A excêntrica estrela da música pop mundial Lady Gaga, que com apenas 24 anos coleciona prêmios e números impressionantes na carreira, pode agora acumular um novo troféu em sua lista de conquistas: uma disciplina universitária que leva seu nome.
Lady Gaga e a sociologia da fama é uma das novas disciplinas que serão ensinadas na Universidade da Carolina do Sul (USC), no sudeste dos Estados Unidos, na primavera do ano que vem. “O caso da fama de Lady Gaga é sociologicamente pertinente como objeto de estudo em relação à cultura popular e às condições atuais da celebridade”, disse Matthieu Deflem, o professor que dirigirá o curso.
Fã autoproclamado da diva de roupas extravagantes, sapatos de salto extremamente altos e videoclipes que questionam as convenções, Deflem se interessa pela cultura pop desde a década de 1960. “A fama de Lady Gaga é um fenômeno atual que repercutirá nos interesses dos estudantes”, argumenta este professor de 48 anos, que ministra matérias sobre terrorismo e direito internacional há 15 anos.
Internet Antes de elaborar a disciplina, Deflem reuniu-se com Lady Gaga em cinco ocasiões e a viu em cena 29 vezes. Para ele, sua ascensão meteórica até converter-se em uma estrela internacional é um fato único atualmente. “Sua fama surgiu nos últimos dois anos em uma sociedade muito diferente em comparação com as últimas décadas”, disse. “A influência da internet e das novas tecnologias foi particularmente pertinente.” O primeiro álbum da cantora, em 2008, que inclui o sucesso Poker face, vendeu mais de 15 milhões de exemplares no mundo e acumulou vários prêmios.
No câmpus da USC, a informação sobre a disciplina já circula entre os estudantes, que parecem ver a novidade com bons olhos. “Acredito que a disciplina sobre Lady Gaga terá um efeito positivo em termos de imagem para a universidade, porque mostra que o estabelecimento é aberto e oferece cursos que não necessariamente seguem as regras”, afirma Kirk Broome, estudante de administração. E acrescenta: “Também há o velho ditado que diz que qualquer publicidade é boa publicidade”.
Da Redação com Correio Braziliense
Nenhum comentário:
Postar um comentário