terça-feira, 6 de novembro de 2012

Confiante, Obama parabeniza o rival Romney pela 'campanha animada'

Presidente pediu votos por telefone nesta terça-feira (6) em Chicago. Ele iria jogar basquete, cumprindo um 'ritual' de dias de votação

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, parabenizou o adversário republicano, Mitt Romney, pela disputa acirrada para a Casa Branca e expressou confiança na reeleição, durante visita a um escritório local de campanha para agradecer voluntários, nesta terça-feira (6).*
"Quero dizer ao governador Romney: parabéns pela campanha animada. Sei que os apoiadores dele estão tão engajados e tão entusiasmados e trabalhando tanto quanto os nossos hoje", disse Obama, enquanto voluntários faziam ligações telefônicas incentivando eleitores a votar.
"Estamos confiantes que temos os votos para vencer, mas vai depender no final do comparecimento desses votos. Então eu encorajo todo mundo de todas as partes a garantir o exercício desse precioso direito que outras pessoas lutaram tanto para que nós tivéssemos", acrescentou.
Obama fez ligações para voluntários no escritório de campanha para agradecer pelo trabalho feito pela reeleição.
"Espero que a gente tenha uma boa noite, as não importa o que acontecer, só quero dizer o quanto aprecio cada pessoa que me apoiou, todo mundo que trabalhou tanto em meu nome."
Pesquisas de intenção de voto mostram Obama e Romney em empate técnico nacionalmente, mas o atual presidente tem uma pequena vantagem nos Estados decisivos no sistema de Colégio Eleitoral dos Estados Unidos.
Basquete
O presidente também reservou um espaço em sua agenda desta terça para jogar basquete, uma de suas atividades favoritas e um "ritual" para o líder nos dias de eleições.
Obama enviou um e-mail a seu ex-assessor Reggie Love, um de seus companheiros inseparáveis nas quadras, pedindo para que organize uma partida de basquete na cidade onde espera comemorar horas depois sua reeleição.
O basquete, uma paixão pessoal de Obama, é também uma tradição ligeiramente supersticiosa para o presidente, que costuma relaxar nas quadras no dia da votação quando seu nome está nas cédulas.
A única exceção aconteceu em novembro de 2008, quando trocou a bola por uma última visita ao então indeciso estado de Indiana.
Vice
O vice-presidente dos Estados Unidos e candidato à reeleição na chapa de Obama, Joe Biden, votou na manhã desta terça na cidade de Greenville, em Delaware, nos Estados Unidos.
Após depositar seu voto, Biden posou para fotos e cumprimentou as pessoas que trabalhavam no local de votação. O vice presidente deve seguir para Chicago, onde participará de entrevistas para rádios. Durante a noite, ele acompanhará a apuração em evento junto com Obama.
Apesar de o voto não ser obrigatório, as eleições – que também irão escolher deputados federais, parte dos senadores, alguns governadores e outros cargos locais – devem levar milhões de pessoas às urnas, com um cenário muito provável de filas pelo país. Dos 315 milhões de habitantes, estima-se que 213 milhões votem. No último pleito presidencial, em 2008, cerca de 64% dos eleitores votaram.

Mário Luiz (Carioca) com G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...