A Prefeitura Municipal de Conde através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social promoveu hoje 20/04/2010 à primeira capacitação para Conselheiros Tutelares e membros do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente - CMDCA e Conselho Municipal da Assistência Social.
Além dos novos Conselheiros Tutelares, cinco titulares e cinco suplentes, que atuam junto às crianças e os adolescentes residentes no município de Conde, participaram também a equipe técnica do CRAS, equipe da Secretária Municipal do trabalho e assistência social, Delegado do Conde, Secretário de segurança Pública do Município de Conde, Chefe da guarda Municipal e a Coordenadora do Caps.
Os novos conselheiros assistiram aulas no salão Paroquial, ministradas pela Lilian Machado e Gilmara Lacerda do Ministério Público da Paraíba, o tema abordado foi ‘‘intervir para aprimorar’’, e sobre os “Direitos Fundamentais – artigos 7º a 69º do Estatuto da Criança e do Adolescente” e Política de atendimento (papel dos conselheiros, conselho tutelar, delegacia de polícia, ministério público, entre outros assuntos.
O conteúdo apresentado destaca a atuação do conselho tutelar e a importância do conselho municipal da assistência social e conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente.
O evento tem por objetivo levar conhecimentos da legislação e das políticas públicas em relação aos direitos da Criança e do Adolescente.
O programa visa a qualificar cada vez mais as ações da assistência social em nosso Município.
Os palestrantes ainda destacaram a importância de um trabalho articulado de ações governamentais e não governamentais, e do princípio da solidariedade: “todos juntos temos que buscar soluções; ir atrás de quem deveria ter feito as ações e não fez”, explica Lilian Machado.
Para Suênia, presidente do CMDCA, o principal objetivo do curso é esclarecer o papel do conselheiro e formular uma rede para trabalhar em conjunto, capacitando e aprimorando a relação entre o Conselho Tutelar, as Secretarias Municipais e as Entidades do Município.
O trabalho do conselheiro é assegurar o cumprimento dos diretos previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Fotos : Central Conde de Jornalismo