domingo, 26 de julho de 2009

Em coma induzido, Felipe Massa será reavaliado no domingo com tomografia



Boletim médico do hospital em Budapeste diz que brasileiro teve fraturas no crânio e pequena lesão cerebral após o acidente no treino de sábado

Após sofrer um grave acidente neste sábado, durante os treinos classificatórios para o GP da Hungria, o brasileiro Felipe Massa se submeteu a uma cirurgia no Hospital Militar de Budapeste. Em coma induzido e respirando por aparelhos, ele vai ser reavaliado na manhã deste domingo, quando será submetido a uma tomografia. O boletim médico informou que o piloto da Ferrari teve fraturas no crânio e uma pequena lesão no cérebro.
De acordo com o comunicado divulgado pela Ferrari, o exame médico mostrou, além do corte na testa, com cerca de oito centímetros, uma lesão na parte esquerda do crânio e uma concussão cerebral. A nota informou que a cirurgia foi bem-sucedida, mas o brasileiro passará a noite de sábado em observação na Unidade de Terapia Intensiva.
A Ferrari confirmou que o piloto está fora do GP da Hungria. Segundo o médico oficial do GP do Brasil, Dino Altmann, é possível que Massa fique até seis semanas parado.O capacete do piloto brasileiro foi atingido por uma mola de cerca de 12 centímetros, feita de metal, que se soltou do carro de Rubens Barrichello. A peça quicou na pista e acertou o capacete de Massa quando ele acelerava a aproximadamente 280km/h.

Rubens Barrichello foi ao hospital e não conseguiu ver Massa, mas conversou com os médicos e saiu mais aliviado.

- Eles não me deixaram chegar até o Felipe, o que é normal em uma situação como esta. Falei com dois doutores, e a cirurgia foi ótima. Mas como tudo que acontece na cabeça é um pouco delicado, então ele tem que passar por um momento de espera. O Felipe tem que estar relaxado neste momento, por isso o coma induzido - explicou Rubinho, em entrevista à Rede Globo.O comentarista da Rede Globo Luciano Burti também esteve no hospital.- Correu tudo bem, o médico estava satisfeito com o resultado da cirurgia. A consequência do acidente varia de pessoa para pessoa. Aparentemente, o Felipe está bem, e eles querem esperá-lo acordar para poder ter certeza de que está tudo em ordem. O momento agora é de calma. O impacto na cabeça é sempre delicado, é como se fosse um hematoma. Esperam que amanhã, quando ele acordar, isso já esteja recuperado.

A agência de notícias Associated Press atribuiu ao diretor do hospital, Peter Bazso, a afirmação de que Massa está estável, mas ainda corre risco de morte. Uma fonte da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) ouvida pela Rede Globo, no entanto, desmentiu a informação. O comentarista da Globo Luciano Burti, em sua conta no Twitter, também afirmou que não há risco- Para deixar bem claro, nada de risco de morte, como saiu em alguns sites. Ele está sedado para se recuperar da concussão cerebral, apenas isso - disse Burti.

REPORTAGEM: JAIRO SILVA

PESQUISA DE EDIÇÃO DE TEXTO: REPORTER JAIRO SILVA

FOTO: PORTAL G1 NOTICIAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...