quarta-feira, 31 de outubro de 2012

MPPB vai lançar 'Portal 127' para combater corrupção

A partir de amanhã, os paraibanos vão dispor de mais uma ferramenta para ajudar no combate à corrupção: o “Portal 127”.

Portal 127
Portal 127
Através da internet, a população poderá encaminhar ao Ministério Público da Paraíba (MPPB) denúncias sobre irregularidades praticadas, inclusive, durante as eleições municipais de 2012.
O portal www.127.mp.pb.gov.br será lançado, às 10h, durante o “2º Encontro de Promotores Eleitorais”, que será promovido pelo MPPB, no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB).
Os promotores de Justiça que atuam nas 77 Zonas Eleitorais do estado participarão do evento que tem como principal objetivo traçar diretrizes de atuação do Ministério Público Eleitoral com enfoque especial nas inovações trazidas pela “Lei da Ficha Limpa” (Lei Complementar 135/2010) e na Lei das Inelegibilidades (Lei Complementar 64/90).
Durante o evento também será inaugurada a ‘”Sala de Monitoramento Eleitoral’”, no TCE. O novo ambiente dará suporte para o acompanhamento de todo e qualquer tipo de saque atípico das contas das prefeituras durante o período eleitoral deste ano.

O terceiro encontro eleitoral está previsto para o dia 21 de setembro e vai ocorrer no Auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em João Pessoa. Nessa data será focado, em específico, o dia das eleições e todos os trabalhos de monitoramento e acompanhamento do pleito entre as instituições envolvidas.

Denúncias


Segundo o promotor de Justiça que coordena o Centro de Apoio às Promotorias Criminais (CaoCrim), os canais de comunicação do MPPB com a sociedade vão possibilitar o encaminhamento de denúncias para investigações no âmbito criminal e eleitoral, inclusive por meio de ligação telefônica, através do número 127.

As pessoas que ligarem serão atendidas por uma central telefônica que funcionará 24 horas diárias, sete dias por semana.

O cidadão poderá encaminhar sua denúncia para que o Caocrim faça o encaminhamento ao órgão da execução competente. ““Há uma recomendação do procurador-geral de uma ação muito incisiva, forte e firme no combate ao crime. Estamos disponibilizando duas ferramentas de alta tecnologia à coletividade para que a gente possa colher essas informações que existem. A pessoa que denunciar pode solicitar, inclusive, o sigilo quanto a sua identidade, o que será preservado por nós”, explicou.

Mário Luiz (Carioca) com Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...