domingo, 29 de novembro de 2009

45% dos prefeitos não moram nas cidades da PB onde foram eleitos

Em época de campanha eleitoral, todos eles prometem ficar próximo de suas comunidades, cuidar das cidades, buscar soluções para os problemas enfrentados pelo povo, estar em sintonia com o eleitorado e com os anseios da população. Entretanto, boa parte dos prefeitos paraibanos depois de terminadas as disputas e passadas as solenidades de posse deixa os seus municípios. A constatação é da Federação dos Servidores Públicos Municipais da Paraíba (Fespmpb), que realizou um levantamento junto a mais de 40 sindicatos espalhados em todas as regiões do Estado.
De acordo com a entidade, dos 223 prefeitos do Estado cerca de 100 (45%) residem em municípios distintos daqueles para onde foram eleitos. A atitude contraria o parágrafo 7º do artigo 22 da Constituição estadual, que estabelece que os gestores públicos chefes do Executivo dependem de autorização do Poder Legislativo para se afastarem por mais de 15 dias das administrações municipais. “O prefeito residirá no município e não poderá deste ausentar-se, por mais de quinze dias, sem prévia licença da Câmara”, observa a norma estadual. O afastamento acima do prazo determinado poderia se configurar em vacância do cargo, instituto também previsto no artigo 81 da Constituição Federal brasileira, que prevê a realização de novas eleições nos casos em que o gestor já tenha ultrapassado o segundo ano de mandato.
Pensando nessas hipóteses e na própria Lei Orgânica municipal é que o vereador José Carlos de Oliveira (PDT) do município de Bonito de Santa Fé, no Sertão do Estado, resolveu pedir a vacância do cargo da prefeita Alderi Caju (PMDB), no mês de julho deste ano. Segundo ele, a gestora teria passado mais de 15 dias fora do município, o que ensejaria em vacância do cargo.
“O presidente da Câmara não se posicionou até agora. Nós entramos com o pedido e seria de competência do presidente da Casa o cumprimento da legislação. A saída do prefeito de qualquer cidade prejudica porque os atos públicos para serem realizados precisam de suas ordens. O município fica acéfalo de poder. Desde quando ela assumiu que ficou indo e voltando de uma residência que ela tem em João Pessoa para a cidade, e muita gente daqui do município faz essa reclamação pública e com razão”, considerou o parlamentar. A reportagem da TV CONDE tentou localizar, por telefone, a prefeita Alderi Caju, mas nenhuma das ligações feitas para a prefeitura do município foi atendida.
De acordo com a Fespmpb, a maior parte dos gestores escolhe a capital do Estado ou cidades como Campina Grande, Patos, Cajazeiras e Sousa como domicílio, e comparecem nos municípios onde exercem os cargos públicos apenas uma vez por semana. “Muitos deles têm casas nas cidades, mas passam a semana fora. Não acompanham as obras, não convivem com os problemas do povo, desconhecem até mesmo a população e mantêm o registro de bens na cidade apenas para comprovar diante da Justiça Eleitoral”, asseverou o diretor-tesoureiro da instituição, Francisco de Assis Pereira. Segundo ele, a ausência tem preocupado as entidades sindicais representantes dos servidores públicos paraibanos, já que ela dificulta a negociação e a busca por melhorias para a categoria.




Ja na cidade de Conde, o Prefeito Aluísio Régis mora em jacumã, distrito de Conde facilitando assim  a vida dos munícipes de nossa cidade.


Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo

Acidente deixa 4 mortos e outras 4 pessoas da mesma família em estado grave


Um grave acidente de trânsito fez pelo menos mais quatro vítimas fatais na rodovia BR-101, saída de João Pessoa para Recife, na manhã deste domingo, dia 29. Os mortos e feridos pertencem à mesma família.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas fatais estavam no veículo Pálio que acabou batendo de frente com um caminhão, com placas de Recife. No Pálio estavam sendo transportadas 8 pessoas, sendo cinco adultos e três crianças. O veículo vinha sentido Recife/João Pessoa, quando o motorista José Soares da Silva, 47 anos, tentou fazer uma ultrapassagem. O caminhão que vinha na direção oposta não conseguiu desviar e ambos bateram de frente.


O impacto foi tão grande que o veículo Pálio ficou completamente destruído. O condutor do carro de passeio, sua esposa, Maria Susana da Silva, o filho do casal de 9 anos, Antonio Victor Soares da Silva, e Maria Lúcia Andrade da Silva morreram na hora. As outras 4 pessoas que vinham no Pálio, uma mulher, duas crianças e um adolescente, foram socorridas para o Hospital de Traumas, na capital.

De acordo com a assessoria do hospital, o estado de Maria Vitória Andrade, de 12 anos, é estável. A garota, que é filha do casal morto, informou que a mulher e os outros dois meninos socorridos, ainda com vida, são sua tia e irmãos, respectivamente. José Geraldo Soares da Silva, de 7 anos; Joáb Soares da Silva, de apenas 1 ano e sete meses, e Márcia Maria de Sousa, de 47 anos, estão em estado grave.

Os agentes da PRF informaram que o motorista do caminhão sofreu apenas uma fratura do braço. Ele não chegou a ser encaminhado para o Trauma.

A família atingida pela tragédia é oriunda do município de Aliança, Pernambuco. Eles estavam a caminho da casa de Edilane, uma outra filha do casal, que reside em Bayeux, onde comemorariam o aniversário de José Soares. Os familiares informaram que esta viagem era realizada com frequencia pelas vítimas do acidente.

Segundo a assessoria do Trauma, ainda não foi possível a identificação das outras duas vítimas fatais, já que elas não portavam documento.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo

“Lula, o filho do Brasil”

SÃO BERNARDO DO CAMPO  - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva emocionou-se ao assistir pela primeira vez na noite de sábado ao filme que conta a trajetória desde sua infância humilde em Garanhuns (PE) à ascensão como líder metalúrgico no ABC paulista.O presidente compareceu à pré-estreia do longa "Lula - O Filho do Brasil" ao lado da primeira-dama, Marisa Letícia, e da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à sucessão presidencial. Também estavam presentes, entre outros, atores e produtores do filme, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), e o senador Aloizio Mercadante
(PT).
O presidente, que preferiu não falar com a imprensa, deixou a sessão com olhos vermelhos e um lenço na mão. Segundo um assessor, ele teria se emocionado em diversos trechos do filme, exibido a cerca de 2 mil pessoas que lotaram os antigos estúdios Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, seu berço político.
A produção já havia sido exibida no Recife e em Brasília, mas Lula optou em assisti-la pela primeira vez na região que lhe deu projeção nacional como líder sindicalista.

Cinebiografia dirigida por Fábio Barreto fez sua estreia em Brasília.
Com Glória Pires, filme deve alcançar mais de 400 salas de cinema.

Foi numa sala de cinema lotada por mais de 1.500 pessoas – entre convidados, políticos, artistas e imprensa – muitas delas sentadas no chão, que o cineasta Fábio Barreto promoveu a primeira sessão de “Lula, o filho do Brasil”, na noite desta terça-feira (17), durante o Festival de Brasília.

                                                           Assista ao trailer  


 Baseada no livro homônimo de Denise Paraná, a cinebiografia do presidente da República reconta sua infância pobre em Pernambuco e a mudança para São Paulo, recria a relação próxima e afetiva com a mãe, Dona Lindu, e retrata o sindicalista que mobilizava multidões.

 “Lula, o filho do Brasil” busca, em suas mais de duas horas de duração, identificação com o povo brasileiro. Mostra que o atual presidente já foi metalúrgico, mas também vendeu laranjas e engraxou sapatos quando criança. Sofria com a agressividade do pai alcoólatra e perdeu muito do que tinha durante uma enchente. Foi mal-atendido num hospital público. E por vezes ficou desempregado em tempos de crise econômica.

Mostra também o garoto fanático pelo Corinthians, que adorava jogar bola com os amigos. E o sonho de estudar, ter uma profissão e a carteira assinada.

Também realça as raízes nordestinas do presidente, que, como milhões de brasileiros, deixou sua terra natal sonhando com uma vida melhor do Sudeste. “Todos nós somos um Lula”, diz o filme, a certa altura.

Foto: Divulgação/Divulgação

Rui Ricardo Diaz protagoniza a cinebiografia 'Lula, o filho do Brasil', que abre a mostra. (Foto: Divulgação)

Novo estouro do cinema nacional
E é justamente em todos os Lulas do Brasil que o diretor Fábio Barreto deposita suas esperanças de transformar o filme no novo estouro do cinema nacional. A receita foi seguida com empenho, à exaustão.

  Foto: Ricardo Stuckert/Presidência

A primeira-dama, Marisa Letícia, com as atrizes Juliana Baroni e Lucélia Santos na pré-estreia do filme 'Lula, o filho do Brasil', na abertura do Festival de Brasília, nesta terça (17).

O formato de “Lula, o filho do Brasil” é muito semelhante a um dos fenômenos atuais do repertório cinematográfico brasileiro: “Dois filhos de Francisco”, de 2005, um longa-metragem que retratou a vida também sofrida dos cantores Zezé Di Camargo e Luciano. (A dupla, aliás, fez showmícios para Lula na campanha presidencial de 2002.)

O drama sertanejo se transformou em uma das maiores bilheterias do cinema nacional desde a retomada com uma história que mostra pobreza, sofrimento, talento, carisma e superação. Tudo levado por uma trilha sonora popular, recheada de versões clássicas. E potencializado por um elenco de nomes fortes e querido do grande público.

Barreto escolheu, para o papel de Lula, apostar no estreante Rui Ricardo Diaz –que apesar da falta de semelhanças físicas com o presidente, consegue reproduzir com perfeição sua voz, entonação e a forma inconfundível de discursar.

Mas o cineasta trouxe também para seu elenco Glória Pires – a estrela de “Se eu fosse você”, cuja segunda parte recentemente bateu todos os recordes, sagrando-se a maior bilheteria do cinema brasileiro.
Definindo o próprio filme como “obra de arte” e negando com veemência questionamentos a respeito de uma eventual influência de “Lula, o filho do Brasil” nos resultados das próximas eleições, o cineasta Fábio Barreto prepara-se agora para mais algumas pré-estreias (deve acontecer pelo menos uma em Pernambuco e outra em São Bernardo do Campo) e então para chegar aos cinemas com um lançamento que promete seguir os moldes hollywoodianos.

A cinebiografia estreia em janeiro e deve ocupar entre 400 e 500 salas de cinema, número escandaloso para uma produção nacional – para se ter uma ideia, o apocalíptico “2012” entrou em cerca de 550 salas.

O orçamento de “Lula, o filho do Brasil” é igualmente alto para os padrões nacionais – cerca de R$ 16 milhões. Mas assim que o filme começa, antes dos créditos, uma mensagem já trata de esclarecer que o filme foi feito sem leis de incentivo nem apoio de governo municipal, estadual ou federal.
Vou dizer para voces, eu assistir o trailler e gostei muito é um filme que vai entrar na história do cinema Brasileiro.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo

sábado, 28 de novembro de 2009

Adeus às armas e viva a paz


A reportagem da Folha Universal acompanhou com exclusividade uma das operações de destruição de armas de fogo realizadas regularmente pelo Exército como parte da política nacional de redução de armamentos no país.



Sob rígida escolta do Exército, da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar, as armas são levadas de um quartel do exército até uma fundição cuja localização é mantida em sigilo.





Cerca de 5 mil revólveres, pistolas, rifles, metralhadoras, carabinas e fuzis foram destruídos pelo Exército,
o Sargento Alberto Gomes, há 26 anos nas Forças Armadas, comemora cada arma destruída. "Cada uma [arma] que derrete, minha alma se renova", afirma o militar.



O metal proveniente das armas transforma-se num líquido incandescente para depois virar lingotes, chapas, vergalhões, etcSalustiano, metalúrgico envolvido no derretimento de armas, não chega a ter contato direto com as peças.





"Desde o começo dos anos 1990, já destruímos 1 milhão de armas", estima o capitão Ismael Ossayran, chefe da Destruição de Armamentos do Exército, que aponta como um dos principais avanços o aumento do controle sobre a produção e comercialização.
Enquanto autoridades tentam reduzir o arsenal ainda disponível nas ruas, indústria nacional mantém produção altíssima e índice de vítimas fatais por armas de fogo segue absurdo no país.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Fontes da Folha Universal
Foram apreendidos 273 quilos da droga na sexta-feira (27).
Policiais se passaram por traficantes para conseguir prender os criminosos.



A Polícia Civil apreendeu 273 quilos de cocaína em São Paulo. É a maior apreensão da droga este ano no estado. Dois brasileiros e três colombianos foram presos por tráfico internacional de drogas na operação realizada na sexta-feira (27). A polícia ainda tenta identificar outros dois suspeitos de integrarem o grupo.

A polícia investigava a quadrilha havia três meses. Dois investigadores se fizeram passar por traficantes e nas últimas semanas marcaram vários encontros com dois integrantes do grupo, que estavam hospedados num hotel de luxo, perto da Avenida Paulista. Os policiais encomendaram a droga e prenderam a quadrilha no momento da entrega. O ponto de encontro foi próximo à Rodovia Castello Branco, numa estrada de terra, em Itu, a 101 quilômetros da capital paulista.O grupo usava diversos meios de transporte para entrar com a droga no país, entre eles veículos, caminhões, ônibus e até aeronaves de pequeno porte que pousavam em pistas clandestinas no Brasil.
A droga agora ficará num cofre no Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc) até ser incinerada.

Agência dos Correios é assaltada no Agreste paraibano


Dois homens armados assaltaram um agência dos Correios na tarde desta sexta-feira (27), no município de Boa Vista, 170 Km da Capital.
Segundo informações da polícia, a dupla levou todo o dinheiro que estava no caixa, mas não conseguiu abrir o cofre. A polícia não informou a quantia que foi roubada pelos bandidos.
A moto utilizada pelos bandidos foi encontrada na noite desta sexta-feira na zona rural do município. A polícia está investigando o assalto.


Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo

246ª Festa da Penha inicia programação nesta quarta-feira



A 246ª Festa de Nossa Senhora da Penha, em João Pessoa, tem como tema para este ano “A exemplo de Maria, caminhemos na justiça para encontrarmos a paz”. O ponto alto da festa acontece neste sábado, dia 28, com a romaria, quando os romeiros sairão da Igreja de Lourdes rumo ao Santuário da Penha, sendo concluída a festa com uma missa campal.

A caminhada representa um momento de devoção e fé dos católicos que caminham  14 quilômetros do Centro até a orla da capital paraibana, entoados por cânticos e homenagens a Nossa Senhora da Penha. aA caminhada terá início às 22h, na Igreja de Lourdes.
Confira a Programação deste sábado:
Dia 28/11 (Sábado):
16h: Momento de Oração no Santuário da Penha.
17h: Carreata com a imagem de Nossa Senhora da Penha (do Santuário até a igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro de João Pessoa).
19h: Missa na Igreja de Lourdes.
22h: Após a bênção de envio, proferida pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, tem início a Romaria saindo da igreja de Lourdes. O andor com a imagem da Santa deve chegar ao Santuário da Penha por volta das 4h da madrugada do Domingo, dia 29. Em seguida haverá uma Missa Campal presidida pelo Arcebispo Dom Aldo.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Confira as festas de Réveillon mais disputadas do país

Rio de Janeiro e Fortaleza estão entre os mais procurados.
Salvador, Natal e Florianópolis também têm programação para data.Foto: Riotur/Embratur

Praia de Copacabana 

Com a chegada do calor e das festas de fim de ano, é hora de preparar o protetor solar e pegar estrada. Os destinos prediletos dos brasileiros para aproveitar o Réveillon são as cidades litorâneas. Segundo Leonel Rossi Júnior, diretor de assuntos internacionais da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), o principal roteiro ainda é o Rio de Janeiro.

Em seguida, os destaques são para as praias do Nordeste. Cidades como Salvador, Fortaleza e Natal estão na lista de favoritos. O litoral catarinense também é um dos destinos concorridos para a festa da virada do ano. Rossi Júnior afirma que muitos turistas buscam fazer a contagem regressiva para o ano novo em alto-mar. “Os cruzeiros que seguem por várias praias do país também são procurados. São 17 navios que navegam pela costa brasileira e todos têm saídas para o Réveillon”, disse.

Rossi Júnior também informou que quase 50% dos turistas que procuram pacotes de viagem nesta época do ano são viajantes do estado de São Paulo. Segundo Ana Clévia Guerreiro, coordenadora geral de Regionalização do Ministério do Turismo, há uma procura maior por destinos de sol e praia durante todo o verão.

Foto: Beto Gravello/Divulgação/Embratur
 

Praia de Copacabana deve receber mais de 600 mil turistas

Rio de Janeiro

Destino de mais de 600 mil turistas, o Réveillon do Rio de Janeiro movimentou US$ 444 milhões em 2008. O lugar mais procurado é Copacabana. Para este ano, a Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro promete 15 minutos de queima de fogos.

O tema da festa será Revoluções, inspirados nos desejos de Ano Novo, como paz, saúde, amor, felicidade e prosperidade. O público poderá escolher entre quatro palcos onde se apresentarão artistas brasileiros.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro, 55% das reservas já estão pagas pelos turistas que querem passar a festa da virada no estado.

  Foto: Jota Freitas/Secretaria de Turismo da Bahia

 Turistas devem reservar com atencedência para festa de Réveillon em Salvador 

Salvador

A Região Nordeste é o destino mais procurado pelos turistas que vêm ao Brasil, representando 37,4% dos viajantes. Segundo pesquisa feita pelo Ministério do Turismo, a Bahia é responsável por 11,6% dos que passam pelo Nordeste.

Por isso, Ernani Pettinati, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia, aconselha que os turistas que queiram passar o Réveillon na capital baiana se apressem. “A procura é sempre muito grande nos hotéis de Salvador. Ano passado, a ocupação ficou em torno dos 90%”, disse Pettinati ao G1.

A Secretaria de Turismo do estado diz que são esperadas cerca de 400 mil pessoas para a festa com queimas de fogos no Farol da Barra. No primeiro dia do ano, a folia continua na Praia de Boa Viagem, com a festa de Bom Jesus dos Navegantes.

  Foto: Divulgação/Setur SC

 

 

 

Festa em Florianópolis terá 18 minutos de show de fogos 

Florianópolis

Em Florianópolis, a festa de Réveillon acontece na Avenida Beira Mar Norte e deve reunir mais de 600 mil pessoas. A Secretaria de Turismo da cidade promete 18 minutos de show pirotécnico na virada do ano.

Segundo João Moritz, presidente da associação dos hotéis de Santa Catarina, a expectativa é que a ocupação dos hotéis supere os 90% em Florianópolis. “No estado, a procura é grande na região das praias. O interesse dos turistas por Florianópolis está um pouco acima da média do país”, disse Moritz.

As praias Joaquina, Mole e Barra da Lagoa costumam ser um dos pontos mais frequentados da cidade durante o verão, com diversos bares, restaurantes e pequenos hotéis. A Lagoa da Conceição também possui vida noturna agitada.

  Foto: Estácio Jr./Divulgação/Prefeitura Fortaleza

 

 

 

Aterro da Praia de Iracema é onde acontece a festa de Réveillon de Fortaleza 

A festa do Réveillon no Aterro da Praia de Iracema terá 16 minutos de fogos neste ano. No último ano, a Secretaria de Turismo divulgou que mais de 700 mil pessoas estiveram nos shows da praia. A rede hoteleira da capital cearense ficou com ocupação acima de 90% durante o feriado do Ano Novo.

No Dragão do Mar e na Praia de Iracema, a vida noturna é agitada. Caranguejo com leite de coco e pimenta, ao som de boa música ou assistindo a shows com os famosos humoristas da cidade, é outro destaque na noite cearense. Durante o dia, as barracas da Praia do Futuro proporcionam boa infraestrutura aos visitantes.


Foto: Rogério Monteiro/Divulgação/Embratur
 

Natal é destino de 2 milhões de turistas todos os anos 

O Réveillon em Natal também é comemorado na orla da cidade. Segundo a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte, 2 milhões de turistas passam pela cidade todos os anos.

Dunas, praias e jangadas são as atrações mais conhecidas da região de Natal.


Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo



Dubai diz que moratória é necessária para enfrentar 'fardo da dívida'

Governo anunciou intenção de atrasar pagamento de dívida com bancos.
Mercados caíram em todo o mundo, motivados por medo do calote.



O governo de Dubai tentou tranquilizar os mercados nesta quinta-feira (26) afirmando que seu pedido de moratória do pagamento da dívida da estatal Dubai World é necessária para "encarar o fardo da dívida".





"Entendemos as preocupações do mercado e dos credores", declarou em comunicado o presidente do Comitê fiscal supremo, xeque Ahmed ben Said al-Maktum. Entretanto, tivemos que intervir devido à necessidade de empreender uma ação decisiva para encarar o fardo da dívida", explicou.

Foto: AFP

Foto de arquivo de setembro mostra rede de metrô em Dubai. (Foto: AFP)

Na quarta-feira (25), o governo disse que vai pedir adiamento do pagamento de parte da sua dívida, o que espalhou pelos mercados o medo de que a inadimplência afete bancos expostos à investimentos ligados a Dubai.




O governo de Dubai tentou tranquilizar os mercados nesta quinta-feira afirmando que seu pedido de moratória do pagamento da dívida da estatal Dubai World é necessário para "encarar o fardo da dívida".






Reação negativa
Diante do anúncio, vários mercados internacionais fecharam em baixa nesta quinta-feira - entre eles o brasileiro - com medo de que a inadimplência afete bancos que estavam expostos àquela região.

Os riscos de falência do Emirado de Dubai reavivam as inquietações sobre a saúde financeira de alguns países, em especial da Europa do Leste, esmagados pelo endividamento público e enfraquecidos pela recessão mundial.

A falência de um Estado não é algo frequente. A última aconteceu em 2001, quando a Argentina se declarou inacapaz de honrar os pagamentos de sua dívida externa, fomentando graves tumultos sociais e abrindo uma crise que se alastrou por vários anos.




Porém, com a recessão, o risco desse cenário volta a ameaçar. Obrigados a socorrer os contribuintes e os bancos, os estados contraíram empréstimos com os mercados para financiar seus déficits. De acordo com a agência Moody's, a dívida pública mundial vai aumentar 45% entre 2007 e 2010.

Em consequência, os mercados podem deixar de comprar títulos de dívida pública e as obrigações emitidas por alguns Estados, ameaçando seu abastecimento de dinheiro.




"Os problemas surgem quando os mercados perdem confiança na capacidade de um país de pagar sua dívida", resumiu o economista Juan Carlos Rodado, da Natixi

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo

Intel quer lançar implantes para o cérebro até 2020

Pesquisadores querem criar dispositivo que controle da TV até o smartphone Warner Bros.
Implante no cérebro vai permitir ao usuário controlar vários aparelhos literalmente de dentro da cabeça

Cientistas do laboratório da Intel em Pittsburgh, nos Estados Unidos, pretendem desenvolver implantes para o cérebro que poderão controlar aparelhos diretamente da cabeça até 2020.

Os pesquisadores dizem que os consumidores vão se adaptar rapidamente à ideia e se livrar de teclado, mouse e controles remotos para surfar na web ou trocar os canais da TV, revelou nesta quinta-feira (26) o site Popsci.

Eles também preveem que as pessoas vão se cansar de dispositivos sensíveis ao toque como os iPhones e outros tipos de smartphones.

Transformar as ondas do cérebro em ação ainda exige muita decodificação da atividade do cérebro. A equipe da Intel já usou a ressonância magnética para comparar padrões do cérebro com pensamentos parecidos por meio de vários testes com diferentes objetos.

Muitos pesquisadores já fizeram experimentos nessa área. Recentemente, a Toyota mostrou uma cadeira de rodas controlada pelas ondas do cérebro, e a Universidade de Utah criou um transmissor cerebral sem fio que permite aos macacos controlar braços robóticos.

Se os cientistas da Intel forem bem-sucedidos seria possível criar um mundo virtual onde todos os usuários poderiam interagir por meio de ondas cerebrais. O que poderia transformar o sonho do controle remoto num pesadelo parecido ao vivido pelo personagem Neo na saga Matrix.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo

Prédios cariocas se enfeitam para Natal

Fachadas de hotéis e shoppings da cidade já mostram a decoração natalina.
Prefeitura promove concurso para eleger a fachada mais bonita da cidade.


Fabíola Gerbase
Fachada do Hotel Glória, na Zona Sul, pede paz. 

Ainda falta pouco mais de um mês para o Natal. Mas se depender da iluminação e decoração especiais de prédios do Rio, o carioca já pode começar a se sentir no clima das festas de fim de ano. Hotéis, shoppings, lojas, restaurantes e edifícios residenciais da cidade estão iluminados com enfeites natalinos e mensagens de paz.

 A mudança na paisagem da cidade faz sucesso entre as crianças. Na esquina da Rua Joana Angélica com a Avenida Visconde de Pirajá, em Ipanema, na Zona Sul, a aglomeração de pessoas na frente do banco que teve a fachada toda decorada com bonecos, Papai Noel, luzes e árvores de Natal cheias de presente começa com os pequenos puxando os pais pela mão e pedindo fotos. Mas, rapidamente, os adultos acabam parando, atraídos pela movimentação dos bonecos e pela música natalina.

Fabíola Gerbase
Na noite do feriado de Zumbi dos Palmares, 20 de novembro, a esquina em Ipanema ficou cheia de pessoas fotografando a decoração natalina. As crianças posaram com Papai Noel e brincaram ao redor dos presentes espalhados pelo chão



Para incentivar que os moradores da cidade também decorem suas janelas, a prefeitura do Rio está promovendo um concurso de ornamentação de fachadas com inscrições até o dia 14 de dezembro. Podem se inscrever moradores de casas ou de edifícios residenciais. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com uma TV de tela plana de 29 polegadas (1ºlugar), um home theater (2ºlugar) e um aparelho de som (3ºlugar). O critério para a escolha é que pelo menos 30% da fachada esteja decorada, além, claro, de criatividade e beleza.

As inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria especial de Turismo - Riotur, que fica na Praça Pio X, 119 (10º andar), no Centro, ou pelo e-mail natalcarioca@pcrj.rj.gov.br. A primeira seleção será feita a partir de fotos enviadas pelos concorrentes. Para a escolha final, os jurados irão até o local para ver de perto a decoração natalina.


Fabíola Gerbase
O shopping em Botafogo, na Zona Sul, enfeitou sua fachada com luzes e a estrela de Davi.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

PM usa bicicletas contra crimes nos faróis de SP

Os policiais ciclistas do 45° Batalhão agem na região central da cidade
A Polícia Militar do Estado de São Paulo começou a atuar contra os crimes nos faróis da capital utilizando bicicletas, na manhã desta quinta-feira (26). De acordo com a corporação, os 60 policiais ciclistas são do 45° batalhão e ficarão distribuídos pelos bairros da Baixada do Glicério, Liberdade, Nova Luz, na região central, e pelas avenidas do Estado e Paulista para impedir que criminosos quebrem os vidros dos motoristas para roubarem objetos pelas janelas dos carros. O principal alvo desses crimes, diz a PM, são as mulheres, que deixam bolsas e pertences à mostra.
policiais-militares-bicicletas-tl
Policiais do 45° Batalhão atuam na região central de São Paulo contra criminosos que quebram vidros das janelas dos carros para roubar objetos. 

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Jornais veem riscos e vantagens econômicas na recepção a Ahmadinejad

O presidente iraniano Ahmadinejad busca no Brasil parcerias para programa nuclear

Para o jornal espanhol "El País", receber o líder iraniano é uma aposta arriscada de Lula. O "Frankfurter Allgemeine Zeitung" destaca os interesses econômicos brasileiros e a busca por uma vaga no Conselho de Segurança.

Para o jornal espanhol El País, a visita de Ahmadinejad ao Brasil "é uma aposta arriscada para o presidente Lula, que antes de Ahmadinejad havia recebido o presidente israelense, Shimon Peres, e a autoridade palestina, Mahmud Abbas, obrigado pelo dominó de equilíbrios que deve respeitar depois de mover a primeira peça".
Segundo o jornal, o Brasil resolveu ocupar o novo papel que lhe corresponde, e isso inclui desenvolver uma política própria nos principais conflitos internacionais, principalmente em relação ao Oriente Médio e ao programa nuclear iraniano.
O jornal também ressaltou que Ahmadinejad "busca fora a legitimidade que lhe está sendo contestada" em seu próprio país.
Na opinião do jornal, a visita não admite outro desenlace que não seja um jogo empatado em zero a zero. "Ou o Lula fica em evidência por debilitar, a troco de nada, a frente internacional contra o programa nuclear iraniano, ou o Irã tem de fazer a Lula concessões que até agora tem tratado de evitar de todas as maneiras."
"Quem sabe um caminho intermediário, como ganhar tempo antes das sanções, fosse aceitável para Ahmadinejad. Lula, por sua vez, perderia um pedaço do prestígio internacional que merecidamente conquistou", conclui o editorial.
Alemanha
Para presidente Lula, encontro pode trazer benefícios econômicos e políticos para o Brasil 
  Para presidente Lula, encontro pode trazer benefícios econômicos e políticos para o BrasilO correspondente do jornal alemão Frankfurt Allgemeine Zeitung no Rio de Janeiro, Josef Oehrlein, vê a visita do presidente iraniano ao Brasil como uma boa oportunidade econômica para o país. Oehrlein relata que, desde 2002, as exportações do Brasil para o Irã aumentaram de 500 milhões de dólares anuais para mais de 1 bilhão de dólares, número que o Brasil ainda pretende elevar.
Em sua visita, Ahmadinejad esteve acompanhado de 150 empresários e, segundo o jornal, 23 acordos de cooperação seriam assinados durante a estada do presidente iraniano em Brasília.
O jornal lembra que Lula busca apoio para uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU para o Brasil. "Aparentemente ele [Lula] acredita que mesmo um pequeno passo na domesticação do iraniano – odiado mundialmente por suas provocações – seria proveitoso", escreve o correspondente.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo

Polícia Civil aguarda proposta do governo para decidir sobre fim de greve


Após reunião com o secretário de Segurança Pública do Estado, Gustavo Gominho, para discutir a Conferência Nacional de Segurança, o presidente da Aspol (Associação dos Policiais Civis de Careira da Paraíba), Flávio Moreira, afirmou que os temas relacionados às reivindicações dos policiais civis que suspenderam a greve durante um mês, não entraram na pauta da reunião.

De acordo com Flávio Moreira, a reunião que discutiria as reivindicações dos policiais civis no dia de hoje, foi adiada em virtude da ausência do secretário de administração, Antônio Fernandes, que se encontra em São Paulo. De acordo com informações do presidente da Aspol, o governo do Estado prometeu para a próxima semana a apresentação da minuta da Lei que irá alterar a estrutura de carreira da Polícia Civil.

Flávio Moreira afirmou que espera a proposta do governo para poder encaminhá-la à Assembleia dos Delegados que irão decidir se a aprovam ou não. Caso os policiais não concordem com a oferta do governo, no dia 18 de dezembro, o movimento retornará a greve.

Para o presidente da Aspol, os policiais esperam que suas reivindicações sejam atendidas pelo governo. “O governo já teve todas as provas que nós demos da boa vontade, de boa fé, de vontade de negociar, a sociedade é nossa testemunha, demos mais esse crédito de confiança de 30 dias acreditando na palavra do governador, para que a sociedade não ficasse prejudicada, agora a bola está com o governo”.

A principal reivindicação dos Policiais Civis é a reformulação a Lei Orgânica da categoria, que de acordo com a atual, dispõe aos policiais um salário de R$ 1.500,00 e depois de 30 anos de serviço sai com salário liquido de R$ 2.400,00.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo

Maranhão diz que STF sepultou esperança de Cássio


Maranhão diz que STF “sepultou” leviandades e apagou a esperança de Cássio em voltar ao governo da PB

A decisão de ministra do STF, Carmem Lúcia, que negou provimento a ação de Cássio contestando a posse do segundo colocado foi o sepultamento da leviandade.

Foi assim como o governador José Maranhão (PMDB) classificou a tentativa da oposição em manter a esperança de rever a decisão do Tribunal Superior Eleitoral que cassou o ex-governador do Estado.

“Todas as pessoas que tinham sã consciência já estavam esperando que a ministra Cármen Lúcia tomasse essa decisão”, disse.

Conforme o governador, a resposta do STF acabou por apagara a chama que o ex-governador Cássio mantinha acesa, ao alimentar uma esperança que não mais exista.

“Todos os advogados e juristas já davam como certa a minha posse no governo, na verdade, o único prejudicado fui eu que perdi dois anos do meu mandato”, falou.

A declaração do governador José Maranhão foi dada hoje no Palácio da Redençao durante solenidade de posse do novo Secretário de Planejamento do Estado.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo

'Homem-pássaro' fracassa na travessia entre África e Europa


Yves Rossy usou asas com propulsão a jato para tentar sobrevoar região entre Marrocos e Espanha
Fracassou nesta quarta-feira (25) a tentativa do suiço Yves Rossy de sobrevoar o estreito de Gibraltar, que separa o Marrocos da Espanha, utilizando asas com propulsão a jato e seu corpo como fuselagem.
AFP
O suiço Yves Rossy cruzou o canal da Mancha, mas não conseguiu fazer o mesmo no estreito de Gibraltar; caiu no mar e foi resgatado

Rossy, de 50 anos, partiu da praia de Tanger (norte do Marrocos) em um avião Pilatus PC-6 do qual se lançou pouco depois a uma altura de 2.000 metros sobre o Oceano Atlântico, segundo as imagens transmitidas ao vivo em seu site. Depois de uma queda vertiginosa de vários metros, Rossy conseguiu sobrevoar o estreito durante alguns minutos a uma velocidade de cruzeiro de 220 km/hora, mas aparentemente um problema técnico o obrigou a interromper o voo e ele caiu ao mar.
Dois helicópteros o seguiam durante o começo do trajeto, mas, ao final de alguns minutos, o perderam de vista, e por isso não foi possível ver o pouso forçado de Rossy, que posteriormente foi auxiliado por um dos aparelhos.
Rossy já havia cruzado o Canal da Mancha com suas asas motorizadas em 26 de setembro de 2008 entre Calais (França) e Dover (Inglaterra).
A asa de fibra de carbono tem uma envergadura de 2,5 metros e pode alcançar uma velocidade máxima de 300 km/h graças a seus quatro minimotores Jet-Cat P200.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo

Hemocentro faz campanha de coleta de sangue no Dia do Doador



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) comemora o ‘Dia Internacional do Doador de Sangue’ nesta quarta-feira (25) em homenagem aos doadores que ajudam a salvar vidas.
A diretora da Hemorrede, Patrícia Freitas, revelou que, como parte das atividades ligadas a data, haverá coleta externa no Parque Solon de Lucena (Lagoa). No Hemocentro de Campina de Grande e hemonúcleos também acontece uma programação especial. “Além das pessoas que são doadores fidelizados, nós queremos aumentar ainda mais o nosso cadastro, pois a demanda é grande”, afirmou a diretora do Hemocentro.
Segundo a secretaria, a cada mês, em média, quatro mil pessoas doam sangue no Hemocentro de João Pessoa, que tem em seu banco de dados 90.579 doadores cadastrados. Em toda a Hemorrede, formada por órgãos do tipo na Capital e em Campina Grande, mais 10 hemonúcleos espalhados pelo interior do Estado, mensalmente são realizadas 8 mil coletas.
Meta
Patrícia Freitas explicou que a meta nesta quarta-feira é coletar cerca de 800 bolsas de sangue em toda a Hemorrede, sendo 400 só em João Pessoa, 200 em Campina Grande e mais 200 nos hemonúcleos. “Para isso, nós estamos fazendo um apelo àquelas pessoas que nunca doaram sangue que compareçam as unidades de coleta em todo o Estado para fazer a sua doação como também aos doadores já cadastrados e que estão aptos a doar que não deixem de vir para fazer o seu gesto de amor e solidariedade e participar da nossa programação”, disse.
Exames
As pessoas que procuram a Hemorrede para doar sangue, além de estar ajudando a salvar vidas, fazem uma bateria de exames para o diagnóstico de várias doenças como a Aids, sífilis, hepatite e outras contraídas pelo sangue. A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. Os hemonúcleos estão localizados nas cidades de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha.
Para ser doador a pessoa precisa ter idade de 18 a 65 anos, estar com peso acima de 50 kg, não tomar remédio controlado, não ter ingerido bebida alcoólica até 24 horas antes da doação e estar gozando de boa saúde. Todo o material coletado passa por exames de sífilis, HIV, hepatite B e C, entre outros que garantam a qualidade do sangue. “Não existe risco no ato de doar sangue, pois todo material é descartável”, garantiu a diretora.




Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Câmara devolve R$ 40 mil ao município

As dificuldades financeiras, o pagamento do 13° salário para os servidores e a diminuição no repasse de recursos federais feita aos municípios não tiveram nenhum efeito nas contas da Câmara Municipal de Vereadores da pequena cidade de Camalaú, no Cariri paraibano. Depois de fazer economias desde o início deste ano, o Poder Legislativo do município decidiu devolver mais de R$ 40 mil aos cofres da prefeitura municipal. A decisão foi da presidente da ‘Casa’, vereadora Audenice Chaves (PTB). 
A vereadora presidente explicou que a medida tem por objetivo contribuir com a solução dos problemas enfrentados pelo município, diante dos cortes do Fundo de Repasse dos Municípios (FPM), e viabilizar a possibilidade de implementação de políticas públicas por parte da administração municipal.
O Legislativo de Camalaú tem sede própria e é composto de nove parlamentares, tendo dois funcionários comissionados, conforme dados do Sistema Sagres, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), mas ainda não dispõe de um veículo.
JUSTIFICATIVAS
Mesmo assim, a presidente observou que “o povo pode até questionar o porquê de não comprar um carro para a Câmara, mas o município precisa mais.  “É preferível que o povo tivesse o carro à disposição para suprir suas necessidades do que os próprios vereadores”, justificou, salientando que a economia foi feita a partir da redução das despesas correntes e da contenção do número de cargos e serviços contratados pelo Legislativo.
Durante este ano, de acordo com o Tribunal de Contas do Estado, a Câmara do município já recebeu cerca de R$ 216 mil em repasses referentes ao duodécimo. Camalaú, que possui uma população de aproximadamente seis mil habitantes, depende da agricultura e da criação de caprinos e está listado entre os mais pobres do Estado.
ANTECEDENTE
O gesto da Câmara Municipal de Camalaú também já foi praticado pelo ex-presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Severino Paiva (PT), que devolveu mais de R$ 1,5 milhão para a Prefeitura da capital.
“Acho interessante quando alguns me abordam para dizer que eu não deveria ter economizado e devolvido tanto dinheiro aos cofres públicos durante a minha gestão na Câmara Municipal de João Pessoa”, registra o ex-vereador em seu blog. De qualquer forma, o ex-presidente da Câmara da capital assegura: “Há quem diga até que eu só quis aparecer, mas eram os meus valores, os meus princípios ditando a minha atitude, a minha postura”.

PARABÉNS NOTA 10







Esperamos que outros vereadores tome essa medida para ajudar os  municípios, tai uma sugestão
para o presidente da casa Cicero Leite, José Muniz.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo

FOI SEPULTADO NESTA TARDE ZUZU DO CÔCO MORTO BRUTALMENTE NA PRAÇA CENTRAL DE CONDE




Gostaria de contar uma história diferente Sem injustiça, sem morte, sem violência.
Que elevasse a alta estima da gente Mas o que você vai ler é uma truculência
Um assassinato assim de repente Agrediu a nossa consciência
Uma história triste e real  É o que me levou a descrever
Um assassinato brutal.

 Foi sepultado nesta têrça  feira, 24, as17:30 hs, Manoel Alves de Souza conhecido como Zuzu do Côco que foi brutalmente assasinado em plena praça pública no centro da cidade de conde, vários parentes, amigos e politicos estiveram presente: o ex-prefeito Temístocles de Almeida  Ribeiro, ex-prefeita Arleide almeida de azevedo e outros.


Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...