quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Última alça começa a ser escavada no Trevo de Mangabeira, em João Pessoa

Obra visa contribuir com a melhoria da mobilidade urbana da Capital, podendo reduzir o tempo de deslocamento diário de mais de 200 mil pessoas

Alças devem estar prontas nos próximos 3 meses
Alças devem estar prontas nos próximos 3 meses
As obras do Trevo de Mangabeira, na Zona Sul de João Pessoa, começam a tomar forma com a conclusão do viaduto e rebaixamento da Avenida Hilton Souto Maior. Os trabalhos de drenagem, na via, estão em fase final. Os trabalhos agora estão focados no término da escavação da última alça de acesso à Avenida Josefa Taveira.


A obra, orçada em R$ 21,6 milhões, visa contribuir com a melhoria da mobilidade urbana da Capital, podendo reduzir o tempo de deslocamento diário de mais de 200 mil pessoas.

O engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagens do Estado da Paraíba, responsável pela fiscalização da obra, Armando Ataíde Ribeiro, falou sobre o andamento dos trabalhos. “O viaduto do trevo, que liga Bancários a Mangabeira, já está pronto. Ele não foi liberado ainda por uma questão operacional, referente à construção das alças. Essas alças vão da parte superior do viaduto à parte inferior do túnel, equivalente a uma diferença de nível de 7 metros”, explicou.

A construção das quatro alças está em andamento. Até agora, três já foram escavadas. “Como as estacas de contenção das alças foram instaladas para a implantação do viaduto, isso possibilitou a escavação das mesmas. Acreditamos que dentro dos próximos três meses as alças estejam prontas”, previu Armando Ataíde.

Próximos passos

Depois da escavação da quarta e última alça, o próximo passo será a terraplenagem e a colocação das três camadas de pavimentação das mesmas. “Essas camadas correspondem à sub-base, base e revestimento asfáltico. Só em seguida é que serão feitos os acabamentos da obra, a exemplo da sinalização, proteção, iluminação”, comentou o engenheiro.

Intervenções preliminares

Para que a obra de construção do Trevo de Mangabeira fosse realizada, foram necessárias várias intervenções. Foi preciso fazer algumas desapropriações na área, para o escoamento de veículos. Foram asfaltados, recapeados ou implantados 8 km de via, o equivalente a 27 de ruas do entorno para desvios de coletivos, carros e motocicletas. O objetivo foi evitar o estrangulamento do fluxo de automóveis, que é intenso na região.

Na parte estrutural, um dos trabalhos preliminares foi a instalação de dezenas de vigas de concreto, fincadas no solo. Elas são necessárias para fazer a contenção das barreiras do viaduto, das alças e da Avenida Hilton Souto Maior. Só depois disso tudo é que o viaduto de concreto foi construído, no trecho onde antes ficava o girador (ligando Bancários e Mangabeira). Em seguida, na parte inferior do mesmo, foi feita a escavação para o rebaixamento da avenida Hilton Souto Maior (ligando José Américo e Penha).

Mário Luiz (Carioca) com Correio

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