Obra visa contribuir com a melhoria da mobilidade urbana da Capital, podendo reduzir o tempo de deslocamento diário de mais de 200 mil pessoas
A obra, orçada em R$ 21,6 milhões, visa contribuir com a melhoria da mobilidade urbana da Capital, podendo reduzir o tempo de deslocamento diário de mais de 200 mil pessoas.
O engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagens do Estado da Paraíba, responsável pela fiscalização da obra, Armando Ataíde Ribeiro, falou sobre o andamento dos trabalhos. “O viaduto do trevo, que liga Bancários a Mangabeira, já está pronto. Ele não foi liberado ainda por uma questão operacional, referente à construção das alças. Essas alças vão da parte superior do viaduto à parte inferior do túnel, equivalente a uma diferença de nível de 7 metros”, explicou.
A construção das quatro alças está em andamento. Até agora, três já foram escavadas. “Como as estacas de contenção das alças foram instaladas para a implantação do viaduto, isso possibilitou a escavação das mesmas. Acreditamos que dentro dos próximos três meses as alças estejam prontas”, previu Armando Ataíde.
Próximos passos
Depois da escavação da quarta e última alça, o próximo passo será a terraplenagem e a colocação das três camadas de pavimentação das mesmas. “Essas camadas correspondem à sub-base, base e revestimento asfáltico. Só em seguida é que serão feitos os acabamentos da obra, a exemplo da sinalização, proteção, iluminação”, comentou o engenheiro.
Intervenções preliminares
Para que a obra de construção do Trevo de Mangabeira fosse realizada, foram necessárias várias intervenções. Foi preciso fazer algumas desapropriações na área, para o escoamento de veículos. Foram asfaltados, recapeados ou implantados 8 km de via, o equivalente a 27 de ruas do entorno para desvios de coletivos, carros e motocicletas. O objetivo foi evitar o estrangulamento do fluxo de automóveis, que é intenso na região.
Na parte estrutural, um dos trabalhos preliminares foi a instalação de dezenas de vigas de concreto, fincadas no solo. Elas são necessárias para fazer a contenção das barreiras do viaduto, das alças e da Avenida Hilton Souto Maior. Só depois disso tudo é que o viaduto de concreto foi construído, no trecho onde antes ficava o girador (ligando Bancários e Mangabeira). Em seguida, na parte inferior do mesmo, foi feita a escavação para o rebaixamento da avenida Hilton Souto Maior (ligando José Américo e Penha).
Mário Luiz (Carioca) com Correio
Nenhum comentário:
Postar um comentário