O fenômeno, conhecido como Trânsito de Vênus, só irá se repetir em 2117
São Paulo - Um dos mais raros eventos astronômicos da história pode ser observado nos céus de algumas partes do mundo entre esta terça e quarta-feira. Desde as 19 horas (horário de Brasília) o planeta Vênus faz sua última viagem entre a Terra e o Sol no século 21. O fenômeno, conhecido como Trânsito de Vênus, só irá se repetir em 2117.Com quase sete horas de duração, os Trânsitos de Vênus acontecem aos pares, com oito anos de intervalo, e mais de um século entre os ciclos. Durante a passagem, Vênus surge como um pontinho escuro e circular passando na frente do Sol.
Toda a passagem poderá ser vista no leste da Ásia e na região do Pacífico Ocidental. Na Europa, no Oriente Médio e no sul da Ásia serão visíveis as etapas finais, à medida que for amanhecendo na região.
Desde a invenção do telescópio, foram registrados trânsitos em 1631, 1639, 1761, 1769, 1874, 1882 e em junho de 2004.
Um lembrete dos astrônomos: o fenômeno só pode ser observado com telescópios equipados com filtros solares, para proteger os olhos. A viagem do planeta gasoso pode ser vista até algum momento entre 1h32 e 1h50 da madrugada de quarta.
Os trânsitos de Vênus, considerados
uma raridade astronômica, ajudaram os cientistas nos últimos séculos a
esclarecer certas questões, como o tamanho do Sistema Solar.
Mário Luiz (Carioca) com Exame
Nenhum comentário:
Postar um comentário