Dentre os pontos que serão discutidos na conversa com Temer, está a solicitação de uma ajuda financeira para os municípios.
Mais de 60 prefeitos de municípios paraibanos participam, nesta quarta-feira (22), de um encontro com o presidente Michel Temer (PMDB). A audiência está marcada para acontecer no final da tarde, no auditório Petrônio Portela, em Brasília. Os prefeitos reivindicam a liberação de R$ 190 milhões para garantir o pagamento do 13º salário e para fechar as contas este ano.
O gestores estão na Capital Federal desde essa terça-feira (21). Dentre os pontos que serão discutidos na conversa com Temer, está a solicitação de uma ajuda financeira para os municípios.
Além dos representantes paraibanos, prefeitos de outras cidades brasileiras participam do encontro, e neste momento, em frente ao Congresso Nacional estão reunidos cerca de 2 mil prefeitos.
Segundo o presidente da Federação das Associações dos Municípios (Famup), Tota Guedes, os municípios estão em crise financeira e não têm mais como manter a folha de pagamento de pessoal em dia. Ele afirma que cerca de 40% das prefeituras paraibanas não têm condições de pagar o 13º salário aos servidores. “Os prefeitos não sabem mais o que fazer diante da crise e a única saída é recorrer a Brasília”, disse Tota. "Queremos sensibilizar o governo federal para que ele possa dar um aporte financeiro aos municípios para que eles cumpram seus compromissos de final de ano, já que tivemos um ano de uma crise profunda que afetou diretamente as finanças dos municípios", completou.
Em 2014, o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) socorreu os municípios com recursos na ordem de R$ 4 bilhões. Os prefeitos esperam a mesma sensibilidade do atual governo.
Da Redação com Click PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário