Solar Impulsione ficou 24 horas no ar e bateu recorde neste tipo de voo
O avião Solar Impulsione conseguiu realizar o primeiro voo noturno da história movido unicamente por energia solar e conseguiu manter-se no ar por 26 horas seguidas.
- Pela primeira vez, um avião solar voa um dia e uma noite seguidas sem combustível - disse nesta quinta-feira (8) à imprensa o promotor do projeto, Bertrand Piccard.
O avião, pilotado por André Borschberg, pousou na base militar suíça de Payerne (oeste), em meio aos aplausos de uma centena de espectadores.
Sob um céu limpo, o protótipo de matrícula HB-SIA percorreu a pista e parou ao final de 100 m.
Seu peso é muito leve (1.600 kg) e as asas têm uma envergadura semelhante às de um Airbus A340 (63,40 m).
O aparelho demonstrou funcionar bem durante o dia, com um primeiro voo de sucesso em 7 de abril e outros 10 desde então.
Os paineis solares serviram durante as 14 horas de sol de ontem para carregar as baterias de lítio polimerizado, de 400 kg de peso, o que permitiu que o protótipo tivesse energia suficiente para voar durante a noite.
A duração do voo faz deste protótipo de avião solar o protagonista da travessia aérea mais longa desta natureza, ao superar a marca obtida por outro aparelho solar com um piloto a bordo, que em 1981 conseguiu voar da França à Inglaterra em cinco horas.
Depois desse primeiro êxito, a equipe do Solar Impulse, formada por 70 pessoas, espera construir um segundo modelo para dar a volta ao mundo em cinco etapas, com início previsto para 2013 ou 2014. (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)
Da Redação Com R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário