'Metrô sobre rodas' quer melhorar o transporte público na cidade.
Projeto orçado em R$ 188 milhões conta com recursos do Governo Federal.
Projeto do BRT em João Pessoa lança edital para obras nesta terça-feira (26) (Foto: Reprodução / Projeto da PMJP)
A Prefeitura Municipal de João Pessoa
lança nesta terça-feira (26) o edital de licitação para empresas
interessadas em executar as obras do Bus Rapid Transit (BRT), o 'metrô
sobre rodas' que pretende melhorar o transporte público da capital
paraibana. O projeto está orçado em R$ 188 milhões e conta com recursos
do Governo Federal. A cidade foi contemplada no PAC 2 – Grandes Cidades, do Ministério das Cidades.Com a divulgação do edital, as empresas interessadas têm o prazo de 30 dias úteis para providenciar a documentação exigida e se candidatar. Ao término do prazo, será feita a abertura dos envelopes e divulgação da empresa vencedora. A contratação da empresa ou consórcio de empresas prevê a elaboração do projeto básico, projeto executivo e execução das obras de pavimentação/drenagem da faixa exclusiva para ônibus.
“Vamos oferecer eficiência no tráfego, através de corredores exclusivos para os BRTs, pois não haverá interferência de outros transportes, que reduzirá 40% a 50% do tempo do trajeto. Esperamos que este seja um fator determinante para reduzir o transporte individual na cidade, com a opção pelo transporte coletivo de qualidade”, afirmou Polari.
O BRT é um sistema de transporte coletivo de passageiros que proporciona mobilidade urbana rápida, confortável, segura e eficiente por meio de infraestrutura segregada com prioridade de ultrapassagem, operação rápida e frequente. O sistema já foi implantado em outras cidades do país, a exemplo de Curitiba e Rio de Janeiro.
Mário Luiz (Carioca) com G1 PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário