quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Jairo Silva assumirá Secretaria de Comunicação Social de Conde

Nomeação do jornalista deve ser oficializada na próxima semana pela prefeita Tatiana Correa  


O jornalista Jairo Silva irá assumir a Secretaria de Comunicação de Conde. A pasta será criada, através de projeto de lei, pela prefeita da cidade, Tatiana Correa (PTdoB), até a próxima segunda-feira (1). A nomeação de Jairo Silva deve ser oficializada na próxima semana.


Atualmente as demandas de comunicação institucional são respondidas pela Assessoria de Comunicação


(Ascom). Jairo Silva assume o lugar de Vailson, sendo o novo porta-voz da Prefeitura de Conde.
 
Reportagem: Mário Luiz (Carioca)
Foto: Jairo Silva

domingo, 23 de novembro de 2014

Projeto de Lei quer proibir ligações com números bloqueados


Objetivo é evitar a prática de crimes por meio das redes de telefonia e coibir abusos nas práticas dos serviços de telemarketing e de cobranças



 
Vital do Rêgo Filho
 
Vital do Rêgo Filho
A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) tem reunião marcada para as 9h de terça-feira (25). Entre outras propostas, o colegiado pode votar Projeto de Lei do Senado (PLS 433/2013) do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) que torna obrigatória a identificação do código de acesso originador das chamadas telefônicas.

O objetivo, segundo Vital, é evitar a prática de crimes por meio das redes de telefonia e coibir abusos nas práticas dos serviços de telemarketing e de cobranças. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o código de acesso é o conjunto de números que permite a identificação de assinante, de terminal de uso público ou de serviço a ele vinculado.

O PLS 433/2013, apresentado pelo senador Vital, estabelece que as prestadoras de serviços de telefonia fixa ou móvel oferecerão aos usuários, sem custo adicional, o serviço de identificação do código de acesso originador da chamada. Também proíbe a oferta de serviços ou equipamentos que impossibilitem ou obstruam a identificação dos códigos de acesso telefônico pelos usuários.

“Meu projeto dispõe sobre a obrigatoriedade e gratuidade da identificação de chamadas nas linhas fixas e móveis para que o usuário possa identificar a origem da chamada e altera o inciso VI e inclui o inciso XIII ao art. 3º e altera o art. 4º para inclusão do inciso IV, da Lei n.º 9.472, de 16 de julho de 1997, visando garantir a identificação do número de acesso nas chamadas realizadas por meio da rede telefônica”, afirmou.

Mário Luiz (Carioca) com Correio

Trabalhador é assassinado a facada na cidade de Conde



Mais um trabalhador tem a vida ceifada pelo um bandido
 
Mais um final de semana violento na cidade de Conde é marcado pela morte de um trabalhador.
Dessa vez a vítima foi um trabalhador morador do Assentamento Dona Antonia, um Pai  de Família uma pessoa do bem!

Ele foi vítima de um bandido que não tem amor nem pela própria família imagina com a vida do próximo.
O crime aconteceu na noite de sábado, dia 22, no Assentamento Dona Antonia, o trabalhador estava comemorando aniversário do bairro quando foi alvejado com duas facadas no peito, onde mesmo ferido a vítima tentou fugir do assassino sendo perseguido, vindo a cair a alguns metros da cena do crime, onde o criminoso ao ver as pessoas se aproximando fugiu com a faca em punho.

 A vítima foi encaminhada para o PSF de jacumã aonde chegou já sem vida. A polícia já prendeu um suspeito de ter cometido o ato criminoso. Seu corpo foi removido para o Gemol e será liberada a família para o seu sepultamento.

Reportagem: Mário Luiz (Carioca)
Foto: J1

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Jovem Condense é baleado no Grotão e morre a caminho do Hospital em JP

Segundo a Policia o jovem levou dois tiros no tórax e não resistiu ao ferimento




Um jovem Condense de mais ou menos 30 anos foi baleado e morto ao ser socorrido a caminho do hospital de trauma na grande João Pessoa.
Informações não confirmadas dizem que o jovem de primeiro nome Alexandre, estava no bairro do Grotão quando por circunstância não informada foi baleado por um desconhecido no peito.
Alexandre foi socorrido rapidamente pela USA para o hospital de Emergência e Trauma na Capital mais já chegou sem vida, o jovem deixa esposa e filho ainda pequeno, o mesmo morava no centro da cidade de Conde.
O corpo de Alexandre foi conduzindo para o Gemol e posteriormente será entregue a família para o seu sepultamento.
  Mário Luiz Carioca com Portal J1

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Cidade Conde comemorou 47 anos de Emancipação Política

A cidade de Conde Comemorou nesta quinta-feira, 18 de novembro, 47 anos de emancipação política. 
Um dia com várias atividades, 06h00min Alvorada com a banda Orquestra Sinfônica de Conde e logo após teve missa e hasteamento da bandeira na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. 
Durante toda comemoração, estiveram presente além dos anfitriões da cidade o prefeito Aluísio Régis com a primeira dama Dona Lúcia e o vice-prefeito Dr. Quintino, os vereadores, Fernando Antônio de Araújo e Antônio de Bal, secretários municipais e a população que compareceram em peso.
  Exposição de stands foram montados com trabalhos desenvolvidos pelas Secretarias de Ação Social, Saúde, Educação e Cultura.
 Também teve Consultoria Jurídica, verificação de pressão arterial, equipes de saúde da família e saúde bucal, entrega de óculos, corte de cabelo, e programações infantis, pula-pula, brindes, e várias apresentações culturais de dança e grupos folclóricos, Roda de Capoeira e apresentações de artistas locais inclusive a empolgante Jacoca.
Um bolo gigante foi servido para todos que estavam no espaço cultural.

 E como não podia faltar para abrilhantar a festa o nosso amigo, Belquior.
 No encerramento foi realizado o sorteio de uma bicicleta e presentes, levando as crianças e seus familiares ao delírio à medida que eram contemplados. “Depois de passar esta tarde maravilhosa onde minha filha foi tratada com tanto carinho pelos organizadores que fizeram esta festa para nossas crianças, ainda ganhei uma bicicleta que minha filha tanto pedia e eu nunca pude dar”, afirmou a mãe da vitória, uma das ganhadoras, que reside no loteamento nossa senhora da conceição.

 Sr. João Correia Cabral recebendo o seu óculos no dia do aniversário da cidade.
  O Grupo Jacoca sempre prestigiando com a sua apresentação nas festividades  na nossa cidade mostrando o melhor da nossa cultura.

A secretária de Ação Social e a coordenadora de Cultura têm mãos mágicas para realizar festas e eventos para prefeitura, todas as festas que elas organizam é sucesso!
  
História do Município
O Brasil foi importante para a Europa pelo pau-brasil, usado para a produção de tintas. Para garantir o fornecimento deste produto, os holandeses invadiram o Nordeste em 1634, se mantendo no poder até 1654 quando foram expulsos pelos nativos com o apoio dos portugueses.

O município de Conde tem raízes históricas na aldeia Jacoca, de índios Tabajara, administrada pelos missionários franciscanos, logo depois de sua chegada à Paraíba em 1589. A sede do município originou-se da fusão dessa aldeia com outra denominada Pindaúna, de índios Potiguaras, durante a ocupação da capitania pelos invasores holandeses.

Em 1636, quando os holandeses se apoderaram da Capitania da Paraíba, a região onde se localiza a sede municipal ainda era habitada pelos índios que, por ordem do governador holandês, foram se alojar na capital. Foi fundado um povoado pelo capitão inglês John Harrison (que estava a serviço dos holandeses) durante esta ocupação. Este povoado foi batizado de Maurícia ou "Mauricéia", homenagem ao governador da província, Conde Maurício de Nassau e foi importante como ponto estratégico na defesa da passagem de Recife (capital para os holandeses), até Filipéia de N.S. das Neves, nome antigo de João Pessoa.

Expulsos os holandeses e restaurada a capitania e o governo português, os portugueses elevaram a aldeia Maurícia à Freguesia e mais tarde à categoria de vila com o nome Conde,  o que não deixava de ser uma recordação do Conde Nassau. A freguesia foi criada em 1668, em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. Seu progresso foi rápido, chegando a serem Vila e Sede da Comarca. Houve uma séria rivalidade entre os municípios de Conde e Pitimbú, e talvez por isto mesmo, entrou em declínio, ficando marginalizada por muito tempo. A partir de 1900, houve uma reação econômica, fazendo voltar o ritmo entusiástico em seus moradores, contribuindo para a evolução do povoado.

Ao longo de sua história essas denominações recebidas têm suscitado controvérsias com relação ao seu significado. Jacoca, seu nome primitivo, segundo Elias Herckmans deriva de tchea – koka, vocábulo indígena que quer dizer “abraça-me”, baseando-se para tal afirmativa na lenda de que no lugar uma índia tapuia fora surpreendida quando dizia esta palavra a um potiguar. Horácio de Almeida, fundamentado em Martins, dá outra interpretação. Segundo ele, Jacoca deriva de jacuoca e significa morada dos “jacus”.  Para o historiador, Horácio de Almeida, o nome de Conde, ao contrário do que se propaga na historiografia paraibana, deve-se à existência na região da “Fruta do Conde”, também conhecida como “ata” ou “pinha”. Outros historiadores explicam o nome de Conde como uma homenagem ao administrador holandês Conde João Maurício de Nassau. Registre-se aqui o costume português de se dar aos povoados e vilas das colônias nomes das localidades lusitanas.

Na divisão administrativa do Brasil em 1911, o município de Conde aparece, pela primeira vez, como distrito de João Pessoa, o mesmo acontecendo em 1933, 1936 e 1937 e no qüinqüênio 1939-43. No qüinqüênio 1944-48, figurou com o nome modificado para Jacoca. A Lei nº 318, de 07 de janeiro de 1949, que fixou a divisão administrativa para o qüinqüênio 1949-53, modificou mais uma vez sua toponímia, passando para Vila do Conde.

Sua emancipação política foi alcançada através da Lei nº 3.107, de 18 de novembro de 1963, instalando-se oficialmente a 28 de dezembro do mesmo ano, desmembrado de João Pessoa e formando um único distrito, o da sede, com o nome simplificado para Conde.

 Agradecemos a todos os parceiros e voluntários que contribuíram para essa grande festa.

Coordenadora de Cultura,
Fátima Reinaldo.

Secretária de Ação Social e Trabalho,
Karla Régis Pimentel.

Reportagem: Mário Luiz (carioca)
Fotos: Central Conde de Jornalismo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...