quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

De grande entusiasta a enorme preterido!


 Ele era presidente municipal do PSB quando fomos apresentados. O moço de fala articulada e tomado por entusiasmo em relação a política do Conde logo me pareceu bastante disposto a apostar todas as fichas, e seu até então desconhecido poder de articulação, para levar Márcia Lucena à Prefeitura.
            Duas situações são bem claras em minha mente: Na primeira, ainda em 2014, estávamos eu, ele e nossa amiga Roberta Lima, almoçando em um restaurante na PB018, e Nildo insistia no nome de Márcia como candidata do PSB, ao que eu dizia: É uma desconhecida! Acredito que Sandra Ribeiro seria o nome ideal. Nildo irritantemente apostava na então Secretária de Educação do Estado.
Outra situação bem marcante foi já em 2015, estávamos na casa de Lacerda, novamente eu, ele e nossa querida Roberta Lima. O jogo do Corinthians contra o Grêmio foi apenas o pretexto para nos encontrarmos e travarmos mais um debate. Nildo não apenas tentava me convencer da viabilidade do nome de Márcia, como buscava me cooptar para os lados “girassolaicos”. Roberta já estava bastante convencida de que a professora seria viável.
Esses dois momentos são bastante claros em minha mente e são para mim, grandes depoentes para dizer que Nildo Lacerda é sem dúvida, o maior responsável pela candidatura de Márcia Lucena.
Mas o maior testemunho em favor de Nildo foi a briga que o “Gordinho” comprou internamente, opondo-se aos nomes de Sandra Ribeiro e Waldson Souza e defendendo veementemente Lucena, como candidata do partido.
Passadas as eleições, depois de não ter conseguido ser eleito vereador e apesar de ser o candidato mais votado na história do partido nas eleições proporcionais na cidade de Conde, Lacerda ao que tudo indica, não terá espaço na gestão de Lucena.
Conversei via Facebook com o moço que se manteve em todo tempo bastante cuidadoso e preservou uma postura partidária, não se permitindo revelar insatisfações quanto as escolhas de Márcia. Mas deixou claro que não tem participado de nenhuma etapa do processo de planejamento da futura gestão.
CACOVocê foi um dos grandes, senão o maior entusiasta do nome de Márcia. Qual seu papel hoje nesse momento de planejamento da gestão que está prestes a se iniciar?
NILDO – Caco, eu não tenho nada a falar sobre esse “momento de planejamento”, por que, como disse acima, não faço parte do processo de transição. (disse isso no início da conversa, antes das perguntas)
CACOVocê foi convidado para fazer parte do futuro governo?
 NILDO – Caco, novamente, esse é um caso do qual não tenho o que falar. Essas decisões sobre composição de Governo, não cabem a mim.
 CACOMas a pergunta foi: Você foi convidado?
 NILDO Caco, como partidário que sou, respeito as decisões do Partido, nas escolhas que se fazem. Como disse antes, são decisões que não cabem a mim tomar, cabe apenas respeitar.
 CACO – Nildo, por mais que esteja sendo comedido em suas palavras, o grande comentário nos bastidores da política é sobre a sua não participação no futuro governo de Márcia. É inevitável que questionamentos sejam feitos. Você sente-se preterido?
NILDO – Caco, conhecendo a politica de Conde como conheço, imagino quais sejam os comentários. Mas, torno a repetir, que as decisões sobre a composição do futuro Governo do PSB no Conde, não cabem a mim. A mim, cabe apenas respeitar as escolhas feitas e as decisões tomadas, independente de gostar delas ou não.
 CACO – Por fim, como “criador” de Márcia Lucena, o que você espera do governo da socialista?
NILDO –  Não fui o criador de Marcia, fui apenas um mero colaborador. O PSB tem uma forma de governar, completamente diferente dos demais partidos, isso, sem demérito dos mesmos. Por isso, tenho a confiança de que o Conde vai sair do atraso que se encontra.
 CACO – Nildo, há algo que queira dizer para encerrar esse papo?
NILDO –  Bicho, eu realmente não tinha nada a falar sobre esse assunto. São coisas que não cabem a mim. Continuo PSB, continuo na minha linha ideológica e partidária, e continuo na fé e na crença da transformação que o Conde precisa.
Finda a entrevista e analisando os fatos, fica evidente  que o “Gordinho” simplesmente vem sendo preterido, não tem sido chamado para as discussões acerca do projeto que ajudou a construir e provavelmente não irá fazer parte do governo.
Nessa minha cabeça grande de sertanejo, perguntas ecoam de forma intensa. Que motivo fez Lacerda cair em “desgraça” com Lucena? Por que a “criatura” voltou-se contra o “criador”? Será Nildo o único entusiasta do projeto a ser preterido?  Alguém causou esse distanciamento evidente entre Nildo e Márcia? Há possibilidade da relação entre ambos voltar às boas?
O que fica evidente é que o rapaz “foge” das questões nevrálgicas desse momento, embora deixe claro em todo tempo que não faz parte do processo atual. O Secretário Geral do PSB do Conde, o grande entusiasta do projeto socialista na cidade está sendo preterido, deixado de lado, posto na “geladeira”. Perdeu e tem visto outros ocuparem espaços que naturalmente seriam seus.

Mário Luiz Carioca com Reportagem de Caco Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...