quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Garis trabalham sem equipamentos de proteção obrigatórios na cidade de Conde

Em contato com lixo, profissionais ficam expostos a doenças.tjsrirx
Os garis contratados para trabalhar na coleta de lixo na cidade de Conde ficam expostos a riscos.


Fotos feitas   pela reportagem da TV Conde mostram que alguns trabalham sem usar os equipamentos de proteção individual (EPIs). Os garis recolhem o lixo sem luvas. Não usam uniforme, nem calçados adequados.20151209151146

Perguntado sobre a ausência dos equipamentos obrigatórios de proteção, um gari respondeu:
“Somos obrigados a retirar todos os resíduos das lixeiras com as mãos, sem proteção de luvas”, afirma um gari que não quis se identificar.

Infelizmente é essa a realidade que verificamos no dia a dia. É visível que as equipes de garis que trabalham na limpeza das ruas, é exposto a todos os riscos, entre eles o de contrair doenças cancerígenas e respiratórias. Os garis que fazem a varrição das ruas e o recolhimento do lixo de nosso município, muito das vezes estão sem o equipamento completo, em especial a máscara semi facial filtrante, equipamento que em conjunto com os demais mencionados na Lei 6514, oferecem a segurança adequada para esse tipo de serviço.
vmstrzkrt

“É uma situação desumana a que estão sendo submetidos esses trabalhadores, que são pessoas responsáveis diretamente para que a cidade esteja sempre limpa e agradável, e pelo menos deveriam receber condições dignas de trabalho”
De acordo com o um especialista em segurança do trabalho, nessas condições os trabalhadores ficam expostos a uma série de riscos. "São matérias orgânicas, às vezes em decomposição, que criam alguns microrganismos. Durante esse manuseio, ele pode ter necessidade de coçar o olho ou a boca. Ou então ele vai transferir aquele material do lixo para seu corpo. Por isso a necessidade do uso dos EPIs", explicou.
Pela legislação que regula o setor, durante o trabalho, os garis devem usar luvas, botinas, máscaras, óculos, bonés e protetores de ouvido. O kit com esses itens de segurança custa, em média, R$ 50.

Reportagem: Mário Luiz Carioca
Fotos: TV Conde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...