Cinebiografia estreia nesta sexta-feira (2) em todo o país.
Chico Xavier morreu, em 30 de junho de 2002, aos 92 anos, na casa onde hoje funciona o museu e a biblioteca que levam o nome do médium. À época, o corpo dele foi velado durante dois dias, na Casa da Prece, por cerca de 80 mil pessoas.
Retrato de Chico Xavier exposto no museu que leva o nome do médium em Uberaba
Histórico
Chico Xavier escreveu a primeira psicografia em 1927, no Centro Espírita Luís Gonzaga, mas a primeira experiência espiritual dele aconteceu quando fez uma oração para a irmã, que estava doente e chegou a ser desenganada pelos médicos. Ela se cura.Em 1944, ele publicou o livro "Nosso Lar", que vendeu mais de um milhão de cópias. Em 1958, Amauri Xavier Pena, sobrinho de Chico Xavier e que também fazia psicografias, revelou que tudo que havia anunciado como psicografia era criação de sua cabeça. A denúncia chegou a Chico Xavier, que saiu de Pedro Leopoldo após o escândalo e se mudou para Uberaba.
O médium também viajou aos Estados Unidos para divulgar o espiritismo no país, em 1965. Vinte anos depois, João de Deus foi julgado e inocentado pela morte da mulher, vítima de um tiro no pescoço. Cartas da vítima, psicografadas por Chico Xavier, foram usadas no processo judicial.
O último livro publicado por ele, em 1999, se chamava "Escada de Luz".
Extraordinária
O Museu de Chico Xavier vai ficar aberto nesta sexta-feira para a atender aos pedidos dos admiradores do médium. No local é possível ver de perto as máquinas de escrever usadas por ele, as roupas mantidas em um armário no imóvel, a coleção de boinas, condecorações e diplomas de honra e mérito que ele recebeu em vida, além de várias fotos tiradas com celebridades e anônimos, que ilustram a maior parte das paredes da casa.Na parte da frente, uma pequena e entitulada Biblioteca Francisco Cândico Xavier funciona, na verdade, como uma livraria. Os turistas que visitam o lugar podem levar para casa desde adesivos, como livros, fotos, pratos com o rosto do médium pintado, além de CDs e DVDs de músicas e documentários sobre Chico.
Nas telas do cinema
A cinebiografia de "Chico Xavier" estreia nos cinemas nesta sexta-feira. O filme, dirigido por Daniel Filho, mostra a história do médium mineiro, da infância à maturidade.O longa já foi exibido preliminarmente em Paulínia (SP), onde cerca de 40% das cenas foram rodadas, e em Pedro Leopoldo (MG), cidade natal do médium Chico Xavier.
Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Fotos : Central Conde de Jornalismo