sábado, 31 de agosto de 2013

Chuvas fortes deixam Defesa Civil alerta para evitar deslizamentos na Capital

Entre a noite de sexta (30) e a madrugada de sábado, o órgão não recebeu nenhum chamado, mas está monitorando as 31 áreas de risco da Capital.

Rotatória da Beira Rio costuma registrar alagamentos
Rotatória da Beira Rio costuma registrar alagamentos
A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec) está alerta e intensifica o monitoramento das 31 áreas consideradas de risco em João Pessoa, devido às fortes chuvas registradas desde a noite de quinta-feira (29) e que se estenderam pela madrugada deste sábado (31).
O Plano de Contingência é executado pela Defesa Civil em parceria com a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur); Guarda Municipal; Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob); e as secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes) e Saúde (SMS); além da Companhia de Águas da Paraíba (Cagepa) e Energisa.
O órgão recebeu chamados apenas na sexta-feira (30), mas na madrugada deste sábado (31) não houve nenhuma ocorrência urgente nas áreas de risco da Capital.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela, equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) se deslocaram para a comunidade Santa Bárbara e já normalizaram a situação das famílias. “Recebemos esse chamado por meio do nosso atendimento 24 horas e prontamente atendemos a população que mora nesse local. A galeria foi desentupida e a água baixou”, acrescentou.
A Defesa Civil tem uma equipe de plantão para atender a população. Para informações e/ou chamados de emergência, a Compdec disponibiliza o telefone 0800-285-020. A ligação é gratuita e o atendimento é 24 horas.
Trânsito
A Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) trabalha no monitoramento do trânsito da Capital, mas não registrou nenhuma ocorrência relevante na manhã deste sábado (31), apesar da continuidade das chuvas, como afirmou o diretor de operações técnicas do órgão, Cristiano Queiroz.
Rodovias
A polícia Rodoviária Federal contabilizou 24 acidentes, com 11 feridos e duas mortes durante o período de chuvas fortes que ocorreram no final de semana. Além disso, a PRF ainda trabalhou na fiscalização de 548 veículos, com duas pessoas presas por embriaguez.
As autoridades orientam que os motoristas tenham atenção quanto aos equipamentos e segurança, documentos obrigatórios e redobrem os cuidados nas estradas, devido a grande quantidade de chuvas registrada no estado.
Previsão
A Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) só deve divulgar o boletim meteorológico com os números da pluviometria deste sábado (31) na segunda-feira (2).
De acordo com a previsão da Clima Tempo, o sábado (31) será nublado com ocorrência de chuvas à noite; no domingo (1) também deve chover por todo o dia.

Mário Luiz (Carioca) com Correio

Lavador de carros é assassinado no Centro de João Pessoa, diz polícia

Idoso foi morto a tiros quando caminhava no Parque Solon de Lucena.
Segundo PM, vítima trabalhava cuidando de carros no estacionamento.

 
Idoso foi assassinado a tiros no parque Solon de Lucena, em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Polícia trabalha com as hipóteses de acerto de
contas ou tráfico (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um idoso foi morto a tiros na manhã deste sábado (31) na lagoa do Parque Solon de Lucena, em João Pessoa. Segundo informações da Polícia Militar, dois homens em uma moto se aproximaram da vítima enquanto caminhava. De acordo com depoimento de testemunhas, o homem assassinado trabalhava como lavador de carros no estacionamento da lagoa.
A polícia trabalha com as hipóteses de acerto de contas ou dívida de drogas. De acordo com o cabo Cavalcanti da Polícia Militar, o idoso morto era morador de Cabedelo, na Grande João Pessoa. “Ainda não temos a identidade da vítima. Só se sabe que morava no Jacaré e trabalhava na Lagoa lavando e cuidando de carros”, comentou.
Ainda de acordo com a PM, será feita uma busca nas lojas localizadas no entorno da lagoa para saber se alguma câmera de segurança gravou o homicídio. “Ainda não sabemos as características do criminosos, talvez as gravações feitas por alguma câmera das lojas da Lagoa possam ajudar na busca dos suspeitos”, afirmou o cabo.

Mário Luiz (Carioca) com G1

Agência Bancária é explodida e criminosos fogem atirando pro alto, no Agreste da PB

Agência Bancária é explodida e criminosos fogem atirando pro alto, no Agreste da PB
(Foto: Divulgação/Polícia Militar )
Mais uma agência bancária foi explodida no Estado.  Na madrugada deste sábado (31), um grupo explodiu um banco localizado no Centro de Boa Vista, no Agreste do estado. Após explodirem o banco, fugiram atirando para o alto. 
De acordo com informações, a quadrilha chegou à agência por volta das 3h30 em motocicletas e um carro.
Os policiais encontraram o carro usado pelos criminosos, na zona rural de São José da Mata, distrito de Campina Grande, o veículo estava em chamas.
Nenhum suspeito de participação no crime havia sido localizado até o início da manhã.

Mário Luiz (Carioca) com Click PB

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Homem que matou esposa e postou foto do corpo no Facebook alega inocência em julgamento nos EUA

O norte-americano Derek Medina, de 31 anos, acusado de matar a esposa e publicar uma foto do corpo dela no Facebook, declarou-se inocente pelo crime de homicídio duplamente qualificado, nesta quinta-feira, durante a primeira fase de seu julgamento, em Miami, nos Estados Unidos.
Segundo a promotoria, em 8 de agosto deste ano, após uma discussão, Derek matou a tiros a esposa Jennifer Alfonso, de 26 anos, na casa deles, no sul de Miami. O acusado se declarou inocente das acusações, que foram reduzidas a homicídio qualificado. Familiares de Derek estiveram presentes durante o julgamento, mas não falaram com a imprensa.
Foto: POOL / REUTERS
Através de um mandado de busca e apreensão concedido na semana passada, policiais encontraram na casa do acusado a pistola usada por ele para atirar contra a companheira, depois que ela pegou uma faca, durante uma briga. A arma do crime está sendo usada como prova contra ele.
No próximo mês, o caso será levado a júri popular. O advogado de Derek, Saam Zangeneh, disse que sua equipe jurídica já está ponderando uma estratégia de defesa.
O crime
Após cometer o crime, Medina publicou uma foto do corpo de Jennifer no Facebook, acompanhado de uma confissão. O homem decidiu se entregar à polícia local e explicou que perdeu a cabeça depois de uma briga doméstica.
Na legenda da foto, na qual aparece sujo de sangue no rosto e nos braços, ao lado do corpo da esposa Jennifer Alonso, o norte-americano escreveu: “Eu vou para a prisão ou pegar uma pena de morte por ter matado minha esposa. Eu amo vocês, galera. Eu vou sentir falta de vocês, galera. Cuidem-se. As pessoas do Facebook vão me ver nos jornais”.
Foto: Reprodução / Facebook
O casal estava junto desde abril do ano passado. Na casa, estava a filha de Jennifer, de 10 anos, que não foi ferida. As autoridades de Miami não divulgaram se a criança presenciou a morte da mãe.
Derek e Jennifer
Derek e Jennifer Foto: Reprodução / Facebook
Mário Luiz (Carioca) com Extra

Técnica de enfermagem é presa suspeita de furtar remédios do Cândida Vagas, na Capital

A polícia informa que ela foi flagrada com os medicamentos dentro de um carro, no estacionamento da unidade.

Remédios apreendidos
A técnica de enfermagem Francisca de Sousa (37 anos) foi presa na tarde desta quinta-feira (29) no estacionamento da maternidade Cândida Vargas, no bairro de Jaguaribe, zona central de João Pessoa, suspeita de furtar medicamentos daquela unidade de saúde.
Remédios apreendidos
Segundo o sargento Wilton, do 1º Batalhão de Polícia Militar, as autoridades chegaram até ela depois de denúncias anônimas e a encontraram dentro de um carro com uma sacola de remédios que teriam sido furtados da maternidade.
“Estamos investigando os lotes para saber a origem dos produtos. A quantidade e as marcas desses remédios ainda estão sendo apuradas”, disse o sargento. Em depoimento, a técnica de enfermagem negou que tivesse cometido o crime e alegou que o ex-marido armou tudo isso contra ela porque não aceita o fim do relacionamento.
O secretário de saúde de João Pessoa Adalberto Fulgêncio disse que vai abrir um inquérito administrativo para investigar o caso, mas lembra que ainda não há provas de que os medicamentos encontrados foram furtados pela auxiliar de enfermagem e retirados de forma ilícita daquela unidade de saúde, porque, segundo ele, ela trabalha em outros hospitais de João Pessoa.
A direção da maternidade Cândida Vargas não se pronunciou sobre o caso. Francisca de Sousa está detida na 1ª Delegacia Distrital de João Pessoa, em Cruz das Armas.

 Mário Luiz (Carioca) com Correio

Homem foi tirar atestado de antecedentes e acabou preso em Santa Rita




Homem foi tirar atestado de antecedentes e acabou preso em Santa RitaFoto: Aguinaldo Mota
Nesta quinta-feira (29), Carlos Alberto da Silva Santos, de 32 anos, foi até o Fórum de Santa Rita para tirar o atestado de antecedentes criminais. Ao fazer o pedido, foi constatado que havia sido expedido um mandado de prisão contra ele em 2002 por estupro.
O acusado foi preso e levado para a 6ª Delegacia Distrital de Santa Rita. De acordo com a delegada, em 2002 ele havia estuprado uma sobrinha no bairro Marcos Moura e fugido posteriormente.
Em seu retorno, para ser contratado em um emprego era necessário apresentar o atestado de antecedentes criminais. Quando foi procurar o documento no Fórum de Santa Rita, encontrou o mandado e a prisão.

 Mário Luiz (Carioca) com Click PB

Idoso fica ferido após ser atingido por motociclista em João Pessoa


Acidente aconteceu na Avenida Mandacaru, na noite desta quinta-feira (29).
Motociclista e idoso foram atendidos pelo Samu.

Um atropelamento na noite desta quinta-feira (29) deixou o trânsito lento na Avenida Mandacaru, no bairro de Mandacaru, em João Pessoa. Segundo informações da Polícia Militar, um motociclista subia a avenida quando um idoso cruzou a via e foi atingido. Ainda de acordo com a PM, o idoso foi encaminhado par ao Hospital de Trauma com suspeitas de fraturas. O ciclista também ficou ferido (Foto: Walter Paparazzo/G1) 
 
Um atropelamento na noite desta quinta-feira (29) deixou o trânsito lento na Avenida Mandacaru, no bairro de Mandacaru, em João Pessoa. Segundo informações da Polícia Militar, um motociclista subia a avenida quando um idoso cruzou a via e foi atingido. Ainda de acordo com a PM, o idoso foi encaminhado para o Hospital de Trauma com suspeitas de fraturas. O motociclista também ficou ferido.
  
 
Mário Luiz (Carioca) com G1
 Foto: Walter Paparazzo

Menina de oito anos é atropelada por trem urbano em Cabedelo, na Paraíba

Criança foi arremessada pelo vagão com o impacto, segundo CBTU.
De acordo com o Samu, criança foi levada para o Trauma em estado grave.

Uma menina de oito anos foi atropelada por um trem urbano no final da tarde desta quinta-feira (29) na comunidade Vila Feliz, em Cabedelo na Grande João Pessoa. De acordo com a Companhia de Trens Urbanos do Brasil (CBTU) em João Pessoa, o trem atingiu a menina e a arremessou para fora da linha. A criança foi atendida ainda no local por uma equipe do Samu.
Segundo informações dos socorristas, a criança foi atendida e encaminhada para hospital em estado grave. O coordenador de Operações da CBTU, Franciclebe Alves, explicou que apesar da colisão, o funcionamento do trem não ficou comprometido. “Como se tratou apenas de uma colisão, os horários previstos de embarque e desembarque não foram afetados. O trem estava lotado de passageiros, mas nenhum deles ficou ferido”, relatou.
Em boletim médico divulgado pelo Hospital de Emergência e Trauma às 17h desta quinta-feira, a criança de oito anos passou por procedimentos médicos de emergência. Conforme o boletim, o estado da menina atropelada pelo trem é considerado grave.

 Mário Luiz (Carioca) com G1

7º BPM prende jovem com submetralhadora em Santa Rita

7º BPM prende jovem com submetralhadora em Santa RitaFoto: Aguinaldo Mota
Policiais da Força Tática do 7º Batalhão da Polícia Militar apreenderam um jovem com uma submetralhadora em Santa Rita. Desde sábado os policiais vêm fazendo rondas em alguns bairros da cidade devido à uma tentativa de homicídio que havia acontecido.
Henrique Francisco Nascimento Silva, de 19 anos, foi preso acusado de ser um dos participantes da tentativa de homicídio na comunidade do Cadeado, com uma submetralhadora, 29 papelotes de maconha, 21 vidros de loló e dois tabletes de maconha.
O acusado foi levado para a 6ª Delegacia Distrital em Santa Rita e vai responder por porte de arma e tráfico de drogas.

Mário Luiz (Carioca) com Click PB

Escritor paraibano Ariano Suassuna volta a ser internado no Hospital Português de Recife

Escritor paraibano Ariano Suassuna volta a ser internado no Hospital Português de Recife
RIO - Três dias após receber alta,o escritor paraibano  Ariano Suassuna voltou a ser internado no início da tarde desta quinta-feira no Real Hospital Português no Recife. Por telefone, a assessoria de imprensa confirmou a internação ao GLOBO, mas não revelou o motivo. Um boletim médico vai ser enviado à imprensa ainda nesta quinta.

O escritor, de 86 anos, deu entrada no hospital no dia 21 de agosto por causa de um infarto com “comprometimento cardíaco de pequenas proporções”, segundo os médicos classificaram. Depois de passar por exames e ficar em observação na UTI por um dia, ele foi transferido para um quarto. Na última segunda-feira, ao receber a alta hospitalar, um boletim foi divulgado com as informações de que Suassuna deveria “prosseguir com o tratamento em domicílio, onde deverá permanecer em repouso por mais 40 dias".


Membro da Academia Brasileira de Letras e assessor especial do governo de Pernambuco, Ariano se divide entre as atribuições administrativas e a vida de intelectual. Além de trabalhar em mais um romance, ele tem percorrido o país com suas aulas espetáculo, e prestigiado a exposição “Ariano Suassuna-Arte como Missão”, projeto multimídia da Caixa Cultural, que já passou por três capitais (Brasília, Rio de Janeiro e Fortaleza).

Mário Luiz (Carioca) com PB Agora

Governo volta atrás, mantém maquinetas em bares e restaurantes, mas endurece penalidades

Medida causou revolta tanto nos empresários, como nos clientes

O governador Ricardo Coutinho anunciou às entidades de bares, restaurantes e hotéis da Paraíba, em reunião no Palácio da Redenção, que vai manter o uso das maquinetas portáteis POS ('Point of Sale' ou 'Point of Service') para o pagamento de contas no cartão de crédito ou débito, mas vai elevar as penalidades às empresas que estiverem usando o equipamento de forma irregular.

“Nas últimas semanas, solicitei à Secretaria de Estado da Receita que buscasse uma solução que contemplasse esse sistema de maquinetas, mas que ao mesmo tempo inibisse as fraudes e as irregularidades sem fragilizar a fiscalização. Entendemos que a questão não é somente pela arrecadação porque a alíquota de ICMS que cobramos ao setor é de apenas 2,4%, uma das menores do país, mas é também uma questão de responsabilidade como governante e, até mesmo, de manter a concorrência leal entre as empresas do setor. Não podemos manter os benefícios já concedidos pelo Estado ao segmento quem está fora da lei e que anda no caminho certo. Por isso, é importante andarmos pelo caminho certo e cada um fazendo a sua parte”, declarou Ricardo.

Na ocasião, o secretário de Estado da Receita, Marialvo Laureano, fez uma breve apresentação aos empresários e entidades sobre as novas medidas que vão endurecer as penalidades, que serão publicadas no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira e entrarão em vigor, a partir de 1º de setembro.

As medidas, antecipadas pelo secretário aos empresários na reunião, vão endurecer as penalidades para coibir irregularidades no segmento. Os estabelecimentos de bares, restaurantes e similares que forem autuados por auditores fiscais com alguma irregularidade ou fraude no uso do POS serão multados em aproximadamente R$ 3.500,00 por maquineta irregular, que ficará também impedida de ser usada por dois anos (24 meses). Os estabelecimentos autuados perderão ainda o benefício fiscal, que concede alíquota de 2,4% ao segmento, enquanto aquelas que são optantes do Simples Nacional serão excluídas do regime.

Além dessas medidas, os autos de infração dessas empresas que usam POS irregular vão gerar processos de representações fiscais para fins penais e os nomes dos estabelecimentos serão publicados no Diário Oficial do Estado.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Paraíba (Abrasel-PB), Marcos Mozzini, e os empresários do setor elogiaram a postura e a compreensão do governador e da Secretaria de Estado da Receita em manter o uso do POS e ao mesmo tempo de aumentar as penalidades para coibir, na forma da lei, os estabelecimentos irregulares que realizam concorrência desleal no mercado. “Hoje, com essa decisão, podemos dizer que é um dia especial no Estado da Paraíba para as empresas do setor, que terá tranquilidade para atender clientela com maior comodidade. A diretoria da Abrasel e os empresários continuarão parceiros desse Governo e da Secretaria da Receita”, declarou.

CICLO VIRTUOSO – O governador Ricardo Coutinho encerrou a reunião com os empresários apontando as realizações e obras da atual gestão como o Cento de Convenções de João Pessoa e a construção de novos hotéis e resorts com o destravamento do Polo Turístico Cabo Branco, que vão alavancar o setor turístico do Estado e impactar os diversos segmentos do setor. “Essas novas obras vão beneficiar todos os segmentos do turismo, mas principalmente bares, restaurantes e hotéis. Não tenho dúvida que nos próximos anos esse setor entrará em um ciclo virtuoso de crescimento, pois vamos entrar numa nova era do turismo. Conclamo ainda que todos os segmentos da cadeia de turismo precisam se planejar e melhorar a qualificação dos serviços para não ficarem de fora desse crescimento”, apontou.

GOVERNO É PARCEIRO - O secretário de Estado da Receita informou que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado Receita, tem sido um parceiro do segmento de bares, restaurantes e similares. Para se ter uma ideia, a alíquota do ICMS do Estado é de 17%, mas para o segmento de bares, restaurantes e similares ela cai para apenas 2,4%.

“Desde dezembro do ano passado, os restaurantes, bares e hotéis da Paraíba ficaram isentos de recolher o ICMS sobre o valor pago na conta referente aos 10% concedidos aos garçons, denominado de gorjeta. O decreto 33.464 assinado pelo governador Ricardo Coutinho garantiu o repasse aos funcionários sem o desconto do ICMS”, acrescentou.

Outras medidas que reduzem os custos das empresas são as alíquotas do ICMS para as empresas do Simples Nacional do Estado da Paraíba, uma das mais baixas do país. As alíquotas do ICMS chegam a ser reduzidas em até 60% quando comparada à tabela estipulada pelo Comitê Gestor do Simples Nacional. As micro e pequenas empresas que faturam até R$ 1,260 milhão têm alíquota que oscila entre 0,5% a 2%.
 
Mário Luiz (Carioca) G1 Secom-PB

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

ACIC realiza almoço com empresários condense




 

(ACIC) com o intuito de integrar os empresários mais afastados do Conde, promoveu um almoço nesta terça-feira (27), nas instalações da Restaurante Gurugi.

De acordo com a Presidenta do ACIC, Claudia Tombolato, os empresários presentes puderam conhecer todos os benefícios que são oferecidos pela ACIC. O foco em pauta foi os planos especiais da UNIMED-SAÚDE para o coletivo empresarial.

 O empresário e microempresário Pessoa Física dos setores do Comércio, Serviço e turismo, podem aderir a diversas opções de planos de saúde em condições especiais de contratação. São diversas opções para você escolher o plano que melhor atende suas necessidades.

Claudia disse também, que a ACIC é movida principalmente para dar mais apoio e sustentação ao empresário. “Seja por meio de cursos ou parcerias, queremos oferecer ao empresário tudo para que ele tenha sucesso nos negócios”.

 O empresário Evandro disse que o almoço realizado pela ACIC foi muito importante para poder, acima de tudo, aproximar os comerciantes e empresários da região. Segundo ele, é importante que haja interação entre eles para que ambos conhecer melhor os responsáveis pela economia do bairro. 

Já para o Repórter Carioca, é muito importante a relação entre empresários, comerciantes e a ACIC. Pois, segundo ele, “A entidade pode ajudá-los não com as relações para com os empresários, mas principalmente no relacionamento com os clientes”.

Vereador Naldo Cell acredita que o comerciante ou empresário que não faz parte da ACIC, “perde muitos benefícios”. 

 
Cássio, empresário, sinalizou como positivo a presença e iniciativa da ACIC na Costa de Conde, para ele a união entre comerciantes e empresários só tende a fortalecer o empreendimento que move a economia da região.
A imprensa local também se fez presente prestigiando o evento. 

Reportagem: Rafaela Soares  
Fotos TV Conde

Bombeiros confirmam a 8ª morte em desabamento de prédio em São Paulo

Equipes de resgate ainda procuram por desaparecidos.
Outras 26 pessoas foram resgatadas com vida e levadas a hospitais.


O Corpo de Bombeiros confirmou no final da noite desta terça-feira (27) que localizou o corpo da oitava vítima fatal no desabamento de um prédio em obras na Avenida Mateo Bei, em São Mateus, na Zona Leste de São Paulo.
O corpo estava em local de difícil acesso e foi resgatado dos escombros por volta das 3h.
Anteriormente, por volta das 19h, o capitão Marcos Palumbo, porta-voz do Corpo de Bombeiros, havia confirmado a sétima morte no desabamento, todos retirados dos escombros.
Ainda segundo os bombeiros, 26 pessoas acabaram resgatadas com vida e levadas a hospitais da região.
O desabamento total do prédio de dois pavimentos ocorreu por volta das 8h30.  A estimativa é que mais de 35 pessoas estivessem na obra no momento do acidente.
Palumbo diz que as equipes trabalham em pontos com indícios de vítimas. Segundo ele, uma betoneira que tinha cimento fresco pode indicar que trabalhadores estavam naquele ponto. Além disso, os outros dois pontos foram definidos com indicações dos cães farejadores.
O coronel do Corpo de Bombeiros, Reginaldo Campos Retulho, disse que os trabalhos seguem pela madrugada em busca de desaparecidos. É possível que mais três pessoas estejam soterradas. "É uma corrida contra o tempo. Após as primeiras 24h diminuem as chances de as pessoas estarem vivas", afirmou o coronel.
Retulho estima que os trabalhos podem durar até três dias. "Torcemos para que aquele número inicial de 35 vítimas não aumente", acrescentou o coronel.
A obra estava irregular e já tinha sido multada em mais de R$ 100 mil, segundo a Prefeitura. Antes de começar a construção da loja, o terreno abrigava um posto de gasolina.
Mais um corpo é retirado dos escombros na noite desta terça (Foto: Marcelo Mora/G1) 
Mais um corpo é retirado dos escombros na noite
desta terça (Foto: Marcelo Mora/G1)
O ponto iria receber uma unidade da rede Torra Torra, que comercializa roupas populares e produtos da linha de cama, mesa e banho. A dona do imóvel, a Jamf Empreendimentos Agrícolas Ltda, não se pronunciou sobre o acidente.
O secretário das Subprefeituras, Chico Macena, esteve no local e disse que houve fiscalização. “Para nós era uma obra embargada pela Prefeitura. Portanto, irregular do ponto de vista da execução”, disse.
O secretário rebateu as críticas de uma suposta falta de acompanhamento da administração municipal. “Mesmo que a obra fosse liberada, toda responsabilidade técnica de execução é do proprietário e do engenheiro civil responsável”, disse Macena.
Em nota, a Prefeitura explicou que o responsável não apresentou pedido de Alvará de Execução. "De acordo com o Código de Obras, a obra só poderia ter sido iniciada, mesmo sem resposta da subprefeitura, caso tivessem decorridos os prazos dos dois pedidos, ou do pedido conjunto (alvará de aprovação e alvará de execução). Ainda assim, a obra ficaria sob inteira responsabilidade do proprietário e profissionais envolvidos e estaria sujeita a adequações ou até demolição", informou a Prefeitura.
Segundo a administração municipal, a Subprefeitura de São Mateus emitiu um auto de intimação e um auto de multa por falta de documentação no local da obra no dia 13 de março deste ano. Os proprietários foram multados em R$ 1.159. No dia 25 do mesmo mês, a subprefeitura emitiu uma outra multa pelo não cumprimento da primeira intimação, no valor de R$ 103.500, além de um auto de embargo.
No dia 10 de abril, os proprietários apresentaram recurso às multas e entregaram o pedido de Alvará de Aprovação de Edificação Nova (processo 2013.0.102.750-9) na subprefeitura. O pedido ainda está em análise, segundo a Prefeitura informou na tarde desta terça.
Desabamento em São Mateus (Foto: Arte/G1)
Reforma
Em nota, o Magazine Torra Torra informou que o imóvel não era de propriedade da rede. Segundo a empresa, havia um contrato de locação do prédio e a rede só assumiria o imóvel após serem finalizadas as obras estruturais pelo proprietário, a Jamf Empreendimentos Agrícolas Ltda..
"O Magazine Torra Torra não tem nenhuma responsabilidade sobre a parte de engenharia civil. No momento, uma empresa de engenharia contratada pelo Magazine Torra Torra realizava uma avaliação sobre as condições de uso do prédio. Caso esse laudo técnico fosse positivo, atestando a segurança estrutural, a rede então faria o acabamento para abrigar mais uma unidade. Ressalte-se que o Torra Torra somente entraria com a loja no local, com esse aval técnico. Este é um cuidado que o Magazine Torra Torra toma em todas as lojas da rede, devidamente avaliadas quanto à segurança estrutural, de acordo com engenheiros, para receber nossos empreendimentos", informa o texto.
Casas e pelo menos três carros que estavam nas ruas em volta do prédio foram atingidos pelo concreto que cedeu.
De acordo com o capitão Marcos Palumbo, do Corpo de Bombeiros, a obra começou há três meses - a laje tem cerca de 400 metros quadrados.
A obra deverá passar por perícia da Polícia Técnico-Científica para apurar as causas do desabamento. Segundo o major Anderson Lima, dos bombeiros, nenhuma das vítimas resgatadas relatou ter ouvido uma explosão ou cheiro de gás natural. Elas afirmam que houve um colapso estrutural.
Equipes da Comgás, da Eletropaulo e da Sabesp davam suporte a toda a operação no local do acidente.
O caso foi registrado no 49º Distrito Policial, em São Mateus. 

Mário Luiz (Carioca) com G1

Dupla é flagrada pela PM com revólver e munições na Grande João Pessoa

A prisão ocorreu durante rondas de policiais integrantes da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar

Dupla presa
Dupla presa
Wellintgon Ferreira dos Santos, 19 anos, e Jonathan da Silva Ferreira, 23 anos, foram presos na tarde desta terça-feira (27), no município de Bayeux, localizado na Região Metropolitana de João Pessoa.
Durante abordagem policial, eles foram flagrados portando um revólver calibre 38 e seis munições intactas. A dupla, que reside na cidade de Cabedelo, estava em uma motocicleta de placa JQK – 2725 / PE.
A prisão ocorreu durante rondas de policiais integrantes da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar, na Rua Treze de Maio, no Centro. Wellington e Jonathan foram conduzidos para à 5ª Delegacia Distrital em Bayeux.
 
Mário Luiz (Carioca) com Correio

Desabamento de 2 prédios na Índia mata 6 e deixa 30 desaparecidos

Edifícios de 3 andares ruíram em Vadodra, no estado de Gujarat.
Até 14 famílias dormiam nos prédios quando imóveis colapsaram.

Pelo menos seis pessoas morreram nesta quarta-feira (28) e outras 30 seguem desaparecidas após o desabamento de dois edifícios na cidade de Vadodra, no estado indiano de Gujarat, informa a imprensa local.
Equipes de resgate cortam o concreto durante operação de busca por sobreviventes após o colapso de dois edifícios na cidade de Vadodra, na Índia. (Foto: Amit Dave / Reuters) 
Equipes de resgate cortam o concreto durante operação de busca por sobreviventes após o colapso de dois edifícios na cidade de Vadodra, na Índia. (Foto: Amit Dave / Reuters)
 
Os edifícios de três andares vieram abaixo às 4h30 (hora local). Entre 13 e 14 famílias dormiam no prédio, afirmou ao canal de televisão "NDTV", com base em informações do chefe de bombeiros da cidade, H. J. Tapariya.
As equipes de resgate seguem em busca de sobreviventes que ainda estão sob os escombros, embora as autoridades desconheçam o numero exato.
"Minha família estava no edifício, meu tio, minha tia e seus dois filhos. Não sei onde estão, não consigo falar com eles por telefone", afirmou um rapaz que vivia em um dos edifícios.
Os desabamentos são comuns na Índia, frequentemente devido ao precário estado das infraestruturas e a falta de manutenção, fatores alimentados pela corrupção e pelas práticas ilegais que dominam o setor da construção no país.
Em abril, 74 pessoas morreram após a queda de um edifício irregular na cidade de Thane, próximo a Mumbai.

 Mário Luiz (Carioca) com G1

Bancos da Paraíba fecham nesta quarta-feira




Bancos da Paraíba fecham nesta quarta-feiraImagem ( Da internet)
As agências bancárias na Paraíba estaram fechadas nesta quarta-feira (28). Em comemoração ao Dia do Bancário, os bancos param suas atividades no Estado. O feriado foi instituído através da Lei nº 8.939, de 27 de outubro de 2009.
Os bancos estarão fechados em todos os municípios paraibanos e retornam as atividades normalmemte nesta quinta-feira.

Mário Luiz (Carioca) com Click PB

Incêndio destrói casa no Bairro do Bessa; bombeiros evitaram propagação do fogo

Proprietário do imóvel explicou que a casa estava sendo usada como depósito de vários materiais e equipamentos.

O curto circuito na caixa de energia ou o acumulo de material inflamável pode ter sido a causa de um incêndio ocorrido numa residência, no bairro do Bessa, em João Pessoa. Equipes do Corpo de Bombeiros estiveram no local, controlaram o fogo e evitaram a propagação para outros imóveis da rua Presidente José Alfredo, próximo a próximo à Praça do Caju.
O incêndio começou por volta das 15h e, provavelmente no terraço, onde estava armazenada grande quantidade de objetos queimados. De acordo com o Corpo de Bombeiros, por irradiação do fogo, outros cômodos da casa também sofreram danos com fumaça, calor e fuligem.
Para o local foram enviadas quatro guarnições de combate a incêndio e uma ambulância que gastaram um tempo de aproximadamente 14 minutos do comunicado ao Centro Integrado de Operações Policiais – CIOP e a chegada no local da ocorrência.
O proprietário do imóvel explicou que a casa estava sendo usada como depósito de vários materiais e equipamentos. Muitos objetos atrapalharam o combate ao fogo. Não houve vítimas, apenas prejuízos materiais.
O tenente coronel Nazareno de Oliveira, sub diretor da Diretoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros explicou que as principais causas de incêndio em residência são carga elétrica excessiva e ação pessoal acidental e, para evitar os condutores elétricos tem que ter manutenção e o projeto elétrico trocado a cada 20 anos.
O proprietário do imóvel precisa também trocar as mangueiras dos botijões de gás de cozinha, manter os equipamentos elétricos desligados quando viajar e ainda manter grande de proteção do ventilador, principalmente quando estiver ligado. Também deve evitar o uso de extensões para que não haja sobrecarga de energia elétrica. A vela acesa quando da falta de energia também pode provocar incêndio, lembrou o tenente coronel Oliveira.

Mário Luiz (Carioca) com WSCOM

GOE desarticula ponto de venda de drogas após denúncia anônima na Paraíba

Quatro pessoas foram detidas, sendo um adolescente.
Além de drogas e arma, polícia apreendeu furadeira industrial no local.


Suspeitos foram detidos na comunidade Colibris, no José Américo em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Suspeitos foram detidos na comunidade Colibris,
no José Américo em João Pessoa
Quatro pessoas foram detidas na tarde desta terça-feira (27) na comunidade Colibris, no bairro do José Américo, suspeitos de organizarem um ponto de venda de drogas. No local as equipes do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil (GOE), responsáveis pela operação, encontraram uma pistola, maconha e substância semelhante ao crack, uma quantia de dinheiro não divulgada e uma furadeira industrial que não tinha nota fiscal.
De acordo com o delegado do GOE, Thiago de Vasconcelos Sandes, as detenções e apreensões aconteceram após uma denúncia anônima através do número 197, o Disque Denúncia. “Recebemos a denúncia e caímos em campo nesta terça. Nossa equipe conseguiu mais informações com os moradores da comunidade e depois constatamos a veracidade da denúncia. Um adolescente foi detido e outros três suspeitos, maiores, foram presos na desarticulação do ponto de venda de entorpecentes”, explicou Sandes.
Sobre a furadeira encontrada no ponto de comércio de drogas, o delegado informou que existe a possibilidade dela ter sido dada por algum usuário em troca de algum tipo de droga. A possibilidade dela também ser usada para assaltos a caixas eletrônicos é outra hipótese sustentada pela polícia.
“Ainda não sabemos qual a ligação do objeto com a atividade do grupo. Nenhum dos detidos na operação trabalha com o material. A furadeira pode ter sido roubada por algum usuário e trocada por drogas. Iremos ouvir todos os envolvidos para entender a função da furadeira no local. Como não se trata de um utensílio muito comum, se o possível dono identificar o objeto como seu, peço que venha até a polícia para nos ajudar a colher mais informações”, concluiu o delegado do GOE.
Todo material apreendido e os suspeitos detidos foram encaminhados para delegacia do GOE, no Centro de João Pessoa.
Furadeira insdutrial foi apreendida pela polícia no ponto de venda de drogas, em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1) 
Furadeira industrial foi apreendida pela polícia no ponto de venda de drogas, em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Mário Luiz (Carioca) com G1

“Se tiver um projeto bem feito tudo acontece rápido!”, recomenda Aguinaldo Ribeiro

“Se tiver um projeto bem feito tudo acontece rápido!”, recomenda Aguinaldo Ribeiro
O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), durante a inauguração da macrodrenagem urbana do Canal do Frango, em Patos (PB) na noite de ontem (26), afirmou que a obra é o resultado da atual economia e a ampliação da capacidade de investimento do país nos últimos anos.

Durante o evento, ele aproveitou para falar sobre a escassez de projetos de qualidade para que o Governo Federal possa investir cada vez mais. “Quero parabenizar o projeto do Canal do Frango. Temos dificuldade de investir pela falta de projetos. Se tiver um projeto bem feito tudo acontece rápido”, observou Aguinaldo Ribeiro

"Pela primeira vez temos uma situação diferente. O Brasil hoje tem uma economia sólida e melhorou sua capacidade de investimento. Temos recursos para investir em todo país”, disse Aguinaldo Ribeiro.O Canal do Frango é a maior obra de macrodrenagem do sertão da Paraíba, beneficiará 5.445 famílias com investimento de R$ 27,6 milhões. A construção contempla os bairros do Morro, Liberdade, Jardim Queiroz, Novo Horizonte, Belo Horizonte, Noé Trajano e Jardim Europa até desaguar no Rio Espinharas. As obras são para controlar as cheias e evitar inundações, além de minimizar riscos e prejuízos em áreas de grande extensão.

“Estamos a disposição para trazer novos recursos à cidade. Queremos transformar a vida das pessoas e a cidade no lugar que querermos”. Na ocasião, o ministro Aguinaldo Ribeiro e a prefeita de Patos, Francisca Motta, assinaram o Termo de Compromisso para ampliação das obras de macro-drenagem do Canal do Frango. A segunda etapa da obra será de manejo das águas pluviais que complementam a drenagem da Bacia do Canal do Frango.

O investimento será de R$ 16,9 milhões. Serão construídos dois canais: o Canal Novo Horizonte e o Canal Noé Trajano, em complementação às obras de drenagem da Bacia do Canal do Frango.

Mário Luiz (Carioca) com PB Agora

Ambulâncias voltam a ficar paradas na Paraíba por conta de macas retidas

Hospital afirmou que nenhuma maca ficou retida por mais de 30 minutos.
TV Cabo Branco flagrou três ambulâncias paradas na manhã desta terça.

O problema das macas retiras no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa foi flagrado novamente na manhã desta terça-feira (27). O problema já havia acontecido nos dias 1 e 9 de agosto, quando o Trauma se defendeu afirmando que as macas passam um tempo maior na unidade porque o Samu encaminha pacientes que não são do perfil do Hospital e que, por isso, passam pelo atendimento nas próprias macas das ambulâncias.
O Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa informou que nenhuma maca ficou retida por mais de 30 minutos, tempo suficiente apenas para os primeiros atendimentos aos feridos.
O flagrante foi feito por uma equipe da TV Cabo Branco, por volta das 11h. Foram vistas três ambulâncias paradas no patio da unidade hospitalar por causa das macas que estavam retidas no interior do Trauma. Uma empresário que preferiu não se identificar, estava no local acompanhando um paciente e afirmou que mais cedo a situação era ainda pior.
“Seis ambulâncias do Samu e uma da Polícia Rodoviária Federal estavam esperando a maca ser liberada. Um senhor em estado grave teve que ser carregado nos braços para ser atendido”, contou o empresário.
Joseane Paiva, técnica de enfermagem também precisou dos serviços do hospital e denunciou as falhas presenciadas por ela. “Estava lotado, muita gente pre ser atendida e não tinha cadeira nem para os pacientes que chegavam. Vi uma criança e um senhor tendo que serem carregados nos braços por causa da falta de macas ou cadeiras”, disse.
Problema antigo
Socorristas e condutores do Samu registraram a retenção de macas das ambulâncias pelo Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa no dia 9 de agosto. Segundo o Samu, pelo menos quatro ambulâncias ficaram paradas por cerca de uma hora, impedidas de realizar novos atendimentos.
Segundo o Trauma, havia sido feito um acordo entre a administração do hospital e o Samu através do Ministério Público da Paraíba para que o perfil dos pacientes fosse levado em consideração na hora da remoção para hospitais da capital, mas que o acordo não está sendo cumprido pelo Samu, prejudicando a devolução rápida das macas.
No dia 1º de agosto, profissionais do Samu foram até a delegacia para registrar um boletim de ocorrência relatando o problema de retenção das macas. Na ocasião, seis ambulâncias ficaram paradas por conta das macas. À época, o diretor do Hospital de Emergência e Trauma, Edivan Benevides, negou o problema e criticou a denúncia feita pelo Samu.

Mário Luiz (Carioca) com G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...