Escola de Nilópolis ficou a apenas dois décimos da pontuação máxima.
Homenagem ao cantor Roberto Carlos rendeu 12º título à agremiação.
Integrantes da Beija-Flor comemoram pontuação da escola no Sambódromo (Foto: Reprodução/TV Globo)
O rei da música romântica e da Jovem Guarda garantiu aos sambistas da
Beija-Flor o título de campeões do carnaval carioca em 2011 pela 12ª
vez. Com um desfile que contou a trajetória do cantor Roberto Carlos, a
escola de samba de Nilópolis, na Baixada Fluminense, foi líder isolada
na apuração realizada na tarde desta quarta-feira (9) no Sambódromo do
Rio e ficou apenas dois décimos abaixo da nota máxima.Quase dois pontos atrás da atual dodecacampeã, a Unidos de Tijuca, vencedora do carnaval no ano passado, ficou com a segunda colocação, seguida pela Mangueira.
Última a se apresentar na segunda noite do carnaval carioca, a Beija-Flor de Nilópolis entrou na avenida com uma plateia de fãs do cantor já empolgados, com bandeirinhas e as rosas que Roberto sempre distribui durante os shows. O desfile, de uma hora e 17 minutos de duração, começou às 5h16 e encerrou às 6h32 de terça-feira .
Roberto Carlos se emocionou durante o desfile em carro da Beija-Flor (Foto: Felipe Dana/AP)
O enredo "Roberto Carlos: A simplicidade de um rei" levou calhambeques, lambretas e imagens religiosas para a passarela do samba, num total de oito carros alegóricos e 4 mil componentes, divididos em 47 alas. O samba-enredo foi interpretado por Neguinho da Beija-Flor.
A infância do Rei, vivida no município de Cachoeiro de Itapemirim (ES), era tema da comissão de frente, representada por um Roberto menino que perseguia componentes que simbolizavam notas musicais. Eles entravam na escultura de um imenso rádio antigo, onde sumiam e reapareciam com a atriz Claudia Raia, que representava todas as musas inspiradoras do Rei.
O carro da Jovem Guarda trouxe como destaque os companheiros de Roberto no movimento musical, como o parceiro Erasmos Carlos e Wanderléa. Ídolo dos caminhoneiros e taxistas, estes personagens também não poderiam ficar de fora da homenagem da Beija-Flor.
Os ritmistas comandados pelos mestres Plínio e Rodney vieram vestidos como comandantes do cruzeiro “Emoções em Alto-Mar”, onde o Rei se apresenta há sete anos. Já a ala das baianas representou o amor das músicas de Roberto Carlos, vestidas com rosas vermelhas.
O carro abre-alas da Beija-Flor, última escola a se apresentar (Foto: Carolina Laureano / G1)
O romantismo esteve presente em quase todo o desfile. Cantoras que
participaram do projeto “Elas cantam Roberto”, como Hebe Camargo,
Alcione, Fafá de Belém, Rosemary e Fernanda Abreu, desfilaram no quarto
carro da Beija-Flor. “Desfilar em homenagem ao Roberto foi mais do que
um prazer, foi uma grande honra", disse Hebe após a apresentação.Para fechar o desfile, a Beija-Flor exaltou a religiosidade do cantor, com imagens sacras e mensagens de fé e paz.
Fundada em 1948, a escola representada pelas cores azul-e-branca foi campeã do carnaval carioca nos anos de 1976, 1977, 1978, 1980, 1983, 1998, 2003, 2004, 2005,2007, 2008 e 2011. No ano passado, a Beija-Flor ficou em terceiro lugar, atrás de Acadêmicos de Grande Rio e da campeã Unidos da Tijuca.
Da Redação com G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário