terça-feira, 29 de janeiro de 2013

PF realiza operação na Paraíba e no Distrito Federal nesta terça-feira

Pelo menos 85 imóveis foram sequestrados durante ação na Paraíba.
Operação Mãos Vazias é um desdobramento da Operação Mãos Limpas.


Polícia Federal deflagrou operação para cumprir mandados do STJ (Foto: Walter Paparazzo/G1) 
PF cumpre mandados em Manaíra, João Pessoa
(Foto: Walter Paparazzo/G1)
Equipes da Polícia Federal realizam na manhã desta terça-feira (29) a Operação Mãos Vazias, com três mandados busca e apreensão em João Pessoa e um no Distrito Federal. Também foram cumpridos mandados de sequestro de imóveis e de ações da Bolsa de Valores. A ação é um desdobramento da Operação Mãos Limpas, que prendeu suspeitos de lavagem de dinheiro no Amapá em setembro de 2010.

De acordo com a assessoria da Polícia Federal, já foram sequestrados 85 imóveis, sendo a maioria na Paraíba. Os aluguéis dos imóveis sequestrados foram bloqueados e serão depositados em conta judicial. Os valores estimados dos imóveis adquiridos ilicitamente, que foram sequestrados durante a ação, superam os R$ 30 milhões.
Polícia Federal deflagrou operação para cumprir mandados do STJ (Foto: Walter Paparazzo/G1) 
Operação acontece em João Pessoa e no DF
(Foto: Walter Paparazzo/G1)
Os mandados foram expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça, em decorrência de inquérito instaurado na Paraíba, com base na Lei de Lavagem de Dinheiro (Lei nº 9.613/1998), cujo crime teria sido cometido, entre outros, por um Conselheiro do Tribunal de Contas do Amapá, detido na Operação Mãos Limpas.
Operação Mãos Limpas
A ação foi deflagrada no dia 10 de setembro de 2010. A primeira fase da operação resultou na prisão de 18 pessoas, entre elas o governador Pedro Paulo Dias (PP) e seu antecessor, Waldez Góes (PDT). Eles e mais 14 pessoas já foram liberadas e Pedro Paulo, inclusive, reassumiu o cargo.
A Operação Mãos Limpas decorreu de um inquérito no Superior Tribunal de Justiça (STJ) que teve como relator o ministro José Otávio Noronha. No dia 10 de setembro foram deslocados 600 policiais federais para cumprir no Amapá e em outros três estados 18 mandados de prisão, 87 mandados de condução coercitiva e 94 mandados de busca e apreensão.
As suspeitas de corrupção no Amapá sob investigação remontam ao ano de 2003. Uma das faces mais visíveis das irregularidades, segundo a PF, é um esquema de desvio de recursos da União repassados à Secretaria de Educação do Amapá, provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

Mário Luiz (Carioca) com G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...