terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Lula rouba a cena em despedida de Haddad

Ex-presidente ganhou elogios em discursos e foi aplaudido de pé pelos convidados


    lula-cerimônia-haddad-tl-20120124
Ex-presidente, que faz tratamento contra o câncer, viajou a Brasília e participou de cerimônia no Planalto ao lado de Dilma

Publicidade
Em tratamento contra o câncer de laringe, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta terça-feira (24), em Brasília, da despedida de Fernando Haddad do Ministério da Educação. De chapéu preto, Lula desceu a rampa do Salão Nobre do Palácio do Planalto aos gritos de “olê, olê, olê, olá, Lula, Lula” e se sentou ao lado da presidente Dilma Rousseff.


Fiador do agora ex-ministro na corrida pela Prefeitura de São Paulo, Lula chegou ao palácio pela garagem, acompanhado de Luiz Dulci, assessor e ex-ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência. Tirou foto com servidores e subiu ao gabinete presidencial para encontrar Dilma. A presidente fez, inclusive, uma reverência especial a Lula no início de seu discurso.

- Com o passar do tempo, todos nós viramos um bando de chorões. Todos aqui choraram e também posso não conter as lágrimas. O ex-presidente Lula sempre disse para mim ‘pode chorar que não faz mal algum’. É uma honra para mim recebê-lo aqui.

Lula, que se mostrou emocionado durante toda a cerimônia, também foi citado no discurso de Haddad. Mas coube a Aloizio Mercadante, novo ministro da Educação, o momento mais íntimo do evento. Ao lembrar-se de um quadro dado a ele por Lula após as eleições de 1989, Mercadante recitou, com a voz embargada, o trecho de um poema.



- O senhor plantou semente por esse Brasil inteiro. Semente de esperança, de dignidade do povo. Uma dessas sementes foi a nossa presidente Dilma. Quem está dentro do governo sabe que ela é fundamental em toda a trajetória.

Essa é a segunda vez que Lula participa de uma cerimônia no Palácio do Planalto. Em março do ano passado, o ex-presidente esteve no local durante o funeral do ex-vice-presidente José Alencar.

Carnaval

Lula, que deixou o Salão Nobre do Planalto sem conversar com a imprensa, volta ainda hoje para São Paulo. Nesta quarta-feira (25), ele terá mais uma sessão de radioterapia, tratamento. De acordo com José Chrispiniano, assessor do ex-presidente, Lula manifestou vontade de desfilar na Gaviões da Fiel, escola de samba que vai homenageá-lo no dia 18 de fevereiro, durante o Carnaval de São Paulo.

- Ele quer muito participar, mas ainda tem de ver como vai reagir ao tratamento. Ele está tendo sessões semanais que devem durar até meados de fevereiro.

 Gustavo Gantois, do R7, em Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...