O câncer de mama constitui-se na primeira causa de morte dentre as neoplasias em mulheres. Na Paraíba, 550 mulheres foram acometidas pelo câncer em 2010
Pelo segundo ano consecutivo a sede do Ministério Público Federal na Paraíba, em João Pessoa, estará iluminada na cor rosa, durante o mês de outubro, para lembrar a luta mundial de combate e prevenção ao câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de mama constitui-se na primeira causa de morte dentre as neoplasias em mulheres e tanto a incidência como a mortalidade têm aumentado. A detecção precoce é fundamental para controlar o câncer, reduzir internações e a mortalidade.
De acordo com dados publicados em setembro de 2001 pela The Lancet (publicação científica na área médica, especializada em oncologia), em três décadas, o numero de casos de câncer de mama mais que dobrou no mundo. De 641.000 casos em 1980, passou para 1.643.000 em 2010. Ainda segundo o estudo, o câncer de mama matou 425.000 mulheres em 2010, das quais 68 000 tinham entre 15 e 49 anos nos países em desenvolvimento.
No Brasil, segundo o Inca, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas. As estimativas feitas para 2010, válidas também para 2011, foram de 49 mil novos casos de mulheres acometidas pelo câncer. Destas mulheres, estima-se a morte de 10 mil por ano, por fatores que vão desde a detecção tardia do câncer até a longa demora na fila de espera pelo tratamento através do Sistema Único de Saúde (SUS). Na Paraíba, o Inca estimou em 550 o número de novos casos de mulheres acometidas pelo câncer de mama em 2010.
A campanha – O objetivo da campanha é conscientizar as mulheres sobre a necessidade de se detectar precocemente o nódulo cancerígeno. De acordo com o Inca, o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura câncer de mama, devendo o exame clínico das mamas ser realizado em todas as mulheres que procuram o serviço de saúde, independente da faixa etária. Conforme recomendação do Ministério da Saúde, a mamografia deve ser feita anualmente pelas mulheres de 40 a 49 anos, e, pelo menos, a cada dois anos, pelas mulheres de 50 a 69 anos.
Iluminação rosa - A ação de iluminar ambientes de acesso público na cor rosa - cor símbolo da luta contra o câncer de mama, durante o mês de outubro é uma forma prática de divulgar para a população a luta contra o câncer de mama. A tradição, que surgiu nos Estados Unidos, se espalhou pelo mundo e a campanha já iluminou vários monumentos como a Torre de Pisa, na Itália, o Arco do Triunfo, em Paris, a Casa Branca, em Washington, e até as Pirâmides do Egito.
No Brasil, já foram iluminados a estátua do Cristo Redentor (RJ), a Pinacoteca (SP), a Ópera de Arame (PR), o memorial Juscelino Kubitschek (DF), dentre outros prédios públicos e monumentos em vários estados.
Ascom MPFPB
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