terça-feira, 29 de julho de 2014

Comerciantes são notificados para remover bares em praia da Paraíba

Donos de bares também devem pagar multa pela ocupação irregular.

Segundo o MPF, bares exercem atividade comercial em área da União.

Os donos de cinco bares instalados na Praia do Jacaré, na cidade de Cabedelo, Região Metropolitana de João Pessoa, têm até o dia 28 de agosto para desocupar o local, de acordo com uma determinação solicitada pelo Ministério Público Federal (MPF). De acordo com a superintendente do Patrimônio da União na Paraiba, Daniela Bandeira, os comerciantes foram notificados na segunda-feira (27).
De acordo com a ação julgada pelo MPF, por estarem localizados em área da União e sem autorização legal para funcionar, os comerciantes ainda devem pagar os tributos pela utilização indevida da área. Segundo Daniela, as cobranças serão feitas após a saída dos donos dos empreendimentos e a demolição das estruturas. “A ação não cabe mais recurso administrativo e esses comerciantes devem sair voluntariamente para evitar uma ação coercitiva”, disse a superintendente.
Leonardo Mendes, presidente da Associação dos Bares e Restaurantes do Parque do Jacaré, confirmou o recebimento da notificação e informou que os comerciantes ainda estão analisando o documento e só vão se pronunciar depois, através de advogados.
O procurador José Godoy Bezerra de Souza explicou que a desocupação tem dois motivos. “Tem a motivação patrimonial, que são bens da União que estão sendo ocupados de forma irregular por particulares em atividades comerciais sem a devida licitação. Por outro lado, tem o aspecto ambiental. Nós sabemos que aquela região é um dos maiores patrimônios ambientais do Estado da Paraíba, uma área de raríssima beleza e que para ter qualquer empreendimento ali, necessita do devido licenciamento ambiental, que também não ocorre", explicou.
Bar do Surfista é demolido após 30 anos de funcionamento  (Foto: Walter Paparazzo/G1) 
Bar do Surfista é demolido após 30 anos de
funcionamento (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Casos semelhantes
Uma medida semelhante já foi tomada na Praia do Poço, também em Cabedelo. De lá foram retirados sete bares e há a previsão para a retirada de outros 23 que ainda estão no local porque o processo ainda está tramitando na Justiça.
A mesma coisa também aconteceu na Praia de Intermares, de onde foi retirado o Bar do Surfista, um bar tradicional que funcionava na praia e que teve que deixar o local por causa da mesma justificativa.

Mário Luiz (Carioca) com G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...