento de rua e derrubando muro das casas nos 30 minutos de duração.

Ainda segundo o órgão, a cidade ficou completamente no escuro e, em determinadas regiões, ela voltou somente na madrugada. No Circo do Biriba, a lona montada ficou com muitos buracos por causa do granizo.
"A cidade ficou completamente no escuro e em determinadas regiões ela voltou somente na madrugada", informou o comunicado da Defesa Civil. "Por causa das chuvas a captação de água foi atingida e o Samae pede para que a população economize água, que o abastecimento deve se normalizar até o final do dia", completou a nota.
A Prefeitura está realizando um cadastro das pessoas que precisam de alguma ajuda. Elas devem entrar em contato com a Defesa Civil.

Mário Luiz (Carioca) com O Dia