Operação contará com instalação de posto de saúde, ações das vigilâncias sanitária, ambiental, epidemiológica e Samu
A Secretaria de Saúde do Município de Conde preparou um esquema especial de trabalho para o período de carnaval que terá início na sexta-feira (17) com show dos Cavaleiros do Forró e Forró da Xeta. Entre as ações, de acordo com a secretária de Saúde, Maria José de Andrade Carneiro, está a instalação de um posto de saúde, com plantão de 24 horas. Em toda a operação, o Município vai contar com 48 profissionais de saúde.
No Posto deverá trabalhar uma equipe composta por um médico, uma enfermeira e três técnicos de saúde. A secretária explicou que durante todo o período de carnaval será intensificado o trabalho da vigilância sanitária com fiscalizações junto aos restaurantes, lanchonetes, bares, panificadoras, mercadinhos e demais comércios da cidade. Nessa ação estarão envolvidos dois médicos veterinários e biólogos, quatros fiscais sanitários e um motorista.
Ainda será desenvolvida uma ação de vigilância em saúde com acolhimentos aos foliões e turistas, entrega de panfletos educativos, distribuição de preservativos masculinos e femininos. Esse trabalho contará com apoio de seis agentes de saúde do Município de Conde e um coordenador.
“Vamos também mobilizar a nossa vigilância ambiental e epidemiológica com visitas domiciliares, orientação aos banhistas sobre a dengue e entrega de panfletos educativos”, disse Maria José. Somente essa ação deverá envolver 19 agentes de endemias. A operação da Secretaria de Saúde de Conde durante o Carnaval contará ainda com o serviço do Samu Ambulância, com um pronto atendimento de urgência e emergência em qualquer ponto da cidade de Conde, um Samu “Motolância” que fará esse atendimento em lugares de difícil acesso. Estes serviços de Samu contarão com suporte de nove profissionais de saúde, sendo quatro técnicos, quatro condutores socorristas e condutor técnico em enfermagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário