quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Bancários anunciam nova paralisação em agências do Banco do Brasil


As agências do Banco do Brasil na Paraíba não abrem para atendimento ao público nesta sexta-feira (29). Os atendimentos ficam suspensos por 24 horas, a partir da 0h até as 23h59 do dia 29 de janeiro de 2021. Uma plenária organizativa foi convocada pelo Sindicato dos Bancários da Paraíba para esta quarta (27), às 19h, através de uma videoconferência. A paralisação ocorre no último dia útil do mês, data em que todos os servidores e parte da iniciativa privada, recebem salários. É a terceira sexta-feira seguida que os bancários do BB paralisam as atividades em protesto.

“A categoria chama a atenção para a gravidade da situação. Com agências fechadas e redução de funcionários, não só a população será prejudicada com o atendimento ainda mais precário, mais também o patrimônio brasileiro que ficará menor com mais um desmonte em uma das maiores estatais do país, que atua em locais onde os bancos privados não têm interesse, ajudando no desenvolvimento econômico e social de diversos municípios”, dizem os bancários.

Os profissionais tentam impedir o fechamento das agências e demissões de bancários na Paraíba e em todo o país. Segundo o Sindicato dos Bancários, serão duas fechadas em João Pessoa e outra em Campina Grande.

“O Banco do Brasil tem uma história de 212 anos de serviços prestados à sociedade brasileira, é uma empresa pública que tem uma função social bem definida, gera lucros para o governo e não pode ser atacado assim dessa maneira, através de uma reestruturação que vai prejudicar a todos. O seu quadro funcional está defasado e não pode abrir mão de 5 mil funcionários. Se as filas já são enormes, imagine quando o BB tiver menos funcionários, menos caixas e menos agências. Então, qualquer mudança no seu quadro funcional tem de ser negociada com os sindicatos da categoria, conforme o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) vigente. Portanto, contra a intransigência só temos uma arma, que é amparada pela legislação, e vamos fazer uma grande paralisação de alerta nesta sexta-feira”, disse o presidente do Sindicato dos Bancários, Lindonjhonson Almeida.

Da Redação com PortalCorreio

Canal Acauã-Araçagi é acionado e deve levar água para 38 cidades da PB


O primeiro teste com água no Canal Acauã-Araçagi ocorreu na tarde dessa terça-feira (26). O dispositivo para liberação da água foi acionado pelo secretário da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, que representou o governador João Azevêdo (Cidadania). A ação ocorreu no lote 1 da obra, no município de Itatuba, no Agreste paraibano.

A construção do Canal Acauã-Araçagi é considerada a maior obra hídrica do Estado executada pelo Governo da Paraíba, por meio da Seirhma, com investimento de R$ 1,4 bilhão, recursos do tesouro estadual e do Governo Federal, nos dois primeiros lotes.

O Canal Acauã-Araçagi objetiva promover o suprimento regular de água bruta aos municípios da planície costeira interior, no Agreste paraibano, das populações municipais desta região e dos projetos hidroagrícolas ali instalados. A obra visa ao atendimento e abastecimento de água potável para 38 municípios da região, em caráter regular e contínuo e durante o período seco, o suprimento de água, permitindo o atendimento de uma área de aproximadamente 16 mil hectares de terras irrigadas, desde o Açude Acauã até o Rio Camaratuba, beneficiando mais de 600 mil habitantes.
O projeto

O projeto do Sistema Adutor da Vertentes Litorâneas da Paraíba Canal Acauã-Araçagi compreende 17 segmentos de canais abertos com seção trapezoidal, totalizando 130,44 km, intercalados por cinco trechos de sifões invertidos, construídos em tubos de aço, para ultrapassar vales de rios e córregos, sete aquedutos, galerias para travessias de ferrovia e rodovia. O sistema foi projetado para trabalhar totalmente por gravidade e transportar vazões que variam de 10 m³/s no trecho inicial a 2,5 m³/s no trecho final.

O projeto é dividido em três lotes de obras. O lote 01 está com um percentual de execução da ordem de 94,38%, onde foram feitos os testes e comissionamento a seco, em novembro de 2020; o lote 02 está com um percentual de execução da ordem 67,11% e o lote 03, que deverá ser licitado em 2021. Portanto, o lote 01 tem prazo até maio de 2021 e o lote 02 até dezembro de 2021, para conclusão. O lote 03, após licitação, terá prazo de execução de dois anos.

A obra deverá garantir a sustentabilidade hídrica das seguintes bacias litorâneas: Bacia do Rio Paraíba, Bacia do Rio Gurinhém (afluente do Rio Paraíba), Bacia do Rio Miriri, Bacia do Rio São Salvador, Bacia do Rio Mamanguape, Bacia do Rio Araçagi, Bacia do Rio Camaratuba;

O Canal Acauã-Araçagi visa ao aproveitamento de águas interiores e águas a serem transpostas pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), através do eixo leste, em implantação pelo Governo Federal. As águas transpostas pelo Projeto São Francisco já chegaram à Paraíba desde o mês de março de 2017.

A captação se dá no Açude Acauã (Barragem Argemiro de Figueiredo) localizada no baixo Rio Paraíba, ao sul do estado. A partir da tomada da água, o sistema adutor avança em direção ao norte até desaguar em um afluente do Rio Camaratuba, no município de Curral de Cima. Nesse percurso de aproximadamente 129,178 km de extensão, o sistema adutor cruza as bacias dos rios Gurinhém, Mirirí, e Mamanguape/Araçagi, integrando-as, e promove implantação de obras do empreendimento em áreas dos municípios de Itatuba, Mogeiro, Salgado de São Felíx, Itabaiana, São José dos Ramos, Riachão do Poço, Sobrado, Sapé, Mari, Cuité de Mamanguape, Araçagi, Itapororoca e Curral de Cima.

Da Redação com PortalCorreio

CONDE NÃO É SÓ JACUMÃ: Prefeita Karla Pimentel fala sobre projetos para garantir educação durante pandemia



A prefeita de Conde, Karla Pimentel, esteve nessa quarta (27) no programa CBN. Para Karla a sua gestão tem enfrentado muitos desafios.

“O Conde tem quase a mesma área que João Pessoa, não é só Jacumã. Temos áreas urbanas, áreas litorâneas e zona rural. Temos que cuidar de todas essas áreas. Quem tá de fora vê uma situação, mas é muito mais complexo. As comunidades são afastadas umas das outras”, relata Karla. A prefeita diz que o primeiro mês da sua gestão tem verificado que muita coisa deixada pela prefeita anterior era “maquiagem”.

Educação é um grande desafio

“Muita coisa foi maquiada, quando entramos descobrimos os pontos mais críticos e descobrimos isso no meio de uma pandemia”, relata Karla. Com a previsão das aulas marcada para o dia 20 de fevereiro, a educação da cidade pode contar com a parceria com o Google para implantação efetiva do ensino híbrido em todas as escolas da rede municipal, do ensino infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 “Com a parceria, a Google disponibilizará gratuitamente os serviços Google Classroom (Sala de aula virtual), Google Meet (Para reuniões e aulas interativas), emails personalizados para professores e alunos receberem comunicados referente ao cotidiano da aprendizagem”, explicou Karla.

Mas não é a única ação para a cidade. Karla Pimentel revela a implantação de um projeto em que os professores vão na casa dos alunos tenham dificuldades: “Assim como o agente de saúde, ter o agente de educação”.

Da Redação com Expresso PB

Mulher e criança são resgatadas de cárcere após acionar a polícia por aparelho de monitoramento

                 

Vítimas eram mantidas sob ameaça de suspeito, que é ex-companheiro da mulher e não aceitava a separação.

Equipamento com aplicativo especial é emprestado a mulheres que já apresentaram denúncia de violência doméstica na Paraíba. — Foto: Gabriela Parente / TJPB / Arquivo

Uma mulher e uma criança de quatro anos, mantidas em cárcere privado e ameaçadas de morte, foram resgatadas pela Polícia Civil na noite da terça-feira (26), no bairro de Gramame, em João Pessoa. As vítimas foram localizadas após a mulher conseguir acionar a polícia por meio do aparelho do Programa SOS Mulher Protegida.

Segundo a polícia, o suspeito do crime é o ex-companheiro da mulher, que não aceitava a separação e descumpriu medida protetiva. Ele mantinha as vítimas presas ameaçando as duas com uma arma de fogo.

Por volta das 17h, a equipe que monitora os chamados do Programa perceberam que o dispositivo foi acionado. Uma equipe de policiais civis foram até o endereço e, ao perceberem que a mulher não respondia aos contatos, resolveram quebrar os portões e cercar a casa.

No local, o suspeito do crime foi preso e a arma usada nas ameaças foi apreendida. A vítima contou aos policiais que estava em cárcere desde o início da manhã. Segundo a delegada Maria da Conceição Casado, a vítima manteve um relacionamento por três anos com o suspeito, mas sofreu violência doméstica e decidiu se separar.

Ela denunciou o caso à polícia e foi incluída no Programa SOS Mulher Protegida, recebendo um aparelho que mostra a localização dela e que é conectado com as polícias Civil e Militar, 24 horas por dia.

Da Redação com G1 PB

Arrecadação cresce 18,34% na PB, em quinto mês seguido de alta

Foto: Marcos Santos/USP Imagens/Fotos Públicas

Dados são da 16ª edição do ‘Boletim Covid-19’, divulgado nesta quarta-feira (27) pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB)

A arrecadação dos três impostos estaduais (ICMS, IPVA e ITCD), no mês de dezembro de 2020, registrou mais um crescimento acima de dois dígitos, subindo 18,34%, com relação ao mesmo período de 2019. É a quinta alta consecutiva da arrecadação da receita própria do Estado, após uma queda no período de abril a julho. Ela foi puxada mais uma vez em dezembro pelo carro-chefe da arrecadação do Estado, o ICMS (18,62%). A retomada de crescimento da receita própria foi iniciada no mês de agosto.

Os dados são da 16ª edição do ‘Boletim Covid-19’, divulgado nesta quarta-feira (27) pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), que traz dados, gráficos e análises da arrecadação da receita própria (ICMS, IPVA e ITCD) do mês de dezembro e também do acumulado de abril a dezembro de 2020, período de influência da pandemia do novo Corona vírus na arrecadação própria do Estado

Segundo o Boletim, dados da receita própria do Estado, acumulada de abril a dezembro de 2020, período de incidência da pandemia, mostram que houve elevação do superávit para R$ 136,6 milhões, resultando numa diferença positiva de 2,93% sobre igual período do ano anterior. Os tributos responsáveis pelo superávit foram do ICMS e o IPVA, que incrementaram a receita própria em R$ 116 milhões e R$ 31,6 milhões, respectivamente. Já o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD) manteve ainda redução de receita de R$ 10,9 milhões, no acumulado do mesmo período.

O ‘Boletim Covid-19’, que é uma ação conjunta de diversas gerências da SEFAZ-PB, é uma publicação mensal. O informativo, em sua elaboração, tem contribuições da Gerência Operacional de Informações Econômico-Fiscais (GOIEF), da Gerência Executiva de Arrecadação e de Informações Fiscais (GEAIF), da Gerência de Planejamento (GPLAN), da Gerência de Tecnologia e Informação (GTI), da Escola de Administração Tributária (ESAT) e da Assessoria de Imprensa.

O informativo traz mais uma vez, nesta edição, os valores do repasse do Fundo de
Participação dos Estados (FPE) do mês de dezembro e do acumulado do ano. A edição completa do nº 16 está anexada nessa publicação e também disponível na página da Sefaz por meio do link https://abre.ai/b37n.

Da Redação com Correio

Ministério Público Federal já recebeu 14 denúncias de 'fura filas' na vacinação contra covid-19 na Paraíba

Do total de reclamações recebidas, oito são da cidade de João Pessoa, três de Campina Grande e três em Guarabira.

MPF também é um dos instituições que está apurando e recebndo denúncias de pessoas que furaram a fila na vacinação contra covid-19 na Paraíba. (Foto: Walla Santos)

O Ministério Público Federal (MPF) já recebeu 14 denúncias de 'fura filas' referentes à vacinação contra covid-19 na Paraíba. Os dados, conforme repassados ao Portal, são inicialmente de três cidades paraibanas: João Pessoa, Campina Grande e Guarabira. Desde o início da campanha de imunização há reclamações de descumprimento na ordem de vacinação dos grupos prioritários.

As denúncias contabilizadas pelo Ministério Público Federal são das localidades onde há unidades do órgão na Paraíba. Do total de reclamações recebidas, oito são da cidade de João Pessoa, três de Campina Grande e três em Guarabira. Em Monteiro não houve registros. Patos e Sousa os dados ainda não foram levantados.

É possível denunciar por meio do aplicativo MPF Serviços, após baixar no celular, e enviar as informações e provas disponíveis. Além disso, pelo endereço www.mpf.mp.br/mpfservicos e telefone da Sala de Atendimento ao Cidadão (83) 9.9108-0933 (atendimento das 8h às 15h). As promotorias de Justiça do Ministério Público da Paraíba também podem ser acionadas.

A orientação do MPF é que para poder denunciar é necessário reunir o máximo de informações possíveis: dia em que ocorreu o desvio, local, nomes de possíveis envolvidos e provas da prática como fotos, vídeos e mensagens que auxiliem na investigação. Após isso, enviar diretamente por um dos canais acima citados e até mesmo pelo aplicativo que aceita o envio de fotos, vídeos e documentos.

Da Redação com Click PB

Vereador Eduardo Cassol e Secretário de Infraestrutura Tiago Capim Açú participam de reunião para discutir sobre a construção de uma praça em Jacumã e sobre a falta de água do Gurugi.

O Vereador Eduardo Cassol se reuniu na manhã ontem (26), com o secretário de Infraestrutura do município Tiago Capim Açú, o encontro foi para pontuar alguns problemas enfrentados pelos moradores de Gurugi e Jacumã. 

Eduardo Cassol apresentou suas demandas ao secretário e ficou satisfeito com as respostas. “Trouxemos hoje nossas demandas diárias. Tínhamos duas situações elencadas, uma em Jacumã, um projeto que eu tenho, que é a construção de uma praça para moradores da comunidade. E a segunda é a falta d’água na comunidade de Gurugi, pois já tem quase 4 meses que aquela comunidade está sem água e o secretário se comprometeu em resolver esse problema”, pontuou. 

Cassol, ressaltou a importância da reunião para o desenvolvimento dos trabalhos. “A reunião foi extremamente positiva. O secretário fez algumas explanações dos procedimentos da secretária de Infraestrutura. Levei algumas reivindicações que já foram anotadas e dado o encaminhamento”, acrescentou. 

“O vereador estará sempre à disposição para discutir o que for melhor para nosso povo e nossa cidade”. Frisou, Cassol. 

A secretaria de infraestrutura informou que a bomba do poço artesiano que abastece a região queimou, mas as equipes já trabalham para resolver o problema. A previsão é que o conserto seja concluído o mais breve possível e o abastecimento seja normalizado. 

A nossa redação conversou por telefone com o Secretário, que disse. “Já atendemos os pleitos que os vereadores trouxeram, pois são pleitos simples que exige mais boa vontade do que propriamente gestão. A Câmara é nossa parceira, é o braço direito do executivo, então temos que ter um relacionamento de respeito e parceiro, e realmente atender, pois quando precisamos nossos vereadores estão sempre prontos para atender”, explicou Tiago Capim Açu.

Reportagem; Mário Luiz Carioca

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

“Não há previsão para reajuste da passagem” diz Cícero Lucena sobre transporte público em JP


Através das suas redes sociais, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progresisstas), tirou a dúvida de um seguidor, que a mesma que muitos outros pessoenses, sobre um possível aumento nas tarifas de ônibus da capital.

De acordo com Cícero não há previsão para tal aumento.

O gestor explicou ainda que a Semob-JP e a Sintur estão trabalhando em conjunto para que haja a normalidade no transporte público em João Pessoa.

“Não há previsão para reajuste da passagem até o momento. Os horários dos ônibus estão sendo ajustados conforme a Semob-JP e a Sintur observam a necessidade de alteração” escreveu no Instagram.

Cícero ainda detalhou a visita que fez nesta manhã a Semob no intuito de conhecer a atual situação da secretaria e da atuação da mesma em toda a capital, além de debater novos projetos, planejar melhorias para o trânsito da cidade.

“Teremos a tecnologia como nossa principal aliada, tanto no monitoramento do trânsito, como na questão da segurança e desenvolvimento de projetos que tragam uma melhor fluidez ao trânsito e segurança para todos nós” disse.

Da Redação com PB Agora

Fecomércio-PB recomenda que lojas abram normalmente durante o Carnaval 2021


Fecomércio Paraíba recomendou que o comércio funcione normalmente durante o Carnaval, que neste ano será oficialmente no dia 16 de fevereiro no país. Conforme a organização, empresas do comércio de bens, serviços e turismo que desejarem, podem funcionar desde que cumpram a cláusula 45 da convenção coletiva de trabalho.

Conforme o último boletim divulgado nesta segunda-feira (25) pela Secretária de Saúde do Estado (SES), a Paraíba tem 184.907 casos confirmados e 3.991 mortes por coronavírus. São 1.181 casos e 11 mortes confirmadas no boletim desta segunda-feira.

O presidente da Fecomércio-PB afirmou que há possibilidade de alavancar vendas no período. "Cada empresa tem que cumprir o que está na convenção coletiva de trabalho, a empresa que quiser funcionar. E estar em acordo com os trabalhadores do comércio. O que quero demonstrar é que pode perfeitamente evitar muitas aglomerações. Funcionando neste dia, vai evitar grandes aglomerações”, disse.

A Fecomércio-PB ressalta anda que os empresários do comércio de bens, serviços e turismo devem manter os cuidados e seguir os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades de saúde.

A recomendação do Sindicato dos Comerciários da Grande João Pessoa (Sinecom) também é semelhante: fica a critério do lojista abrir ou não. Conforme o sindicato, na capital o Carnaval nunca foi feriado e portanto o comércio sempre fechava por questão de tradição e segurança. Agora, sem a folia de rua, seria plausível que as lojas funcionem normalmente, segundo a Sinecom.

Da Redação com G1

Carro de luxo envolvido em morte de baterista não poderia trafegar em via pública, conclui perito


A BMW utilizada por Antônio Carlos Gomes de Oliveira, suspeito de homicídio doloso por dirigir em alta velocidade, fugir da polícia e bater no carro em que estava o baterista Jailson Bezerra, não poderia circular em vias públicas. Segundo o perito Robson Félix, do setor de engenharia forense do Instituto de Polícia Científica (IPC), o carro de luxo do suspeito tinha modificações suficientes para caracterizá-lo como carro de competição.

O crime aconteceu no domingo (24), em um cruzamento no bairro de Manaíra, em João Pessoa. Antônio Carlos desrespeitou a ordem de parada dos policiais, por dirigir perigosamente, e seguiu em alta velocidade. Após passar por vários cruzamentos desrespeitando a preferência, atingiu o carro da vítima, que bateu em outro veículo. O suspeito foi preso em flagrante e o baterista morreu ainda no local.


A perícia no veículo começou na segunda-feira (25) e foi concluída nesta terça-feira (26) pela manhã. “Encontramos uma série de modificações nos sistemas do veículo cujo objetivo era o aumento de potência e torque”, diz o perito.

Segundo Robson, o carro tinha uma injeção reprogramável, com seis bicos extra; um galão de metanol com sistema de bomba injetora instalada no porta malas; e alterações na turbina, que não era original.

“O metanol não é um combustível regulamentado e é totalmente proibido. Essa bomba injetava metanol no sistema do carro com a finalidade de aumentar a potência. De fábrica, este carro tem 220 cavalos de potência, mas com este nível de alteração que foi feito, seguramente a potência dele estaria entre 500 e 600 cavalos”, explica o perito.


Robson explica ainda que não foi possível calcular a velocidade do carro no momento do acidente, uma vez que o carro da vítima colidiu com outro carro e isso impede o cálculo. “Estamos estudando fazer a retirada do módulo do air bag do carro pois lá têm informações sobre a velocidade do impacto”, completa.

O corpo de Dainha Batera, como era conhecido Jailson, foi enterrado na segunda-feira (25). A Justiça converteu a prisão em flagrante de Antônio Carlos em prisão preventiva. Ele está detido na carceragem da Central de Polícia Civil, por causa da pandemia. O suspeito já responde a crimes de estelionato no Acre e em Tocantins.

Da Redação com G1

Prefeitura de João Pessoa disponibiliza lista de pessoas vacinadas contra Covid-19


A prefeitura de João Pessoa (PMJP) disponibilizou os nomes de todas as pessoas vacinadas contra a Covid-19. A lista dos imunizados, chamada de "vacinômetro", está disponível no portal da transparência do município e é atualizada diariamente

Por meio da lista é possível acompanhar o quadro atualizado de vacinação por local e o total de vacinas aplicadas. Até a segunda-feira (25), 10.051 pessoas foram vacinadas.

O site também conta com informações sobre plano operacional de vacinação do município, baseado no programa nacional de imunizações (PNI), sob o comando do Ministério da Saúde.

Em João Pessoa, a campanha de vacinação contra a Covid-19 teve início no dia 19. Até o fim da campanha, a meta é vacinar 90% das pessoas que integram o grupo prioritário para a vacinação.

O município recebeu, no primeiro lote, 15.191 doses da CoronaVac, que é resultado da parceria do Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac. Já na segunda (26), a capital recebeu mais 11.850 doses da vacina Astrazeneca.

Da Redação com G1

Empresário do Ramo Imobiliário apresenta Mega Projeto voltado para o Turismo para Prefeita Karla Pimentel



A prefeita da cidade de Conde, Karla Pimentel, recebeu nesta sexta-feira, 22, o presidente da empresa James Laurence, Antônio Carlos Peçanha, que apresentou um mega projeto voltado para o turismo.

O Projeto composto por orla de Coqueirinho, mudanças na entrada, calçadões, estacionamentos e ciclovias, melhorias de infraestrutura, com a expansão do Brisas de Coqueirinho, destina-se a transformar Coqueirinho em um balneário de lazer, com o intuito de ser um dos principais polos turísticos do Estado.


Antônio Carlos Peçanha, aposta que a Costa de Conde tem tudo para ser um balneário de entretenimento, pois poderá unir o polo gastronômico com as belezas naturais, através de uma boa estrutura e condições adequadas para receber bem turistas mais exigentes.
“Traremos o turista para curtir as belezas naturais e depois mostraremos o polo gastronômicos da costa de Conde”, ressalta.


Ele mostrou a planta do projeto assinado pela arquiteto e Urbanista, Oliveira Júnior, é um mega projeto criativo e inovador que custará em torno de R$ 5 milhões, contando áreas urbanizadas e a requalificação da orla que vai gerar um média de 250 empregos diretos e mais 800 indiretos. O prazo para conclusão é de 18 meses.

A Prefeita Karla, esteve juntamente com o seu Vice Prefeito, Dedé Sales, e os seus secretários municipais, também estiveram presentes, Talden Farias, Advogado da empresa e a Arquiteta urbanista, Renata Gaudêncio Pessoa, que ouviram atentamente a apresentação do projeto.

Quanto ao projeto, ela acredita que roteiros diferenciados são bem-vindos já que há pontos de saturação dos roteiros tradicionais do Estado. “Temos outros roteiros que podem agregar, inclusive, ao roteiro do Coqueirinho”, ressalta.

Karla Pimentel, acredita que se o mega projeto sair do papel será a redenção da economia na cidade de Conde. “O caminho é este! São diversos segmentos envolvidos, responsáveis pela geração de milhares de postos de trabalho e por boa parte da arrecadação municipal.

Para que possamos juntos avançar ainda mais em projetos e ações que permitam um maior desenvolvimento do nosso turismo e proporcionar maior geração de empregos, aposta a Prefeita.

O trade turístico representa um segmento econômico muito importante para cidade Conde, não apenas pelos investimentos que realiza, pelos empregos e renda que gera, mas também por ações sociais que desenvolve.

“Precisamos explorar isso no Conde, para captarmos mais oportunidades e trazermos mais turistas, por meio de incentivos fiscais ao segmento de turismo e eventos. Comentou. A Secretária de Turismo, Marília Melo.

Reportagem; Mário Luiz Carioca

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

MPT intima secretário a esclarecer falhas no plano de vacinação em João Pessoa


O Ministério do Público do Trabalho (MPT) determinou a intimação do secretário municipal de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, para esclarecer eventuais distorções na execução do plano de vacinação contra a Covid-19 na capital. O procurador Eduardo Varandas pretende averiguar se as diretrizes nacionais foram desobedecidas pelo município ou outros organismos, quanto à vacinação de profissionais que eventualmente não estão na linha de frente no combate à pandemia.

Há denúncias inclusive de vacinação de terceiros, alheios à área de saúde, e de funcionários de setores financeiros e recursos humanos de hospitais locais.

“É dever precípuo do município gerenciar, com vigilância extrema, a vacinação, de modo que não haja atropelos e burlas nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. O país já enfrenta enormes dificuldades para adquirir a quantidade de vacinas necessárias para a população e admitir que espertalhões burlem as filas é esquecer de outras categorias prioritárias que necessitam urgentemente dos antígenos.” pontuou Varandas sobre a gravidade do problema.

No mesmo despacho, o procurador determinou a oitiva da direção do Hospital Nossa Senhora das Neves e do Hospital Universitário Lauro Wanderley a fim de averiguar a procedência das denúncias que incluem imunização de pessoas alheias aos quadros das equipes sanitárias da linha de frente.

Atuação conjunta
Lembra o Procurador do Trabalho que todos os ramos do Ministério Público na Paraíba têm legitimidade concorrente para conduzir investigações autônomas, mas preferencialmente coordenadas: MPF, MP Estadual e MPT. No caso do MPT, a preterição das vacinas prejudica outros empregados da saúde que se apresentam em máxima exposição ao vírus e que não foram contemplados com o imunizante, violando protocolos e regras de saúde no trabalho.

“A primeira reunião da qual participamos, com a presença do MPF, MPPB e outros órgãos, foi bastante produtiva, Penso que a etapa seguinte deverá ser a deflagração de intensa vigilância nas vacinas por todos os órgãos de controle, nomeadamente o MP, com responsabilização dos infratores, seja civil, administrativa ou criminalmente no que couber”.

Da Redação com PB Agora

Bar é interditado por desrespeito às normas de prevenção à Covid-19, em Campina Grande


Um bar localizado em Campina Grande foi interditado, na noite do domingo (24), por desrespeitar as normas de prevenção à Covid-19. A interdição aconteceu após uma fiscalização feita Polícia Militar.

O estabelecimento, situado no bairro Santa Rosa, já havia sido notificado pelo Procon Municipal. Imagens exibidas pela TV Paraíba mostram a aglomeração de pessoas no mesmo espaço, com atrações musicais e sem adoção de medidas preventivas ao novo coronavírus.

À TV Paraíba, o dono do estabelecimento reconheceu que os clientes estavam sem máscaras e disse que está sendo alvo de perseguição, alegando que outros bares funcionam de forma semelhante.

Decretos municipais permitem o funcionamento de bares e restaurantes em Campina Grande, desde que respeitem os cuidados sanitários, distanciamento social e limite de público.

De acordo com o Procon, as notificações são recorrentes na cidade. Os locais flagrados desrespeitando as medidas de combate à Covid-19 podem ser multados em até R$ 50 mil.

As denúncias sobre aglomerações podem ser feitas ao Procon, através no número 151 e também para a Polícia Militar, por meio do número 190.

Da Redação com G1

Concurso da Prefeitura de João Pessoa para área administrativa na segunda-feira


Termina nesta segunda-feira (25) o prazo de inscrição no concurso da Prefeitura de João Pessoa para a área da administrativa. O concurso oferece 320 vagas em cargos de níveis médio e superior.

Veja o edital do concurso da Prefeitura de João Pessoa para área administrativa

As inscrições no concurso devem ser feitas exclusivamente no site da organizadora do certame, o Instituto AOCP, até às 23h59. O prazo de inscrição varia entre R$ 50 e R$ 90.

No concurso da área administrativa existem vagas para assistente administrativo, engenheiro e arquiteto. Os salários variam de R$ 1.306,48 a R$ 6.412,30. As provas para a área da saúde estão previstas para 28 de fevereiro.

Concursos para a Prefeitura de João Pessoa

Vagas: 320 (administrativa)

Níveis: médio, técnico e superior

Salários: R$ 1.306,48 a R$ 6.412,30

Prazo de inscrição: até esta segunda-feira (25)

Local de inscrição: site da organizadora, Instituto AOCP

Taxas de inscrição: R$ 70 e R$ 90.

Provas: 28 de fevereiro de 2021

Edital do concurso da Prefeitura de João Pessoa para área administrativa

Da Redação com G1

Peixes aparecem mortos na Lagoa, em João Pessoa, e secretaria investiga causa


Vários peixes foram encontrados mortos na Lagoa do Parque Sólon de Lucena, em João Pessoa, na manhã desta segunda-feira (25). Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) realizaram a retirada dos peixes e o órgão vai apurar a causa da morte.

De acordo com a Semam, os peixes teriam morrido entre o domingo (24) e esta segunda. Segundo Jair Azevedo, zootécnico do Parque Arruda Câmara, a Bica, e especialista em piscicultura, há uma possibilidade de que tenha acontecido uma eutrofização da água da lagoa, que é quando acontece o excesso de matéria orgânica, reduzindo o nível de oxigênio da água.

Ainda segundo o órgão, também é investigada a possibilidade de superpopulação dos peixes, o que faria com que os excrementos dos animais reduzissem o nível de oxigênio da água.

Técnicos da Semam vão coletar amostras da água e também dos peixes para que seja feita a análise que pode determinar a causa das mortes.

Da Redação com G1

Prefeitura Municipal de Conde oferece ônibus para estudantes universitários



Se você é estudante universitário ou de nível técnico, já pode garantir sua vaga no Ônibus Universitário oferecido pela Prefeitura do Conde.
Para se inscrever basta preencher o formulário disponível na BIO e anexar os seguintes documentos:

Declaração de Regularmente Matriculado da Instituição de Ensino;
Comprovante de Residência;
Identidade (RG);
Foto 3x4

A prefeitura do Conde leva você para, juntos, construirmos um novo tempo!

Com Informação com Secomd

Sine de CG inicia semana oferecendo quase 50 vagas de emprego


A última semana do mês de janeiro foi iniciada com a Prefeitura de Campina Grande, por meio do Sine Municipal, oferecendo 47 novas vagas de trabalho formal.

Nesta segunda-feira, 25, estão à disposição dos trabalhadores as seguintes vagas: açougueiro; ajudante de carga e descarga de mercadoria; atendente de farmácia – balconista (para pessoas com deficiência); atendente de padaria; auxiliar de escritório; auxiliar de mecânico de autos e balconista.

Outras vagas são para cabeleireiro(a); costureira (o) a máquina na confecção em série; costureira de máquinas industriais; empregado doméstico nos serviços gerais; estoquista; faturista; jardineiro; mecânico de manutenção de máquinas industriais; mecânico de manutenção de máquinas em geral; pedreiro; técnico em eletromecânica; vendedor interno e vendedor pracista.


O atendimento no Sine Municipal é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h ao meio-dia, com obediência aos protocolos de segurança, tanto para os colaboradores do Sine quanto para os trabalhadores. É exigido o uso de máscaras, distanciamento e a utilização de álcool em gel. Diariamente são distribuídas 120 senhas.

O Sine está localizado no prédio do Museu Vivo da Ciência, na rua Santa Clara, em frente ao Parque do Açude Novo e próximo ao Terminal de Integração. O atendimento também acontece pelo telefone 3343.1486.

Os trabalhadores interessados nas vagas oferecidas devem apresentar os seguintes documentos: identidade, CPF, carteira de trabalho e currículo atualizado. Todas as vagas disponíveis exigem experiência de seis meses comprovados na Carteira de Trabalho.


 Da Redação com PB Agora

Detran realiza primeiro leilão de veículos de 2021 na quinta (28) e sexta-feira (29)

Os 778 carros e motos a serem leiloados nas duas datas foram removidos e apreendidos em depósitos sob a guarda do órgão, por infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Posto de Atendimento do Detran-PB, no bairro do Valentina Figueiredo, em João Pessoa. — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) realiza na quinta-feira (28) e na sexta-feira (29), a partir das 9h, o primeiro leilão de veículos de 2021. De acordo com o Detran, os 778 carros e motos a serem leiloados nas duas datas foram removidos e apreendidos em depósitos sob a guarda do órgão, por infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O leilão acontece exclusivamente pela internet.

Conforme o edital, o leilão será realizado por leiloeiro público, com suporte técnico de empresa credenciada ao órgão para esse fim. Portanto, o primeiro evento do ano ocorrerá por meio de um site, onde se encontram as imagens dos veículos para visitação virtual e oferta de lances, sendo classificados como recuperáveis e sucateados.

Segundo o presidente da Comissão de Leilão do Detran-PB, Eugênio Pacelli, a partir desta segunda-feira (25) até a quarta-feira (27) também é possível a visitação para inspeção visual dos veículos. De acordo com o edital, essa visita presencial deve ser feita das 8h às 17h. Para isso, os interessados devem se dirigir à Rua Y2, n.º 491, no Distrito Industrial, em João Pessoa, seguindo todos os protocolos de distanciamento social e uso de máscaras.

Para participar do leilão de forma online basta acessar o site indicado, realizar o cadastro e ofertar seus lances via internet, acompanhando os lances de terceiros. Ainda de acordo com o edital, o valor mínimo de venda do bem deve ser igual ou maior que o valor da avaliação. Mais informações podem ser obtidas na íntegra dos editais, disponíveis no site.


Da Redação com G1 PB
De acordo com a Banda Tuareg´s, o corpo do baterista será velado na Central de velórios São João Batista,
 a partir das 11h, no bairro de Tambiá.​​
Dainha Batera morreu neste domingo (24). (Foto: Reprodução)

O velório do baterista da Banda Tuareg´s morto em um acidente de carro, neste domingo (24), no bairro de Manaíra, em João Pessoa. De acordo com a Banda, o corpo do baterista será velado na Central de velórios São João Batista, a partir das 11h, no bairro de Tambiá.

Não foi informado sobre o enterro do corpo de Dainha Batera.


Dainha Batera como era conhecido, seguia na via, quando o veículo que ele dirigia foi atingido por uma BMW, no momento em que o condutor fugia de uma viatura da Polícia Militar.

Da Redação com Click PB

domingo, 24 de janeiro de 2021

Jovem suspeito de tráfico é preso em comunidade de Santa Rita

Um homem de 21 anos foi preso em flagrante, na noite desse sábado (23), por tráfico de drogas, na comunidade Maria de Lourdes, no bairro de Tibiri II, em Santa Rita. Ele estaria atuando na venda de crack.

No momento da prisão, que foi realizada pelo Batalhão Especializado em Policiamento com Motocicletas (BEPMotos), o suspeito estava com 52 pedras de crack prontas para a venda e também dinheiro.

Ele é do bairro de Marcos Moura e na casa dele os policiais ainda apreenderam, quando foram buscar a documentação do rapaz, duas porções de maconha.

Ele foi apresentado na 6° Delegacia Distrital, em Santa Rita.


Da Redação com PB Agora

Doses da vacina AstraZeneca/Oxford serão distribuídas nesta segunda-feira para toda a Paraíba, diz secretário de Saúde

O secretário comentou o armazenamento e distribuição das doses da vaxina AstraZeneca/Oxford. 
(Foto: Walla Santos)

O Secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, informou neste domingo (24) que as doses da vacina AstraZeneca chegaram à Paraíba na manhã de hoje, por volta das 11h05.

O secretário explicou o armazenamento e distribuição das doses da vaxina AstraZeneca/Oxford e informou que as novas doses seguirão o mesmo protocolo de logística anterior, com distribuição iniciando a partir desta segunda-feira (25).

"Nesse momento assim que for entregue ao furgão esses 36 mil lotes da vacina, imediatamente serão destinadas à Secretaria Estadual de Saúde, os técnicos já estarão naquela localidade para separar, e todas as gerências receberão na segunda-feira de manhã, como foi na logística anterior, tornando ágil e permitindo ao cidadão paraibano em todos os 223 municípios a entrega da vacina imediatamente", disse o secretário.

Geraldo Medeiros também explicou que mais doses da vacina da Coronavac devem ser entregues na próxima semana, na Paraíba. "Provavelmente nós teremos o envio de outros lotes do Butantan brevemente na próxima semana, e os profissionais de saúde continuarão sendo vacinados. Nós temos 126 mil profissionais de saúde no estado e teremos oportunidade nesse lote de contemplar todos os profissionais de saúde a partir dos próximos envios, desde que mesmo com esses 36 mil lotes atuais ainda não contempla todos os profissionais de saúde", explicou.

O secretário explicou a ordem de prioridades da vacinação. "Os profissionais de saúde são aqueles que estão diretamente vinculados a zona Covid. Eles trabalham nas UTIs Covid, enfermarias, UPAs, no SAMU e em qualquer área que sejam submetidos a uma alta carga viral. Progressivamente com a chegada de outros lotes, os outros profissionais que tem contatos eventuais com doentes com Covid serão também contemplados", disse.

Por fim, o secretário explicou que, após vacinados os grupos prioritários, o próximo grupo a receber a vacina é o de idosos acima de 75 anos. "Nós temos 126 mil profissionais de saúde, temos 3.300 indígenas, 1.202 idosos institucionalizados. A totalidade é de aproximadamente 150 mil paraibanos destinados a vacina nesses lotes iniciais. Após a conclusão, vamos iniciar a vacinação de outra população: a dos idosos acima de 75 anos", concluiu.


Da Redação com Click PB

sábado, 23 de janeiro de 2021

Prefeitura Municipal de Conde divulga Cronograma de Coleta de Resíduos Sólidos

Cronograma de coleta de resíduos sólidos

CRONOGRAMA DE COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

JACUMÃ (ZONA URBANA)

LOCAL

DIAS DE COLETA

TURNO

Ademário Régis

Terça, quinta e sábado

Manhã – a partir das 7h

Assentamento Tambaba

Segunda, quarta e sexta

Manhã – a partir das 7h

Balneário Novo mundo (Mussulo)

Segunda, quarta e sexta

Manhã – a partir das 7h

Caixa d’água

Terça, quinta e sábado

Noturno – a partir das 19h

Capadócia

Terça, quinta e sábado

Tarde – a partir das 12h

 

Centro de Jacumã

Segunda, quarta e sexta

Noturno – a partir das 19h

Terça, quinta e sábado

Noturno – a partir das 19h

Conjunto Ouro

Terça, quinta e sábado

Noturno – a partir das 19h

Coqueirinho

Segunda, quarta e sexta

Manhã – a partir das 7h

Dona Antônia

Terça, quinta e sábado

Manhã – a partir das 7h

Entorno do cemitério

Terça, quinta e sábado

Tarde – a partir das 12h

Maceozinho de Carapibus

Segunda, quarta e sexta

Tarde – a partir das 12h

Mamona

Terça, quinta e sábado

Manhã – a partir das 7h

Praia de Carapibus I e II

Segunda, quarta e sexta

Tarde – a partir das 12h

 

Praia do amor

Segunda, quarta e sexta

Noturno – a partir das 19h

Terça, quinta e sábado

Noturno – a partir das 19h

São Bento

Terça, quinta e sábado

Tarde – a partir das 12h

Tabatinga I e II

Segunda, quarta e sexta

Manhã – a partir das 7h

Tambaba

Segunda, quarta e sexta

Manhã – a partir das 7h

Vila dos Pescadores

Terça, quinta e sábado

Noturno – a partir das 19h

Village I e II

Segunda, quarta e sexta

Noturno – a partir das 19h

Village III

Segunda, quarta e sexta

Tarde – a partir das 12h


CONDE (ZONA URBANA)

LOCAL

DIAS DE COLETA

TURNO

Av. Tabajaras

Segunda, quarta e sexta

Manhã – a partir das 7h

Barra de Gramame

Segunda, quarta e sexta

Manhã – a partir das 7h

Caxitú

Terça, quinta e sábado

Tarde – a partir das 12h

 

Centro - Conde

Segunda, quarta e sexta

Noturno – a partir das 19h

Terça, quinta e sábado

Noturno – a partir das 19h

Cidade das Crianças

Segunda, quarta e sexta

Manhã – a partir das 7h

Conceição

Segunda, quarta e sexta

Manhã – a partir das 7h

Conjunto das Freiras

Segunda, quarta e sexta

Tarde – a partir das 12h

Conjunto Novo

Segunda, quarta e sexta

Tarde – a partir das 12h

Distrito Industrial/Fábricas

Terça, quinta e sábado

Tarde – a partir das 12h

Jardim Recreio e Carnaúbas

Segunda, quarta e sexta

Tarde – a partir das 12h

Nossa Senhora das Neves I e II

Terça, quinta e sábado

Manhã – a partir das 7h

Papo de sapo

Segunda, quarta e sexta

Manhã – a partir das 7h

Planalto

Terça, quinta e sábado

Manhã – a partir das 7h

Pousada

Terça, quinta e sábado

Tarde – a partir das 12h

 

ZONA RURAL / DIFÍCIL ACESSO

LOCAL

DIAS DE COLETA

TURNO

Aldeia Vitória

Terça, quinta e sábado

Tarde – a partir das 12h

Amparo

Segunda, quarta e sexta

Tarde – a partir das 12h

Boa Água

Terça, quinta e sábado

Manhã – a partir das 7h

Capim Açú

Terça, quinta e sábado

Tarde – a partir das 12h

Frei Anastácio

Terça, quinta e sábado

Manhã – a partir das 7h

Guaxinduba

Segunda, quarta e sexta

Manhã – a partir das 7h

Gurugi

Segunda, quarta e sexta

Manhã – a partir das 7h

Mata da Chica I e II

Terça, quinta e sábado

Tarde – a partir das 12h

Mata Garapú

Terça, quinta e sábado

Tarde – a partir das 12h

Mituaçu

Segunda, quarta e sexta

Tarde – a partir das 12h

Paripe

Terça, quinta e sábado

Manhã – a partir das 7h

Rick Chales

Terça, quinta e sábado

Manhã – a partir das 7h

Utinga I e II

Terça, quinta e sábado

Tarde – a partir das 12h


Da Redação com  Secomd

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...