A
Superintendente de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) está
implantando lombadas físicas em vias publicas da cidade. O objetivo é
diminuir a velocidade dos veículos e, consequentemente, reduzir o índice
de acidentes em pontos de grande fluxo. Nos últimos nove meses, foram
instaladas 21 lombadas físicas em nove bairros e recuperadas cinco, em
dois, de acordo informações da Assessoria de Planejamento desta
Autarquia. A instalação de ondulações transversais deve seguir regras
estabelecidas na resolução 39 do Conselho Nacional de Trânsito
(Contran).
As lombadas físicas mais recentes foram implantadas no Alto do
Mateus, na Rua Francisco José das Neves; no Padre Zé, na Rua Mardokeu
Nacre, 19 metros do cruzamento com a Rua Frei Albino; e no Bessa, na Rua
Bel José de Oliveira Curchatuz, a 20 metros da rotatória e também em
Manaíra, na Rua Paulino Pinto.
Também foram contemplados com instalação de ondulações transversais
os bairros de Mangabeira (2), Jardim Cidade Universitária (1), Pedro
Gondim (1), Manaíra (12), Jardim Veneza (1), Paratibe (1). Foram
recuperadas duas lombadas nos Funcionários III e três no Altiplano Cabo
Branco.
Pedidos – O órgão de trânsito recebe, mensalmente,
uma média de 30 pedidos de instalação de lombadas feitos por comunidade.
Antes de implantar as lombadas, os técnicos da área de planejamento
fazem uma visita ao local, analisam a via, e depois fazem um estudo de
engenharia de tráfego para saber a viabilidade da implantação dessa
sinalização.
As lombadas não podem ser instaladas em qualquer ponto, pois o
mecanismo pode complicar a segurança no trânsito, ou mesmo atrapalhar as
situações de emergência como veículos de bombeiros ou ambulâncias, por
isso o órgão segue à risca a regulamentação federal. Para colocação das
ondulações transversais algumas características são observadas, segundo
Marcos Monteiro, da Assessoria de Planejamento, entre elas podemos
citar: o índice de acidente significativo ou risco de potencial acidente
na via, a ausência de ladeiras ao longo do trecho e o volume de tráfego
inferior a 600 veículos por hora durante o período de pico.
Marcos Monteiro disse que lombada física traz segurança e
tranqüilidade, principalmente perto de escolas ou em locais com grande
movimentação de pedestre.
Sinalização- Todas as lombadas implantadas recebem sinalização vertical e
horizontal
logo após a sua conclusão. São placas compostas de sinalização de
advertência com informações auxiliares. A STTrans implanta dois tipos de
lombadas físicas: a I e a II. A do tipo I só pode ser instalada quando
houver necessidade de serem desenvolvidas velocidades até um máximo de
20 km/h, em vias locais, onde não circulem linhas regulares de
transporte coletivo.
Já a do tipo II só pode ser implantada em vias rurais (rodovias) em
seguimento que atravessem aglomerados urbanos em edificações lindeiras;
coletoras ou locais, quando houver necessidade de serem desenvolvidas
velocidades até um máximo de 30 km/h. A do tipo I possui 1,50 m de
largura e a tipo II 3,60, ambas medindo de 8 a 10 centímetros de altura.
As lombadas são feitas de Pré-misturado a frio (PMF).
Da Redação com Secom-JP
Missa de 7º dia em homenagem ao ex-prefeito Aluísio Régis foi realizada
sábado em Jacumã e domingo no centro de Conde
-
*Povo Condense dá seu último adeus ao ex-prefeito Aluísio Régis*
A missa de 7ª Dia em homenagem ao ex-prefeito Aluísio Régis, aconteceu na
noite de sábado ...
Há um ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário