Segundo a reportagem do jornal correio do dia 22/01, o presidente da Câmara de Conde José Muniz de Lima (PSDC) do Conde, embolsou R$ 11,9 mil.
O mau uso das diárias de viagens por parte da câmara municipal condense, conforme mostrou reportagem é um exemplo desse tipo de desmando. Existindo para efeito de custeio de hospedagem e alimentação, essas diárias acabam se constituindo num grande sumidouro de verbas oficiais, servindo até mesmo para reforço nos vencimentos de vereadores. Encarregados pela fiscalização da correta destinação do dinheiro público, os técnicos do Tribunal de Contas do Estado consideram a situação grave, a ponto de sugerirem investigações por parte da Polícia Federal e do Ministério Público.
Há indícios de que a verba é usada para aumentar o vencimento do vereador
Vereadores são pagos pela população para legislar e fiscalizar o Executivo, funções que são exercidas necessariamente dentro do município. Quando se ausentam em período de trabalho, devem ter esses dias descontados e não pagos como diária. Os “cursos”, “congressos” e outras invenções são apenas arranjos para manter a farra das diárias. Isso é uma prática muito comum entre os vereadores.
Cabe ao eleitor votar em candidatos a vereador cujo currículo demonstrar que estão preparados para a função.
Está aí um bom tema para os deputados estaduais resolverem mediante legislação que feche esse ralo por onde se esbanjam recursos públicos.
O dinheiro público sai do bolso do povo e deve retornar em investimentos para o seu bem-estar. O mau emprego desse dinheiro fica por conta da falta de integridade dos vereadores beneficiados, dos presidentes das Câmaras de Vereadores e dos diretores financeiros.
Aqueles que são responsáveis pelo emprego do dinheiro público não podem dizer que não sabem do assunto. Devem ser punidos por irresponsabilidade funcional.
Portanto, quando a coisa não é séria e não há investigação e muito menos punição, os espertinhos fazem o que fazem, depois vêm com aquela “cara de pau” dizendo que estavam trabalhando.
Reportagem: Mário Luiz (carioca)
Fotos: Arquivo da TV Conde
Missa de 7º dia em homenagem ao ex-prefeito Aluísio Régis foi realizada
sábado em Jacumã e domingo no centro de Conde
-
*Povo Condense dá seu último adeus ao ex-prefeito Aluísio Régis*
A missa de 7ª Dia em homenagem ao ex-prefeito Aluísio Régis, aconteceu na
noite de sábado ...
Há um ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário