segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Mortes no trânsito chegam a 76% do total de homicídios na Paraíba

Com base em dados do DPVat, acidentes de trânsito mataram pelo menos 696 pessoas em 2018, enquanto houve 904 homicídios, segundo a Secretaria de Segurança.

Acidentes com motocicletas lideram número de mortes em acidentes de trânsito em João Pessoa — Foto: Walter Paparazzo/G1/ArquivoAcidentes com motocicletas lideram número de mortes em acidentes de trânsito em João Pessoa — Foto: Walter Paparazzo/G1/Arquivo
O número de mortes no trânsito chega a 76,9% do total de homicídios no estado em 2018. Conforme levantamento feito pelo G1 com base no número de indenizações do DPVat pagas por morte, de janeiro a agosto, 696 pessoas tinham morrido em acidentes no estado. Foram apenas 208 mortes a menos que os 904 homicídios registrados no mesmo período na Paraíba.
Conforme levantamento dados da Seguradora Líder, operadora do benefício federal do DPVat, o número de indenizações pagas por mortes no trânsito na Paraíba caíram 12,7% em relação ao mesmo período de 2017, quando foram registradas 798 pagamentos do benefício por ocasião de morte no trânsito. O relatório apontou que a Paraíba apresentou a maior queda no número de indenizações por morte no Nordeste.
Mortes violentas x mortes em acidentes de trânsito
Em agosto deste ano, número de mortos em acidentes superou homicídiosDPVat por invalidez na Paraíba. De janeiro a setembro de 2018, foram pagas indenizações por invalidez causadas por acidentes a 3.969 pessoas, proporcionalmente 29,9% a menos que no mesmo período do ano passado, com 5.662 indenizações por invalidez pagas no estado.
Os casos de indenização pagas por despesas médicas também caíram na Paraíba. Foram contabilizados 371 pagamentos de janeiro a setembro de 2018, 21 casos a menos que o mesmo período de 2017, com 392 pagamentos de DPVat. A Paraíba foi o único estado nordestino a registrar queda nos três casos de pagamento da indenização por acidente de trânsito.

Acidentes com moto lideram

As motocicletas são as maiores responsáveis por causar morte, invalidez ou despesas médicas em casos de acidente de trânsito. Dados indicados pelos dois principais hospitais da Paraíba que atendem vítimas de acidente, os hospitais de emergência e trauma de João Pessoa e Campina Grande.
De acordo com o Hospital de Trauma de Campina Grande, somente nos primeiros nove meses de 2018, foram 6.449 pessoas que deram entrada na unidade de saúde com ferimentos em razão de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas. De janeiro a setembro foram registrados 87 mortes causadas em acidentes com motocicletas sendo 70 homens e 17 mulheres.
No caso do Hospital de Trauma de João Pessoa, no primeiro semestre de 2018 foram 82 mortes de pacientes vítimas de acidentes de trânsito, dos quais 54 mortes somente provenientes de acidentes com motocicletas.
Mortes de vítimas de acidente na Grande João Pessoa
 
Da Redação com G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...