O presidente eleito do Peru, Ollanta Humalla, se encontrou no final da manhã desta quinta-feira com a presidente Dilma Rousseff, que confirmou presença na cerimônia de posse em Lima, em 28 de julho.
O Brasil foi o primeiro país visitado por Humalla desde a confirmação de sua vitória.
Roberto Stuckert Filho/Presidência da República | ||
Presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, cumprimenta a presidente Dilma Rousseff em Brasília |
Segundo o assessor internacional da Presidência, Marco Aurélio Garcia, Dilma discorreu sobre o programa de integração dos ministérios da Justiça e da Defesa para as fronteiras, lançado na quarta-feira. Os dois conversaram ainda sobre os projetos de estender os sistemas de proteção Sivam-Sipam para a Amazônia peruana e o combate ao narcotráfico.
Marco Aurélio afirmou que a colaboração do Brasil ao Peru se restringirá à cooperação técnica para programas no país vizinho.
Humalla afirmou ainda que ele e Dilma conversaram sobre o que chamou de "coincidências" entre os dois países, como a necessidade de combater a pobreza extrema, educação infantil, e sobre o sucesso de programas brasileiros como o Bolsa Família, Brasil Sem Miséria e ProUni.
Além de ser o primeiro a ser visitado, o Brasil é o país no qual Humalla passará mais tempo em seu primeiro giro pela América do Sul. Ele não irá à Venezuela neste primeiro momento, apesar de ser próximo ao presidente Hugo Chávez.
Durante a campanha, Humalla tentou desvincular sua imagem do radicalismo de esquerda e se esforçou para mostrar afinidade com governos mais moderados, como o brasileiro.
Folha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário