sexta-feira, 1 de maio de 2015

Saúde confirma surto de doença com manchas vermelhas no corpo na Paraíba

Casos vão começar a ter notificação específica, diz Secretaria Estadual.
Há relatos de casos em pelo menos quatro regiões do estado.

O surto da doença que provoca manchas avermelhadas na pele foi confirmado nesta quinta-feira (30) pela Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba. Segundo a Gerência de Vigilância em Saúde, uma nota técnica está sendo elaborada e deve ser publicada ainda nesta quinta-feira para orientar todas as Secretarias Municipais de Saúde sobre a notificação dos casos. Mesmo sem notificação específica, a SES já recebeu relatos da doença no Sertão, Cariri, Brejo e todo o Litoral.
A notificação quer tornar possível o acompanhamento dos casos em que são registradas as manchas pelo corpo, acompanhado ou não de outros sintomas como febre e dores nas articulações, mas que não se encaixa em quadros de dengue, rubéola ou catapora.
Ainda de acordo com a gerência, uma investigação prévia foi feita junto a alguns municípios, como Monteiro, São José do Sabugi e Itabaiana. Uma parte dos casos teve resultado positivo para sorologia de dengue.
A partir da emissão da nota técnica e da confirmação de surto, os casos devem ser registrados como ‘exotema a esclarecer’. Os pacientes vão ser encaminhados para acompanhamento com exames laboratoriais, usando o Lacen como referência para a sorologia e isolamento do vírus.
Os casos geraram uma grande demanda nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Unidades de Saúde da Família, mas a gerência esclarece que a doença tem evolução benigna e de curta duração. O pedido é que quem apresentar os sintomas deve procurar uma unidade de saúde para que o caso seja avaliado e notificado e o tratamento é feito para controlar os sintomas.
A Secretaria também confirma que, até agora, o que se sabe é que a doença é transmitida pelo mesmo vetor da dengue e da Chikungunia, o Aedes aegypti. A Secretaria disponibilizou dois telefones de contato para quem tiver dúvidas sobre o procedimento diante da doença: (83) 3218-7331 e 0800-281-0023.

 Mário Luiz (Carioca) com G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...