Filho de Dona Maria José e de seu Jair da França.
Nascido no dia 26 de agosto de 1981 em Conde, sua eterna cidade do coração, Mabatahan sempre sonhou com um lugar onde os jovens pudessem gozar de melhores condições de vida e tivessem perspectiva de futuro. Em sua adolescência, Malba já almejava entrar na política para cumprir esse sonho.
No ano de 2014, foi crucial para sua jornada política, apoiando o desconhecido para o povo Condense, o candidato a deputado federal, Benjamin Maranhão, que obteve uma expressiva votação de 801 votos 7,03% ficando em segundo mais votado no município de Conde. Genival Matias também teve uma boa votação ficando também em segundo lugar. Desbancando várias lideranças política de Conde.
O ano de 2014 foi determinante para sua boas-vindas na politica Condense.
Entretanto, Malba sentiu-se no dever de representar o povo carente desta cidade.
Por isso, em 2016, candidatou-se a vereador sob a promessa de legislar sobre políticas públicas para os jovens, sem deixar de atender às demais necessidades do município.
Malba foi eleito vereador em Conde-PB, no período 2017/2020 tendo uma votação histórica no município com 811 votos válidos. Sendo o vereador mais votado de todo o litoral sul paraibano.
Em seu primeiro ano como vereador foi eleito o segundo Vereador mais atuante de toda a grande João pessoa.
Segundo ano do seu mandato veio a confirmação da sua belíssima atuação como parlamentar, como o vereador mais atuante de toda a grande João pessoa.
Um grande destaque do seu Mandato foi a Lei de vetar ideologia de gênero nas redes públicas de ensino no município de Conde.
o projeto de lei de sua autoria, especifica que “Fica proibida na grade curricular da rede municipal de ensino e da rede privada a disciplina Ideologia de gênero, bem como toda e qualquer disciplina que tente orientar a sexualidade dos alunos ou que tente extinguir o gênero masculino ou feminino, como gênero humano”.
Vale a pena destacar que, quando o projeto de lei foi protocolado houve uma mobilização na cidade. “Foi um projeto que causou polêmica, envolvendo servidores das escolas, representantes religioso e também de movimentos LGBT. Mas, na votação tudo ocorreu com tranquilidade. O projeto passou pela comissão, foi votado e sancionado”.
Outra lei muito importante para cidade que ele foi autor: A emenda impositiva.
A emenda impositiva é o instrumento pelo qual parlamentares podem destinar, por meio da Lei Orçamentária Anual (LOA), recursos para obras, projetos ou instituições.
Sem sombra de dúvidas, o maior beneficiário desta propositura foi o povo de Conde, já que os vereadores são aqueles que levam ao Executivo as demandas colhidas na flor da sociedade, fazendo [isso] de forma democrática e inspiradora, já que o convívio nas comunidades é função precípua”.
A iniciativa prevê que os recursos serão distribuídos “equitativamente dentre os vereadores”; e que a eventual não aplicação dos recursos consistirá em crime de responsabilidade do prefeito que estiver em exercício.
Malba em exercício do mandato de vereador, apresentou excelente desempenho: 100% de presença nas sessões ordinárias; com várias visitas a bairros, escolas, postos de saúde e equipamentos públicos; cerca de várias proposituras protocoladas; e emendas parlamentares para a cidade. Com isso, seu mandato demonstrou um compromisso com o progresso do município sem precedentes, e, certamente, a caminhada política de Malba ainda promete muitas realizações.
Malba também atuou como integrante de várias comissões do Legislativo Condense.
Agora é Federal!
Malba revelou nas redes sociais a disposição de concorrer à Câmara de Deputados.
"Marca aquele amigo ou amiga que ainda não conhece o meu trabalho. Chegou a hora de pesquisar, avaliar e comparar!"#AgoraÉFederal
Depois de uma grande atuação como Sub-prefeito de Jacumã, se licencia do cargo para disputar a uma cadeira na câmara federal.
Umas de suas principais bandeiras na Câmara dos Deputados será em prol defender nossas crianças
"Contra a ideologia de gênero nas escolas".
Mas, o que é a “ideologia de gênero”, tão criticada pela bancada cristã?
No Brasil, a discussão sobre o tema veio à tona em 2014, a partir da tramitação do Plano Nacional de Educação (PNE) no Congresso Nacional. Durante a votação, apoiada por outras forças conservadoras, a bancada evangélica conseguiu retirar as referências a gênero e sexualidade do texto que determina as diretrizes e metas da educação no Brasil.
Malba diz, que desenvolverá projetos que beneficiam e valorizam as famílias.
Outras metas.
Fiscalização do dinheiro do contribuinte, desenvolvimento econômico e apoio à criança e ao jovem.
O atendimento precisa começar no pré-natal e se estender da primeira infância até o fim da formação. Para crianças, precisamos de escolas com um ambiente de qualidade e motivador. No caso do jovem, a educação deve ser em tempo integral, com acesso à cultura e ao esporte, elucidou.
Para alavancar a geração de empregos, Malba aposta no aumento do número de cursos técnicos e na desburocratização do processo de abertura de empresas.
O setor produtivo, por vezes, se sente desmotivado devido às dificuldades que existem na Paraíba para começar um negócio; observou.
Malba pretende priorizar, na destinação de emendas parlamentares, projetos da área social e demandas das cidades paraibanas.
Os recursos das emendas devem ser destinados a políticas públicas e áreas prioritárias.
Reportagem: Mário Luiz Carioca
Nenhum comentário:
Postar um comentário