A Coordenação de Saúde Mental da Prefeitura de Conde realizou no dia, 07, a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental. O encontro reuniu em torno de 50 profissionais da área de saúde e da sociedade em geral, as inscrições foram feitas no local, antes da abertura.
Em seguida, a coordenadora do centro de atenção psicossocial, Cirlene Mendes de Pontes, fez a leitura e aprovação do regulamento da 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental.
Logo após, teve apresentação do grupo Jacoca.
A Dra. Glória Barros, médica psicoterapeuta (EPSI-Espaço Psicanalítico de João Pessoa, fez uma palestra sobre o tema da conferência: “Saúde Mental, direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios”.
Segundo Sylvana Melo, psicóloga do Núcleo de Saúde Mental da SES, o objetivo é discutir junto aos municípios os avanços e obstáculos para a consolidação da Reforma da Assistência Psiquiátrica na Paraíba. “Depois das etapas regionais e estaduais, que serão realizadas de maneira democrática e participativa, iremos encaminhar as propostas para a IV Conferência Nacional de Saúde Mental”, disse.
Ainda à tarde, teve discussões sobre três eixos: “Saúde Mental e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais (financiamento, recursos humanos de gestão e protagonismo social)” e “Direitos Humanos e Cidadania como desafio ético e intersetorial”, com Maria Coeli Nobre da Silva, juíza aposentada.
Fotos : Central Conde de Jornalismo