segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Guerra entre traficantes deixa cariocas em alerta

Um helicóptero da Polícia Militar foi atingido. Dois policiais que estavam a bordo morreram.


O fim de semana começou ao som de tiros na Zona Norte do Rio por causa de uma guerra entre traficantes numa favela. A polícia ocupou a região e os bandidos reagiram incendiando ônibus em outros bairros.


Nos tiroteios, um helicóptero da Polícia Militar foi atingido. Dois policiais que estavam a bordo morreram. De acordo com a Secretaria de Segurança, dez criminosos foram mortos nos confrontos.

Os tiros eram ouvidos à distância. Foi assim que moradores de Vila Isabel acordaram neste sábado (17). “Foi intenso, parecia guerra”, diz o morador Pedro Quintana Neto.

Os tiroteios começaram de madrugada no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio. Por volta de 1h, a favela foi invadida por traficantes de um morro próximo, o São João.

A guerra entre as duas quadrilhas dura meses. Mas desta vez, segundo a PM, os invasores tiveram ajuda de 200 bandidos de outras favelas da Zona Norte, que se reuniram em Manguinhos e no Jacarezinho antes do ataque.

Parte dos criminosos teria ido em um caminhão que também levava armas. Ainda, segundo a polícia, um bando do Parque Arará, em Benfica, também participaria. Mas foi surpreendido pela PM quando roubava carros numa avenida. Os criminosos reagiram explodindo uma granada. Seis pessoas ficaram feridas e três bandidos morreram.

Durante a manhã, policiais de pelo menos três batalhões ocuparam o Morro dos Macacos, com ajuda de um carro blindado. Em um dos acessos à favela, pneus foram incendiados no meio da rua. Assustados, motoristas voltaram de marcha a ré. Ônibus também desviaram. Muitos moradores tiveram que esperar horas até voltar para casa. Houve confusão e um carro da PM foi apedrejado. Os policiais reagiram com spray de pimenta. Novos tiroteios aconteceram durante toda a manhã.

O Batalhão de Choque recebeu a notícia de que os bandidos estariam pedindo ajuda a comparsas - chamados de vagabundos pelos policiais - e determinou a reação.

Estão dando notícia que estão chamando vagabundos de tudo quanto é lugar para trazer munição para eles, correto? Então, o que vocês vão fazer? Vão cercar aquela situação, vão fazer a rapidez total, pente fino!

Por volta das.... da manhã, o momento mais dramático. Um helicóptero da PM foi atingido e começou a pegar fogo no ar. O piloto conseguiu pousar numa vila olímpica, mas a aeronave explodiu em seguida.

Segundo a Secretaria de Segurança, quatro policiais estavam a bordo. Dois morreram na hora. Durante a retirada dos corpos, os bandidos, do alto do morro, começaram a atirar. A PM teve que dispersar a multidão.

O sindicato das empresas de ônibus estima que dez ônibus tenham sido queimados. As carcaças foram saqueadas. Também no início da tarde, uma escola pegou fogo em um acesso ao Morro dos Macacos. Não houve feridos. Com o clima tenso, um supermercado fechou as portas.

Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Video: Globo.com



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...