terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Bebê morre na PB e suspeita é que ele tenha sufocado com leite materno


Bebê de dois meses morreu na manhã desta terça em João Pessoa.
Bombeiro ensina o que fazer em caso de engasgamento. 

Bebê morreu em casa e suspeita é que ele sufocou com leite materno em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Quando o Samu chegou ao local, bebê já estava
morto (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um bebê de dois meses morreu na manhã desta terça-feira (8) no bairro Valentina em João Pessoa. O médico Temístocles, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atendeu o bebê, disse que a suspeita é que o menino tenha morrido sufocado com o leite materno, mas apenas a perícia é que vai apontar a causa da morte.
O G1 esteve no local para tentar falar com os familiares, mas eles estavam abalados com a notícia e preferiram não dar detalhes sobre o caso.
De acordo com testemunhas, a mãe da criança é uma adolescente de 16 anos. "Segundo familiares, a criança estava sem respirar desde às 6h30. Quando nós chegamos constatamos a morte", disse o médico do Samu.

O caso é tratado como acidente e será investigado. De acordo com o major Marcelo Lins, do Corpo de Bombeiros, o engasgamento acontece quando algo que deve de ir para o estômago, por um algum motivo, acaba desviando e seguindo para o pulmão.

Orientação dos bombeiros
O major Marcelo Lins disse que caso de engasgamento de lactantes não é comum, mas acontece e as pessoas devem agir rapidamente para desobstruir as vias respiratórias dos bebês.
“A manobra feita para solucionar o engasgamento é conhecida como manobra de Heimlich, existe o tipo para adultos e também para crianças”, disse o major. É necessário colocar a criança com a barriga para baixo na mão ou antebraço da pessoa que for fazer o salvamento. É importante que cabeça do bebê fique bem apoiada.
Em seguida, com a mão em forma de concha a pessoa deve bater entre os ombros da criança. “A técnica diz que é para bater por três vezes e ver se saiu o excesso de leite pela boca ou nariz da criança”, explicou. A técnica força uma tosse para que a criança consiga expelir o leite.
Em casos desse tipo, as pessoas podem ligar para o Samu (192) e Corpo de Bombeiros (193).

Mário Luiz (Carioca) com G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...