O Orient Queen II permaneceu atracado no Porto de Cabedelo até às 20h. Esse foi o primeiro de 10 atracamentos que serão realizados durante toda a alta temporada de verão. Para recepcionar os turistas, o Governo do Estado, por meio da Companhia Docas e PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), conta com a parceria das prefeituras de João Pessoa e Cabedelo, que prepararam uma grande recepção, com apresentação do grupo folclórico e trio elétrico Eita, do Valentina de Figueiredo, barracas com peças de artesanato local e a Unidade Móvel de Atendimento, com informações sobre pontos turísticos do Estado.
A receptividade foi destacada pela maioria dos turistas que desembarcou, a exemplo do casal paraense Ari e Eliane Gomes. Eliane disse que tinha excelentes informações sobre a Paraíba e que, num primeiro momento as expectativas estavam sendo superadas, tendo em vista a grande receptividade. "Sempre ouvimos informações de que a Paraíba é um Estado com as pessoas muito receptivas e as belezas naturais maravilhosas, mas pessoalmente a gente pode sentir que é muito mais do que imaginávamos", disse o turista paraense, que reside em Belém.
As paulistas Maria Helena e Kiara Moura estão pela primeira vez na Paraíba, por indicação da outra amiga, Aiko Kobayashi, que já esteve no Estado e passou informações que chamaram a atenção delas. Apesar do tempo apertado - o período de permanência seria de oito horas - as amigas pretendiam visitar algumas praias 'selvagens' no litoral sul, inclusive, a praia de Tambaba. "Não sei se teremos tempo, mas a intenção é de passar por lá rapidinho, para não perder essa oportunidade", disse Maria Helena.
Outro casal que se mostrou bastante animado em conhecer a Paraíba eram os baianos Rita Celina e Raimundo Evanice. Procurando checar algumas informações complementares sobre os roteiros escolhidos, entre eles o por do sol no Jacaré, Rita Celina chegou a brincar, afirmando que conhece o sol de várias capitais do Nordeste, e que tinha informação de que o da Paraíba era mais especial. "Vim para conferir e já vi que o diferencial daqui é mesmo os paraibanos", apontou a baiana, brincando com o marido e a reportagem.
Novo atracamento - O Orient Queen II está previsto para atracar novamente na próxima quarta-feira (18). Os roteiros oferecidos pela empresa BCR (Brazilian Cruises) incluem, além de Cabedelo, Recife, Fernando de Noronha, Natal e Fortaleza. Durante as escalas pelas cidades, os passageiros têm a opção de desembarcar para conhecer mais de perto os destinos. Os navios permanecerão atracados por cerca de 8 horas, oportunidade em que os cruzeiristas poderão visitar os pontos turísticos, que já são oferecidos dentro do próprio navio.
De acordo com a presidente da PBTur, Ruth Avelino, cada cruzeirista gasta em média entre R$ 150 e R$ 200 com despesas com artesanato, alimentação e souvenir. No entanto, a executiva disse que o retorno de pessoas à cidade para conhecer melhor o destino é o foco do investimento do Governo do Estado. Segundo ela, mais de 90% dos cruzeiristas tendem a retornar e ficar mais tempo, segundo pesquisa do Ministério do Turismo.
A temporada brasileira de cruzeiros 2013/2014 deve trazer à Região Metropolitana de João Pessoa cerca de 5 mil pessoas, entre passageiros e tripulação. Serão 10 escalas no Porto de Cabedelo, no período de 13 de dezembro deste ano e 20 de abril de 2014.
Mário Luiz (Carioca) com Secom-PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário