sábado, 27 de fevereiro de 2010

Terremoto no Chile, Passa de 100 Número de Mortos

Forte tremor de magnitude 8,8 ocorreu às 3h34 da madrugada.
Mais cedo, ministro do Interior informou que havia 82 mortos.

Foto: Editoria de Arte / G1

                                                 Veja no mapa as regiões mais atingidas 

O número de mortos pelo terremoto de 8,8 graus de magnitude que atingiu a região central do Chile na madrugada deste sábado (27) chega a 122 até agora, segundo o presidente eleito do Chile, Sebastián Piñera. Mais cedo, o ministro do Interior chileno, Edmundo Perez Yoma, informou que o número oficial de mortos era de 82.

Veja fotos do terremoto no Chile

"Quero compartilhar da dor dos familiares das mais de 122 pessoas que perderam a vida neste terremoto. É provável que este número aumente. Temos também muitos feridos", disse Piñera, que assumirá a presidência do Chile em 11 de março.

O terremoto, de cerca de um minuto de duração, ocorreu às 3h34 (horário local de verão, o mesmo de Brasília) e estremeceu prédios na capital, Santiago, a 325 km de distância. Várias regiões da cidade ficaram sem energia e muitos chilenos, com medo, saíram às ruas.

Pelo menos 13 réplicas de magnitudes entre 6,9 e 6,2 ocorreram nas horas posteriores ao primeiro tremor, Escritório Nacional de Emergência (ONEMI) do Chile.

O tremor foi sentido nos países vizinhos, inclusive no Brasil. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de São Paulo informaram que receberam chamados para verificar pequenos tremores em vários bairros da capital paulista.

O terremoto atingiu a região central do Chile, perto de Concepción, 400 km ao sul de Santiago, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O epicentro do tremor foi localizado no mar, a 35 km de profundidade, em Maule, a 99 km da cidade de Talca.


Foto: Mario Andrés Vilches/AFP/Reprodução Telesur

Destruição em Santa Cruz, fotografada pelo internauta Mario Andrés Vilches, e fogo em edifício de Concepción. (Foto: Mario Andrés Vilches/AFP/Reprodução Telesur)


Leia, a seguir, algumas das consequências do terremoto no Chile:

AEROPORTO FECHADO
O Aeroporto Internacional de Santiago foi fechado por pelo menos 24 horas. As empresas aéreas TAM e Gol cancelaram voos entre São Paulo e Santiago, no Chile, neste sábado (27).

ALERTAS DE TSUNAMI
Tsunami provocada pelo tremor atingiu a Ilha Robinson Crusoé, próxima a Valparaíso. Na Ilha de Páscoa, também na costa chilena, foi ordenada a retirada dos moradores por conta do risco de tsunami. O Centro de Advertência de Tsunamis do Pacífico, dos Estados Unidos, afirmou que um tsunami pode causar danos na costa do arquipélago do Havaí.

ESTADO DE CATÁSTROFE
Michelle Bachelet, que sobrevoa de helicóptero as regiões atingidas pelo tremor, declarou "estado de catástrofe" nas regiões de Maule, Bio Bio e La Araucanía.

REGIÕES ATINGIDAS
O jornal local “La Tercera” publicou em sua edição on-line um número parcial de mortos por região, que até as 11h49 locais totalizavam 60 pessoas. principal atingida foi a região de Maule, onde ocorreu o epicentro do tremor, com 34 registros.

OUTROS TERREMOTOS
O terremoto ocorreu a poucos dias de se completarem 25 anos de outro tremor que causou centenas de mortes e destruiu várias localidades no litoral central do Chile, em 3 de março de 1985.




* Com informações das agências de notícias EFE, France Presse e Reuters

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Paraíba terá Atlas Eólico e 25 empresas já se interessam em realizar empreendimentos no Estado

Em atendimento a um projeto do Governo da Paraíba, apresentado há oito meses à Eletrobrás pelo governador José Maranhão, o Estado terá seu levantamento do potencial eólico ou Atlas Eólico.
As pesquisas terão investimentos no valor de R$ 2 milhões e 622 mil, numa parceria entre o Governo do Estado, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), Universidade Estadual de Campina Grande (UFCG) e a Associação Técnico-Científica Ernesto Luiz de Oliveira Junior (ATECEL).
Mais de 90% dos recursos serão da Eletrobrás. Dirigentes de 25 empresas especialistas em energias renováveis prestigiaram a solenidade de assinatura do convênio às 18h desta sexta-feira (26), no Salão Azul do Palácio da Redenção.
O governador José Maranhão afirmou: “nós estamos tratando de um projeto para o presente e sobretudo para o futuro, porque se trata de fonte alternativa de energia e absolutamente limpa, como é a energia eólica”, e acrescentou: “aqui hoje vocês vão encontrar 25 representantes das maiores empresas da área de energia renovável e que têm esse compromisso com a produção de energia limpa”.
Maranhão ressaltou que o convênio assinado vai colocar a Paraíba no centro do Nordeste na área das energias alternativas. O governador também destacou o empenho de seu governo em projetos na área de energia solar. Tratou deste tema também com o ministro das Minas e Energia, Edson Lobão.
Maranhão lamentou que o Estado não tenha, em um passado recente, tomado as providências que estão sendo firmadas hoje. Ao invés do estado ter apenas a Usina Millenium, em Mataraca, já poderiam ser umas quatro ou cinco na Paraíba produzindo energia eólica.
O diretor de Tecnologia da Eletrobrás (Centrais Elétricas Brasileiras S.A) Ubirajara Rocha Meira, que é paraibano de Campina Grande, destacou que o projeto vai colocar a Paraíba definitivamente no rol dos estados de energias renováveis e ser um grande consumidor e exportador de energia alternativa. Declarou ainda que, com o convênio, o ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, atende a solicitação expressa do governador José Maranhão.
Ubirajara destacou que a Eletrobrás tem sido parceira de governos estaduais e municipais comprometidos com o desenvolvimento sustentável e o Governo da Paraíba oficializa uma parceria que colocará o estado no contexto das energias renováveis. Afirmou que o mapeamento eólico da Paraíba vai permitir a atração de investimentos privados.
“A presença do empresariado da área de energia renovável nesta solenidade, demonstra de forma inequívoca o interesse gerado pela iniciativa do governador José Maranhão”, declarou.
O presidente da Chesf, Dilton da Conti, revelou que a empresa hoje é nacional e está integrada com o Estado da Paraíba, que tomou a iniciativa de fazer o mapeamento eólico. A energia oriunda dos ventos é de futuro e é complementar à energia hidroelétrica que predomina no país.
“A Paraíba hoje está dando um grande passo para seu desenvolvimento sustentável e aqui na Paraíba o potencial eólico também é muito significativo”, declarou o presidente da Chesf.
O presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica – ABEEólica, com sede em São Paulo, Lauro Fiúza Júnior, afirmou que a iniciativa do governador Maranhão é o passo inicial e a partir daí se identificarão as regiões com melhores ventos, o potencial e o Governo então poderá planejar não só as redes de interligação, como sub-estações, como também preparar todo seu pacote de incentivos para atrair investimentos nessa área”, disse.
Diversos parlamentares e auxiliares do Governo do Estado prestigiaram a solenidade, a exemplo do senador Roberto Cavalcanti, o deputado federal Wilson Santiago, os deputados estaduais Raniery Paulino, Trócoli Júnior, Jeová Campos e Carlos Batinga, prefeito de Mataraca, João Madruga, prefeita de Uiraúna, Glória Jeane, além dos secretários Marcelo Weick (Casa Civil), Lena Guimarães (Comunicação), Osman Cartaxo (Planejamento) e Francisco Sarmento (Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Ciência e Tecnologia).


O Atlas Eólico é um importante instrumento para determinar em que regiões do Estado existem viabilidades para instalar uma usina de geração de energia eólica.
De acordo com Antonio Marcus Nogueira Lima, Coordenador Administrativo do Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG, o levantamento do potencial eólico consiste na instalação de torres de medição, dotadas de equipamentos capazes de monitorar diuturnamente amplitude de vento, direção de vento, temperatura e outras variáveis meteorológicas.
Feito isso, estes dados serão armazenados e utilizados para atualizar modelos de previsão de ventos que permitirão estimar as condições de vento nas áreas não monitoradas do Estado da Paraíba.
A execução do projeto de elaboração do Atlas será coordenada pelo Professor Dr. Maurício Beltrão de Rossiter Corrêa, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG, e composta por três grupos de pesquisa, sendo dois do Departamento de Engenharia Elétrica e um do Departamento de Ciências Atmosféricas.
Anteriormente as usinas eólicas eram implantadas nos Estados através do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa). O Proinfa definia a implantação dessas empresas nos estados através de estudos feitos através do Atlas Eólico Brasileiro, que já está ultrapassado.
“Como o Atlas Eólico Brasileiro já estava ultrapassado, surgiu a necessidade de que cada estado tenha o seu levantamento potencial eólico”, disse.
Objetivos do convênio
Nos objetivos do convênio constam o desenvolvimento de ferramentas de monitoração destinadas a empreendimentos eólicos, através de dispositivos móveis; desenvolvimento de ferramentas que permitam prever a capacidade de geração de um parque eólico; análise do impacto da inserção de aerogeradores no sistema elétrico da Paraíba; desenvolvimento de tecnologias dedicadas ao controle e conexão de aerogeradores ao sistema elétrico, além da elaboração do Atlas Eólico da Paraíba.
Usinas Eólicas da Paraíba
A Fazenda Eólica Millennium é o primeiro parque de geração de energia eólica da Paraíba. O empreendimento é o primeiro do gênero no Brasil instalado pela empresa australiana Pacific Hydro. A energia produzida complementa a demanda na região de Mataraca e tem capacidade para atender 40 mil residências e evitar a emissão de 30 mil toneladas de gases poluentes.
A usina de energia eólica Vale dos Ventos, com 60 aerogeradores, está em fase final de implantação, mas já produz energia. Sua capacidade é de 45 megawatts.
Os dois empreendimentos estão implantados na praia Barra de Camaratuba (PB), divisa com Baía Formosa (RN). A energia produzida é adquirida pela Eletrobrás, que redistribui com municípios através de convênios com a Energisa.
Os aerogerados têm vida útil de 50 anos e com 25 anos de uso serão submetidos a uma reavaliação e manutenção geral. As torres de concreto, instaladas a 200 metros de distância uma da outra, têm 80 metros de altura e hélice de fibra e metal com 48 metros de diâmetro e base com 20×30 metros.
Vantagens da energia eólica
É uma energia limpa que não gera resíduos e cujo impacto ambiental é relativamente baixo; é inesgotável; não emite gases poluentes nem gera resíduos e diminui a emissão de gases de efeito de estufa (GEE).
Vantagens para a comunidade
Os parque eólicos são compatíveis com outros usos e utilizações do terreno como a agricultura e a criação de gado; criação de emprego; geração de investimento em zonas desfavorecidas e benefícios financeiros (proprietários).
Vantagens para o estado
Reduz a elevada dependência energética do exterior; poupança devido à menor aquisição de direitos de emissão de CO2 por cumprir o protocolo de Quioto e diretivas comunitárias e menores penalizações por não cumprir; possível contribuição de cota de GEE para outros setores da atividade econômica; é uma das fontes mais baratas de energia podendo competir em termos de rentabilidade com as fontes de energia tradicionais.
Vantagens para os promotores
Requer escassa manutenção (semestral) e uma rentabilidade do investimento

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Fotos : Central Conde de Jornalismo

PRF fiscaliza motéis em combate a exploração sexual infantil


Uma fiscalização percorrendo vários motéis de João Pessoa foi realizada na noite de ontem (quinta-feira) e madrugada de hoje (sexta) pela Polícia Rodoviária Federal, a pedido do Ministério Público do Trabalho. O objetivo foi observar se os motéis estão observando o que ficou acertado em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado perante o MPT, ou seja: que os estabelecimentos agora são obrigados a pedir a identificação dos clientes. A ideia é evitar a exploração sexual de crianças e adolescentes para fins comerciais.
Na quinta à noite, a Polícia Rodoviária Federal, através do seu Núcleo de Operações Especiais, percorreu 13 motéis localizados às margens das rodovias, onde foram fiscalizados centenas de veículos nos acessos dos estabelecimentos. Nenhuma irregularidade foi encontrada e nem houve reação por parte das pessoas que eram abordadas.
Essa força-tarefa faz parte de um projeto inédito no Brasil que visa estrutura uma rede governamental contra a exploração sexual infanto-juvenil e tem sido coordenada na Paraíba pelo procurador do Trabalho Eduardo Varandas Araruna; e pela promotora da Infância e Juventude, Soraya Escorel, tendo a participação da PRF. “O trabalho desenvolvido pela Polícia Rodoviária Federal é de suma importância para o cumprimento dos TACs firmados pelo MPT e MP-PB. Os motéis que descumprirem o ajuste serão penalizados e executados judicialmente”, garantiu o procurador Eduardo Varandas.
A PRF esclarece que a operação tem caráter preventivo e o único objetivo é evitar a exploração sexual infantil para fins comerciais. As identidades das pessoas que forem abordadas serão mantidas em absoluto sigilo.
A Operação não tem data prevista para terminar. A PRF dispõe do Disque PRF 191 para denúncias. A ligação é gratuita e atende 24 horas em todo território nacional.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Fotos : Central Conde de Jornalismo

Brasileiro está entre 3 mortos em choque de cruzeiro em cais, diz polícia do Egito

Acidente em balneário no Mar Vermelho foi causado pelos fortes ventos.
Barco leva 1.500 passageiros de Dubai para a Itália em viagem de 18 dias.

AP/AP

Um tripulante brasileiro está entre os três mortos no choque de um navio de cruzeiro contra um cais em um balneário no Mar Vermelho, segundo a polícia do Egito. Três turistas e um terceiro tripulante também ficaram feridos, de acordo com a empresa proprietária do navio.

O acidente com o barco da empresa Costa Europa, que levava 1.473 passageiros, ocorreu em Sharm el-Sheikh, às 4h45 locais, e danificou parte da lateral direita do barco.

O policial egípcio Salah Hashem, que estava no local do acidente, disse que os mortos são um brasileiro, um indiano e uma terceira pessoa de nacionalidade ainda desconhecida. Segundo a agência italiana Ansa, o brasileiro seria um homem de 34 anos que trabalhava como cabelereiro, e a terceira vítima seria um hondurenho.

A empresa ainda não confirmou a nacionalidade dos mortos. A assessoria de imprensa da empresa no Brasil disse ao G1 estar ciente do fato e que aguarda um comunicado oficial da sede na Itália.

Foto: AP

Navio de cruzeiro da Costa Europa é visto nesta sexta-feira (26) após colisão com cais no resort de Sharm el-Sheik, no Mar Vermelho, no Egito. 


O navio havia partido de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e tinha como destino o porto italiano de Savona, em uma viagem rotineira de 18 dias.

No site da empresa, o navio aparece como tendo sido construído em 1986 e reestruturado em 2002 e com capacidade para 1.773 hóspedes.

O grupo atua em muitos países, em todos os continentes e está há três anos em Dubai, tendo 16 navios em sua frota internacional.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Fotos : Central Conde de Jornalismo

DETRAN FAZ BALANÇO DO CARNAVAL, MAS A POPULAÇÃO DO CONDE NÃO FICA SASTIFEITA

A Paraíba teve, segundo os dados do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), um Carnaval sem acidentes graves em rodovias estaduais e cidades de maior fluxo de pessoas e veículos, devido à campanha de conscientização realizada no período, segundo informaram o superintendente do DETRAN, coronel Américo Uchoa, e o capitão Arilson da Silva Valério (comandante da Companhia), durante entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (18), para divulgar o resultado da Operação Carnaval 2010. 
Iniciada na semana passada, a operação fiscalizou 20 mil veículos, registrou 31 acidentes durante nos quatro dias de Momo, fez 500 notificações por diversos tipos de infrações e distribuiu 100 mil panfletos. Foram utilizados 60 agentes de trânsito do DETRAN e mais uma equipe de 108 policiais da CPTran. “São números que demonstram que a população atendeu aos apelos feitos durante a campanha de conscientização realizada nesse período”, comentou o coronel Uchoa.

Campanha continua – Conforme dados do DETRAN, aconteceram 31 acidentes com 17 pessoas feridas e nenhuma vítima fatal. “Com relação às vítimas os registros são baixos. Tudo isso é atribuído aos trabalhos de conscientização que vem sendo feito desde novembro do ano passado”, afirmou o coronel.
 Segundo ele, a Campanha Paz no Trânsito vai continuar sem prazo para terminar, agora sendo estendida para as escolas, bares e locais de grande concentração, a fim de permitir que as pessoas possam se conscientizar de que não se pode misturar álcool com volante. “Podemos considerar que o resultado da Operação Carnaval 2010 foi satisfatório, porque as equipes estiveram nas ruas durante 24 horas. Nosso trabalho incluiu a prevenção e a fiscalização”, explicou.
Material utilizado – Durante os quatro dias de festejos de Carnaval, foram utilizados 2.000 bafômetros descartáveis, dos 4.000 à disposição, afora 26 bafômetros fixos. As equipes distribuíram 100 mil panfletos educativos junto aos motoristas e existem ainda 500 mil para distribuição durante as campanhas que se realizarão a partir de agora.

Sobre a fiscalização no interior do Estado, o coronel Uchoa informou que o trabalho é realizado com a efetiva participação do policiamento do CPTran, com a participação da Policia Militar, além dos agentes de Polícia Rodoviária Federal que já atuam normalmente. “Também no interior foi usado o bafômetro durante a operação”, disse. 
 Jacumã
 
A blitz causou um enorme congestionamento na via principal que dar acesso a Jacumã, o DETRAN não estava aliviado ninguém segundo informações de populares, o carro do Prefeito foi abordado é multado, o do filho vereador Léo foi apreendido e levado para o depósito, o carro do Eduardo Cassol, administrador do núcleo de Jacumã, também foi apreendido é levado para o depósito.


Tivemos várias reclamações de uma agente do DETRAN com o nome Joseane que tratava a todos com ignorância e com muita arrogância como se todos condenses fossem bandidos, os próprios colegas da agente concordaram que ela excedeu no tratamento dado aos motoristas abordados.
Nós levamos a crer que houver certa represália após a imprensa Condense ter divulgado a irregularidade feita em blitz da  CPTran no Município de Conde.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Fotos : Central Conde de Jornalismo

Assaltantes limpam cofre do Multibank no Cristo Redentor e levam R$ 20 mil

Assaltantes limpam cofre do Multibank no Cristo Redentor e levam 
R$ 20 mil
Mais uma agência do Multibank foi assaltada na manhã desta sexta-feira (26) no Cristo Redentor, em João Pessoa.
De acordo com informações do gerente da agência, Aristeu Pimentel, 36 anos, dois homens armados de revólver e com capacete na cabeça chegaram ao local e anunciaram o assalto.

“Eles me obrigaram a abrir o cofre e levaram cerca de R$ 20 mil” relata Aristeu.

Segundo ainda o gerente, os dois bandidos fugiram em uma moto de cor preta, cujas placas não foram anotadas. A ação dos assaltantes não foi gravada já que as câmeras do Multibank não estavam ligadas.
A polícia esteve no local efetuou diligências, mas ninguém foi preso.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Fotos : Central Conde de Jornalismo

SEMANA VIOLENTA NA GRANDE JOÃO PESSOA

                   Deficiente encontrado morto em Mata Redonda

O deficiente físico Edvalci Florentino dos Santos, 36 anos, foi encontrado morto agora a pouco na frente da sua residência no Distrito de Mata Redonda, município de Alhandra, Zona Sul do Estado. O corpo foi encontrado por familiares que acionaram a polícia.

Os parentes contaram ao cabo Marcos, que Edvalci Florentino dos Santos tinha um a deficiência no braço direito e por isso era aposentado. Ele era uma pessoa calma, não tinha inimigos, gostava de ingerir bebida alcoólica e saiu de casa por volta das 20 horas de quinta-feira pedalando uma bicicleta.

Por volta das 06h30 da manhã desta sexta-feira (26) a esposa abriu a porta e encontrou o marido morto. Edvalci Florentino apresentava um corte profundo na cabeça o que leva a polícia a suspeitar que ele foi morto a pedradas ou a pauladas. A bicicleta não estava com ele e a partir daí surge a suspeita de que houve um latrocínio (matar para roubar).

PM localiza mais quatro integrantes de quadrilha

Mais três homens foram presos e uma menor apreendida todos envolvidos com a quadrilha acusada de assaltar e seqüestrar a escrivã da Polícia Federal Mércia Barros da Silva, fato ocorrido na noite de segunda-feira, na Praia de Tambaú. Desde a madrugada de quinta-feira (25) que o pessoal do Serviço de Inteligência do Comando Geral da Polícia Militar e do 5º Batalhão com apoio da Polícia Federal vem trabalhando no caso e até agora nove pessoas já foram presas e apreendidas armas, munições, droga e alguns objetos da escrivã.

Na madrugada de quinta-feira (25) quatro adolescentes com idades entre 15 e 17 anos, foram detidos e no início da manhã um presidiário que cumpre pena por homicídio no regime semi-aberto na Penitenciária de Segurança Média, em Mangabeira foi preso acusado de participar do bando. O carro da escrivã e alguns objetos foram recuperados.

Durante todo o dia de ontem (25), os policiais continuaram com as investigações e buscas e no bairro São José prenderam mais homens e apreenderam uma adolescente. Foram presos Paulo César Teixeira, 18 anos, José Bruno de Sousa, 19 anos, conhecido como “Bruno Matador”, Damião Viana dos Santos, 21 anos e apreendida uma menor de 14 anos. De acordo com a polícia, essa adolescente participou diretamente do assalto seguido de seqüestro da escrivã da PF.

Com eles foram apreendidas drogas, armas, munições, relógios, dois carros, dinheiro e vários outros objetos. Todos foram levados para a sede da Polícia Federal e autuados em flagrante pelo delegado Fábio Maia de Farias que preside o inquérito sobre o caso.

Relembrando o fato - Mércia Barros da Silva foi assalta e seqüestrada por volta das 21 horas da última segunda-feira, (22) no bairro de Tambaú. Ela saía da Academia Prodígio e quando abria o seu carro, um Astra preto de placas KLK-7781-PB, foi abordada por dois rapazes e uma moça aparentemente menores de idade.

Armados de revólveres, eles anunciaram o assalto e obrigaram a escrivã a entrar no veículo. Mércia Barros foi levada pelos bandidos e abandonada no bairro do Bessa, enquanto que os acusados fugiram levando o carro dela e todos os seus documentos, inclusive a identidade funcional, a pistola, o pente com 18 munições, roupas e vários outros objetos.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Fotos : Central Conde de Jornalismo

Chineses falsificam o Google e o YouTube

Chineses falsificam o Google e o YouTube Lembra daquela briga entre o Google e a China - que supostamente invadiu os servidores do Gmail para ler mensagens de dissidentes políticos e roubar softwares internos do Google? Agora, investigadores americanos dizem que encontraram os culpados. Os ataques teriam partido de duas universidades chinesas - uma das quais, a Shangai Jiaotong, está entre as melhores escolas de computação do mundo. Mas ainda tem muita coisa mal explicada. Por exemplo. Na época, o Google disse - e a Microsoft confirmou (!) - que os ataques exploraram uma falha do Internet Explorer 6. Peraí. IE6? Os funcionários do Google não deveriam usar o navegador do próprio Google, o Chrome? É no mínimo estranho.




Seja como for, os chineses não estão nem aí. Eles acabam de colocar no ar o YouTube CN e o Goojje: que pirateiam, respectivamente, os vídeos do YouTube e as buscas do Google (incrementadas com resultados do Baidu, maior buscador da China). Será que isso já é resultado dos ataques? Pode ser. Mas é uma pirataria simpática. O YouTube falseta está cheio de vídeos do Dalai Lama, proibidos pelo governo da China, e o Goojje traz um apelo em chinês para que o Google não deixe o país. Ou, numa tradução automática feita pelo Chrome para o português, "Gu Gu Sister... Não desista! Gu irmã nasceu para a paz". 

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Fotos : Central Conde de Jornalismo

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Paraibanos relatam tragédia após enchente na Ilha da Madeira

Estudantes mostram situação após encheteNaturais de Campina Grande, os paraibanos Thiago Fidéles e Daniel Bezerra de Lima chegaram na Ilha da Madeira em outubro do ano passado e viveram momentos de tensão com a enchete que atingiu a região. Ambos moram no Funchal capital da Ilha da Madeira, em Portugal e estudam na Universidade da Madeira.
Segundo eles, desde dezembro chovia todos os dias, por isso a chuva daquele sábado (20) foi tratada com naturalidade. Os paraibanos só perceberam os estragos no dia seguinte, como explica Thiago "não imaginei que tivesse sido tão terrível, mas no dia seguinte quando saí de casa, tive a real noção de todo estrago que aconteceu”.

Número de mortos pelas chuvas na Ilha da Madeira chega a 40.
As chuvas danificaram o serviço de Internet, que parou de funcionar durante cinco dias, prejudicando o contato com familiares no Brasil. A rua em que moram foi destruída parcialmente. A universidade onde os paraibanos estudam também foi atingida, e ficará fechada até o próximo domingo (28). Ainda segundo os estudantes, o cenário agora é de muita destruição. Fotos tiradas por eles mostram o antes e o depois do arquipélago.
Agora a Ilha passa por limpezas das ruas e recuperação de tudo que foi destruído. O trabalho e intensos, com máquinas a operar 24h por dia. Até agora, os números oficiais divulgados pelas autoridades da cidade, é de 37 mortos, sites brasileiros falam em 42 mortos, mas segundo os paraibanos este número pode chegar a mais, visto a dimensão da tragédia.
Thiago Fidéles faz pesquisas de mestrado em Ciências de Materiais através de parceria entre a Universidade da Madeira e UFCG, ele retorna ao Brasil no próximo dia 5 de março. Já o estudante de bioquímica, Daniel Bezerra de Lima, vai ficar na ilha por mais dois anos.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Fotos : Central Conde de Jornalismo

Arquidiocese do Rio quer processar filme que destruiu Cristo

Destruir o Cristo Redentor no filme "2012" foi considerado um atentado contra a Igreja pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, que cobra da Columbia Pictures o pagamento de uma indenização por uso indevido de imagens.
O filme do diretor alemão Roland Emmerich, o mesmo de "O dia depois de amanhã" e "Independence Day", narra a história do fim do mundo - que parece ser uma grande obsessão para Emmerich, a julgar por sua filmografia. "2012" é estrelado por John Cusack, Thandie Newton, Amanda Peet e Woody Harrelson. Vários monumentos são destruídos por computação gráfica, inclusive o Cristo Redentor.
A Arquidiocese do Rio não pode cobrar pelo uso da imagem do Cristo, mas tem poder de veto, com a justificativa de que se trata de um símbolo religioso e que deve ser preservado. O escritório da Columbia já foi notificado e os advogados da empresa em Los Angeles estão cuidando do caso.
A advogada Claudine Dutra, responsável pelo departamento jurídico da Arquidiocese, afirma que a Columbia procurou a entidade na fase de pré-produção e o pedido de autorização foi negado. Ela explicou que ainda não há um valor estipulado para a indenização.
O filme "2012" já não está mais em cartaz.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Fotos : Central Conde de Jornalismo

Decisão foi tomada por juiz nesta quarta-feira (24), após audiência. Segundo juiz, acusado era ‘alvo de animosidade’ de internos.

O juiz Marcius da Costa Ferreira, titular da Vara de Infância e da Juventude, determinou em audiência realizada nesta quarta-feira (24) que Ezequiel Toledo da Silva, de 19 anos, condenado pelo assassinato do menino João Hélio, em 2007, cumpra a medida de semiliberdade em um Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD), um abrigo para infratores do estado.

A decisão atende ao pedido do Ministério Público estadual. Segundo o magistrado, a medida foi tomada para preservar a segurança de Ezequiel, uma vez que, de acordo com o juiz, o jovem se tornava “alvo de animosidade por parte dos demais internos toda vez que o caso era reavivado pela mídia”.

Ainda de acordo com o juiz, o deslocamento do jovem à unidade será acompanhado por agentes do Departamento Geral de Ações Socio Educativas (Degase), em carro próprio, para garantir sua proteção.

Com a decisão do juiz, o jovem fica sob custódia da Justiça e é excluído
definitivamente do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte.

O Rio tem 12 núcleos de atendimento a infratores e Ezequiel ficará numa unidade localizada no interior do estado. Sua transferência deve ocorrer ainda nesta quarta.
Audiência durou mais de três horas
A audiência na 2ª Vara da Infância e da Juventude, nesta quarta-feira (24), durou mais de três horas. Ezequiel e o diretor do Instituto João Luiz Alves, Marcus Vinicius Pubel, onde ele cumpriu três anos de medida socioeducativa, foram ouvidos pelo juiz Marcius da Costa Ferreira.

 

Pais de vítimas de violência ocupam as escadarias da Assembleia Legislativa do Rio, nesta quarta-feira, em protesto contra a proteção oferecida ao jovem condenado pela participação na morte de João Hélio  

Ainda participaram da sessão as promotoras Denise de Mattos Martinez Geraci e Maria Cristina Faria Magalhães, além do advogado da família de João Hélio, Gilberto Fonseca, e a defensora pública Flávia Freitas.

Ezequiel, condenado pelo assassinato do menino em fevereiro de 2007, se apresentou à Justiça no final da noite de terça-feira (23).

Ele era o único menor na época do crime e foi solto no último dia 10, depois de cumprir três anos de internação, que é a pena máxima para menores infratores.
A liberdade do jovem gerou polêmica depois que ele foi incluído no programa de proteção.
O programa
Uma vez no programa, que oferece localização sigilosa, ele não precisaria seguir a determinação da Justiça de cumprir a semiliberdade em um Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD), uma unidade do Degase, onde deveria voltar para dormir nos dias de semana. Lá, ele terá aulas da escola regular e de cursos profissionalizantes, além de acompanhamento de psicólogos e assistentes sociais.




De acordo com a ONG Projeto Legal, responsável pelo PPCAAM, o programa prevê também acompanhamento do jovem por uma equipe técnica formada por psicólogos, assistentes sociais e advogados.
Menor foi isolado em unidade
Depois de internado, em 2007, a juíza de menores Adriana Angeli de Araújo determinara, por questões de segurança, o isolamento do menor durante quatro meses. Segundo ela, ele vinha sofrendo ameaças dos outros internos da unidade onde ele cumpria pena e chegou a precisar ser transferido algumas vezes para evitar qualquer tipo de agressão física ao menor.

Na ocasião, Angeli disse em entrevista ao G1 que "foi reconhecida a participação do adolescente no ato (morte de João Hélio) e ele recebeu a medida mais gravosa que é a medida socioeducativa de internação. O normal é que, num caso dessa gravidade, a medida chegue próximo ao prazo máximo de três anos. Mas nada disso por ser dito antes, pois ele passará por avaliações periódicas", disse a juíza.
Menino foi arrastado por 7 km
O jovem é um dos quatro acusados de envolvimento na morte do menino João Hélio, que foi arrastado por sete quilômetros no subúrbio do Rio durante um assalto em 2007. Depois de cumprir três anos de medida socioeducativa, ele, que era o único menor suspeito do crime, foi liberado no último dia 10, pouco depois de completar a maioridade.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Fotos : Central Conde de Jornalismo

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Duplo Homicidio na praia do Amor, no Conde

Homens são mortos a bala na praia do Amor, ambos mantinham relacionamento amoroso


Daniel e Nildo: estas são as únicas identificações que a polícia possui das duas vítimas de um duplo homicídio ocorrido no início da noite desta quarta-feira, 24, na praia do Amor, próximo ao Village de Jacumã, no município de Conde.


O delegado Jaime José Cavalcante Matos, do município de Conde, esteve no local e informou que conseguiu a identificação das vítimas através do celular de Daniel e tomou conhecimento ainda de que ambos residiam próximo ao Centro Administrativo estadual no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa.
Daniel apresentava duas perfurações à bala na cabeça, enquanto que Nildo um tiro na boca. A polícia ainda não sabe os motivos do crime, nem tão pouco a autoria.
Através do celular que estava no bolso de Daniel o delegado Jaime José disse que o interlocutor, que não teve a identidade revelada, disse que ambos mantinham um relacionamento amoroso a mais de dois anos.
No local do crime moradores do Village Jacumã informaram que escutaram os disparos e ainda de terem visto um veículo escuro saindo do local. Os corpos estão na Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal – GEMOL, no bairro do Cristo Redentor.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Fotos : Central Conde de Jornalismo

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Em reunião de almoço, dois vereadores da cidade de Conde definem apoio à candidatura de Genival Matias para deputado estadual


Os vereadores Fernando Araújo e Dennis Pontes, declararam em entrevista a TV Conde durante almoço realizado nesta sábado (20) que definiram apoio à candidatura Genival Matias a deputado estadual (PTdoB).
Segundo Genival Matias, Fernando Araújo, Dennis Pontes e a ex-candidata Tatiana Ludgren do Partido democrático do Trabalhador (PDT), já sinalizaram quanto à caminhada ao lado dele.
“Já Dennis Pontes do (PMDB), que antes havia anunciado apoio à candidatura da deputada Iraê Lucena (PMDB), candidata a reeleição, agora mudou de idéia.
Isso vai dar o que falar. kkkkkkk
Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Fotos : Central Conde de Jornalismo

Vídeo: barata pousa em apresentadora do JPB


Vídeo: barata pousa em apresentadora do JPB
Uma barata voadora pousou na blusa de uma apresentadora da TV Paraíba, em Campina Grande, no momento em que ela fazia uma transmissão ao vivo para TV Cabo Branco em João Pessoa. Para quem não gosta de barata, no mínimo um sonoro grito feminino teria sido ouvido no momento da apresentação.

A apresentadora merece os parabéns pela tranquilidade com a situação.


Veja o vídeo





Homem fica preso em chaminé ao tentar invadir bar na Zona Norte de
 SP
Um rapaz de 19 anos ficou preso na chaminé de um bar e mercearia na Zona Norte de São Paulo quando tentava invadir o local no início da madrugada desta terça-feira (23). Ele não conseguiu passar pelo espaço e ficou entalado, apenas com os pés para fora.

Os bombeiros foram chamados para retirar o homem do local. Foi necessário quebrar a churrasqueira com uma marreta, tijolo por tijolo. Depois de quase uma hora de trabalho, o homem foi retirado do local e levado para o hospital. Para a dona do bar, sobrou o prejuízo.

O caso foi encaminhado para o 13º Distrito Policial, na Casa Verde. 



Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Fotos : Central Conde de Jornalismo

Maranhão diz que Paraíba vai se surpreender ao saber quem está por trás do grupo de extermínio


Ao falar ontem sobre Segurança Pública, o governador José Maranhão (PMDB) reafirmou fala do Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Gustavo Gominho, sobre a existência de um grupo de extermínio no estado com a participação de Policiais Militares e Agentes Penitenciários. Maranhão confirmou que há participação de policiais e que todos vão se surpreender ao saber quem está por trás destas ações. Maranhão defendeu Gominho sobre a declaração da existência do grupo e ressaltou que em seu governo as denuncias são apuradas. “Não jogamos o lixo para debaixo do tapete, se há irregularidades, apuramos e punimos os responsáveis”, declarou.
O governador destacou ainda que a área de Segurança vai ganhar um incremento significativo com os recursos do Pronasci, programa que a Paraíba foi incluída.
“Os estado que já recebiam os recursos do Pronasci iniciaram o combate a criminalidade e os criminosos estavam deixando estes estados e vindo agir na Paraíba. Mostrei isso ao ministro (da Justiça) e ele aceitou nossos argumentos e incluiu a Paraíba no Programa”, justificou.
Maranhão também não informou como anda as investigações e quando os nomes dos suspeitos serão divulgados.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Fotos : Central Conde de Jornalismo

Homem ateia fogo no próprio corpo e é encaminhado para Natal

Expedito Fernandes, 49 anos deu entrada no Hospital Regional por volta das 02 horas e 20 minutos da madrugada de sábado, dia 20. Expedito, residente em Jardim de Piranhas, jogou sobre o corpo solvente de tiner, e ateou fogo.

Socorrido por familiares ele deu entrada no Hospital Regional com 70% do corpo queimado. Daqui ele foi encaminhado para Natal.

A família não informou ainda os motivos para o ato extremo.
 
Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Fotos : Central Conde de Jornalismo
FONTE: ROSIVAN AMARAL

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Ações do Governo levaram cachaças da Paraíba a ganhar primeiro lugar no Brasil

A Paraíba atravessa a sua melhor fase no tocante à produção e comercialização da cachaça, a mais popular bebida do Brasil. Isto porque a Serra Limpa e a Volúpia empataram em primeiro lugar e a Serra Preta, ficou em quarta colocação no ranking nacional apurado pela revista Veja. Em termos de produção, o Estado, que produziu 15 milhões de litros na safra de 2009, poderá chegar a 30 milhões, caso haja incentivos e os produtores se unam em um consórcio. O secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDE), Edivaldo da Nóbrega, disse que considera como uma das medidas mais importantes para que a cachaça chegasse a esse patamar a que foi adotada nos anos de 2001/2002, pela então Secretaria da Indústria e Comércio, que tinha a frente o secretário José Fernandes, e ele como presidente da Cinep, que foi a realização de um convênio que contratou a prestação de serviços de um consultor de Minas Gerais. O consultor mineiro, segundo o secretário, começou a qualificar aqueles que produziam cachaça na Paraíba. Desde o fabrico do açúcar mascavo até a produção da cachaça de qualidade. Na época, foi uma atitude relevante do Governo José Maranhão, que iniciou a qualificação da mão de obra, incluindo aí os produtores que tiveram participação decisiva. Portanto, de parabéns o governador que, juntamente com os demais paraibanos, pode comemorar mais esse destaque das nossas marcas de cachaças.

Dobrando a produção

A coordenadora do Programa de Qualidade das Cachaças da Paraíba, Marise Barreto, que é ligada à estrutura da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, disse que a medida mais importante adotada pelo Governo Maranhão foi a criação do Programa Compet Sucroalcooleiro que, na época, trabalhava com a cachaça e rapadura. Depois, houve a separação em face de serem produtos diferenciados e passou a ser Programa de Qualidade das Cachaças da Paraíba. Com esse programa, que inclusive trouxe consultores de outros estados e criou estações pilotos de produção, as cachaças paraibanas passaram a ter uma qualificação de excelente qualidade, passando a ser premiadas todos os anos, no Brasil e no exterior, com as suas diversas marcas, em revistas como a Playboy e Veja. Sobre a produção, Marise disse que no ano de 2008 foi em torno de 13 milhões de litros/safra e a meta do programa foi chegar a 15 milhões de litros em 2009. “Se for formado um consórcio dos engenhos com o objetivo de atingir o mercado externo, a gente tem condições de praticamente dobrar essa produção porque temos todas as condições. A matéria prima pode ser produzida em todo o Litoral, com espécimes de cana de açúcar pesquisadas especialmente para esse fim, com teor de sacarose mais alto. Com certeza temos condições de dobrar a produção e aumentar as exportações que, atualmente, não chegam a 10% da produção”, explicou Marise. Top of Mind O proprietário da Serra Limpa, o empresário Antônio Inácio da Silva, informou que mantém uma produção limitada de aproximadamente 100 mil litros por ano, no Engenho Imaculada Conceição, no Município de Duas Estradas, onde ocupa uma área de 40 hectares e emprega 30 pessoas. A produção foi iniciada em 1992. “Nós não temos planos de aumentar a produção porque a nossa preocupação principal é com a manutenção da qualidade, que já nos rendeu muitos prêmios. Ganhar mais dinheiro em um menor prazo aumentando a produção poderia parecer atraente pra muitos empresários. Pra nós o que vale é a qualidade”, explicou Antônio. Depois de lembrar que já chegou a receber um telegrama do presidente Luiz Inácio Lula da Silva dando os parabéns pela qualidade da Serra Limpa, Antônio Inácio, disse que a qualidade da cachaça já o fez ganhar oito edições do Prêmio Top Of Mind, concedido pelo Sistema Correio. Em 2006, o Engenho Imaculada Conceição recebeu o prêmio FINEP de Inovação Tecnológica, uma premiação de âmbito regional. No mesmo ano, o engenho e a Serra Limpa tornaram-se objetos de estudo da monografia de um graduando do curso de Administração do Campus I da Universidade Estadual da Paraíba.

Gratificante

Ainda em 2006, o empresário Antônio Inácio ganhou das mãos do então diretor de Serviços da Petrobras, Irany Varella, um troféu em reconhecimento de qualidade e produtividade da cachaça Serra Limpa.

”Essa premiação é extremamente gratificante, pois reflete o reconhecimento de um produto feito com muita dedicação e respeito ao consumidor. Nossa produção é 100% natural, desde a plantação até ao processo de fermentação, já que não fazemos uso de adubos químicos devido utilizarmos a levedura produzida a partir da própria cana-de-açúcar”, disse o proprietário da Serra Limpa, o empresário Antônio Inácio.

Volúpia

O proprietário da Volúpia, Vicente Lemos, disse que o engenho é da família há cinco gerações, desde o século XVII e fica em Alagoa Grande.”Está sob minha responsabilidade há 28 anos. Temos 45 funcionários, na fase de safra e produzimos, entre outubro e março, cerca de 180 mil litros, todos os anos”, explicou. Indagado se tinha planos de aumentar a produção, ele disse que não e explicou que a meta é manter a qualidade, uma vez que o que é o produzido é suficiente para atender a clientela que, em sua maioria, está no Nordeste e nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e em Brasília. “Também atendemos pelo nosso site e enviamos a encomenda solicitada por avião ou transporte terrestre”, enfatizou. Sobre a premiação disse que é muito importante, uma vez que se trata de uma revista que tem venda de 1,3 milhão de exemplares e atinge as principais classes sociais. “Já recebemos prêmios da Playboy em 2003, 2007 e 2009. Em 2004, recebemos menção honrosa da USP de São Carlos, que realiza, de dois em dois anos, um Congresso Internacional de Alimentos e Bebidas e faz concurso de cachaça de qualidade; em 2006 ganhamos o 1º lugar e em 2008, o segundo”, explicou. Serra Preta O proprietário da Serra Preta, Olavo Cruz, disse que se algum dia resolver aumentar a produção será num percentual muito pequeno porque a sua preocupação é com a manutenção da marca em alta, através do aprimoramento da qualidade que, atualmente, já é capaz de render muitos prêmios, inclusive de melhor cachaça do Brasil, em 2008. Produzida em Alagoa Nova, a Serra Preta também segue a tradição nordestina de produzir aguardentes mais doces e com alto teor alcoólico. Obedece, segundo seu proprietário, aos mesmos moldes da época de seu início no tocante a plantação, colheita, fermentação e destilação. Ele disse que acompanha as tendências do mercado, mas não abre mão das antigas tradições.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Fotos : Central Conde de Jornalismo

PM prende dupla e apreende quilo de maconha no município do Conde

Policiais militares do Conde, no Litoral Sul do Estado, prenderam na madrugada desta segunda-feira (22), no Centro daquele município, Jackson Alves da Silva, 18 anos e Jeová Rodrigues da Silva, de 24 anos, acusados de comercializar drogas.

Segundo informou a Polícia, a dupla trafegava de moto com destino a Jacumã, mas acabou interceptada pelos militares que haviam recebido uma denúncia anônima. Com eles, foram apreendidos aproximadamente dois quilos de maconha prensada. A droga estava em um saco plástico preto.

 Os dois foram encaminhados à delegacia e autuados pelo delegado Jaime José. Ainda nesta segunda-feira serão transferidos para Cadeia de Alhandra onde ficarão à disposição da Justiça.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Fotos: Jario Silva

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Árvore cai em cima do carro e trânsito fica parcialmente bloqueado no centro de Conde

Uma árvore caiu em cima do carro Escort placa MNB-0086, agora a pouco, na Rua da Conceição em frente a MERCOSUL, no centro de Conde. O carro ficou praticamente escondido embaixo da árvore.

O veículo ficou totalmente destruído e a árvore ainda bloqueia o trânsito na pista.

Equipes do Corpo de bombeiros: Cadete. Jánio, Sgt, Mota, Cb, J.Ataíde,  Sd, Valmir, Sd, Adal Bento, estão no local do incidente, fazendo a remoção da árvore para desobstruir a pista.

José Labiênio Bonifácio, proprietário do veículo, contou que o carro estava estacionado e, no momento do acidente, não tinha ninguém no veículo.

Com o acidente aconteceu em uma das vias principais do Conde a rua precisou ficar interditada.

Vizinhos reclamaram que a árvore já apresentava sinais de desgaste nos últimos meses.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Fotos : Central Conde de Jornalismo

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

VEJA HOJE TODAS AS FOTOS DO CONDE FOLIA 2010 AQUI NA TV CONDE

Praça Central de Conde vira um 
verdadeiro cabaré

Bloco de rua organizado pelo Flávio dono Paraíso bar, faz da praça central um verdadeiro cabaré com muita bagunça, gritaria é confusão.


                                                O capeta estava solto.
 Fizeram desta quarta feira de cinza, as cinzas do carnaval 2010, sem organização e totalmente voltado para promover exclusivamente o cabaré da cidade.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Fotos : Central Conde de Jornalismo

Prefeitos paraibanos terão que exonerar servidores contratados sem concurso público


Os prefeitos dos municípios da Paraíba deverão exonerar, até o dia 31 de julho, todos os servidores contratados sem aprovação em concurso público. Também deverão rescindir os contratos de prestação de serviços que envolvam atividades ou funções próprias da administração pública.

Recomendação neste sentido será assinada nesta quinta-feira (18), às 10h, pelo procurador-geral de Justiça da Paraíba, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em João Pessoa. Após o ato de assinatura do documento, ele dará uma entrevista coletiva para detalhar a providência.

A recomendação do Ministério Público Estadual é motivada por estudo feito pela Comissão de Combate à Improbidade Administrativa e à Irresponsabilidade Fiscal, que constata: na Paraíba, a contratação irregular de servidores e prestadores de serviço pelas prefeituras é uma situação gravíssima, que vem fugindo do controle dos órgãos fiscalizadores.

Diante desta constatação, o procurador-geral de Justiça decidiu baixar a recomendação para que os prefeitos se adéquem ao que determina a Constituição Federal em seu artigo 37, quando prevê: “A investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação em concurso público”.

“É grande o número de servidores comissionados e contratados temporariamente (pró-tempore) e, portanto, de forma irregular, pelas prefeituras paraibanas. Esta é a forma que os agentes públicos têm encontrado para burlar a lei”, afirmou Oswaldo Filho.

Segundo o procurador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, os prefeitos terão que cumprir a norma constitucional que torna imperativa a contratação de servidores somente por meio de concurso público. A recomendação a ser assinada ainda observa que os prefeitos também obedeçam ao percentual mínimo estabelecido pela Constituição para o preenchimento cargos com funções de confiança e cargos em comissão por servidores de carreira.

Inquérito Civil Público – Paralelamente à recomendação que baixará nesta quinta-feira, o procurador-geral de Justiça vai instaurar um inquérito civil público para analisar a constitucionalidade de todas as leis municipais da Paraíba que prevêem a contratação de servidores públicos sem a prévia aprovação em concurso público.

Para isso, será requisitado a todos os presidentes de Câmaras Municipais que disponibilizem as leis vigentes acerca do assunto. Oswaldo Trigueiro Filho designará aos promotores de Justiça da CCIAIF atribuições para instruírem o inquérito, expedindo notificações, colhendo depoimentos, requisitando documentos e praticando todos os atos executórios necessários à instrução do feito.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Fotos : Central Conde de Jornalismo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...