O
Governo do Estado vai regionalizar o Serviço de Atendimento Móvel de
Urgência (Samu) e implantar mais 96 bases de atendimento até o final de
2011. No ano passado, o Ministério da Saúde encaminhou 160 ambulâncias
para a Paraíba. Desse total, 32 já foram utilizadas para renovação da
frota em João Pessoa e nos municípios de Campina Grande, Patos, Sousa e
Piancó. Ao todo, 38 foram encaminhas para as bases descentralizadas e já
estão funcionando. Atualmente, o Estado tem 32 bases do Samu que
atendem 80 cidades – o equivalente a 57,5% da população.
Quando as 96 bases do Samu estiverem funcionando, todos os 223
municípios paraibanos serão atendidos pelo serviço. O coordenador da
Rede de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, Walber Alves
Frasão Júnior, informou que já foi solicitado ao Comando do Corpo de
Bombeiros um estudo técnico de descentralização do serviço de resgate no
Estado e realizadas reuniões com os colegiados gestores de todos os
municípios da Paraíba para assessoramento e agilidade do processo de
regionalização.
O
Governo do Estado já realizou repasse financeiro de 25% da
contrapartida exigida pelo Ministério da Saúde a todos os Samus
habilitados e já iniciou o processo de compra de todo o sistema de
radiocomunicação e de 10 torres repetidoras para doação às bases
descentralizadas.
Técnicos da Saúde fizeram visita especializada aos hospitais
municipais, filantrópicos e estaduais da rede de urgência e emergência
para traçar um diagnóstico real do serviço no Estado e está
estabelecendo o serviço de acolhimento por classificação de risco na
porta de entrada do Hospital Regional de Trauma de Campina Grande. A SES
também está renovando a frota de ambulâncias da rede hospitalar
estadual.
Da Redação com Secom-PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário