Polícia Federal e Militar prendem três candidatos a vereador e 35 eleitores na Paraíba
Em João Pessoa, apesar a eleição estar transcorrendo com traquilidade, duas pessoas foram presas, até o momento, e levadas para o ginásio Ronaldão, no Cristo Redentor. Um dos homens foi detido por ter agredido verbalmente o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB). O outro foi detido por distribuir santinhos de um candidato.
De acordo com a delegada da Polícia Civil Ivanise Olímpio, o governador acompanha alguns eleitores que votavam no colégio José Lins do Rêgo ao lado da candidata a prefeita da Capital, Estela Bezerra (PSB), quando o eleitor José Batista Targino de Moura tentou agredir fisicamente o socialista e disparou palavras de baixo escalão.
A Polícia Federal e Polícia Militar já realizaram 38 prisões e apreensões desde as primeiras horas deste domingo (7) em todo o estado da Paraíba. Foram três candidatos a vereador e 35 eleitores detidos devido a descumprimento da legislação eleitoral.
Brejo
No Brejo, um vereador e dois homens foram presos na madrugada de hoje. De acordo com o coronel Arilson Valério, comandante do 10º BPM em Campina Grande, o vereador e candidato a reeleição em Alagoa Nova, Matias Antônio de Sousa, 42, foi preso portando vários documentos de eleitores, caixas de remédios, camisetas, sapatos e dinheiro em espécie, dentro de um veículo.
Agreste
No Agreste, dois homens foram presos no município de Matinhas acusados de jogar grampos na estrada para evitar a passagem da polícia e dificultar o acesso de políticos adversários.
Em Guarabira, por volta do meio dia, cinco militantes foram pegos fazendo boca de urna nas imediações da escola municipal Raul de Freitas Mousinho.
Os acusados foram presos pela Polícia Militar e conduzidos para o ginásio do SESC (Serviço Social do Comércio), onde estão sendo levados os suspeitos de crime eleitorais.
De acordo com a polícia, os militantes estariam distribuindo material de campanha de um dos candidatos a prefeito.
Sertão
No Sertão, no município de Piancó prendeu 23 pessoas. Elas foram detidas por causa de uma lei que circulava na cidade de Toque de Recolher, proibindo as pessoas de ficar nas ruas após as 22h do sábado e as 6h deste domingo.
A decisão foi tomada pelo Juiz Eleitoral da 32ª Zona Eleitoral, José Milton. Depois de detidas e de passarem a noite na delegacia, as pessoas foram liberadas.
Em Piancó, o clima foi quente nas últimas horas. A casa do candidato a prefeito da cidade, Sales Lima (DEM) teve sua residência alvejada com quatro tiros. Ele deu queixa na madrugada deste domingo, mas não soube identificar os acusados.
Uma ambulância do Samu, também foi alvejada a balas na madrugada de hoje, na comunidade da Pitombeiras, em Piancó. Um enfermeiro que estava no veículo foi atingido com um tiro de espingarda 12. Ele foi socorrido para o hospital Distrital Venceslau Lopes em Piancó, mas já foi liberado.
Uma queda de energia, também em Piancó está sendo investigada pela Energisa. Há possibilidade de haver crime eleitoral neste corte.
Em Patos, o Centro de Comando e Controle das Eleições 2012, registrou até às 11h da manhã deste domingo (7), 12 denúncias de crime eleitoral, porém apenas uma foi confirmada. De acordo com o delegado Gilson Duarte Rosas, que coordena o trabalho realizado pela Polícia Civil, uma pessoa foi presa após ser flagrada fazendo doação de combustível em troca de votos. O caso de corrupção eleitoral foi encaminhado às autoridades da Polícia Federal.
As principais denúncias recebidas pelo Centro de Comando e Controle de Patos são relativas à panfletagem, compra de voto e boca de urna. Para dar maior agilidade ao trabalho e comodidade aos profissionais de segurança, o Centro de Comando de Patos foi transferido da sede da Delegacia Regional para o Ginásio Rivaldão.
Zona da Mata
Zona da Mata, um candidato a prefeito de Sapé foi detido nesta manhã de domingo por desacato a promotora eleitoral da 4º Zona Eleitoral da cidade, Juliana Souto Ramos. O candidato é empresário no ramo de peixe, por isso, que ele é conhecido como Jucelino do Peixe (PRB).
Após ficar detido algumas horas, o candidato foi liberado pela Justiça Eleitoral.
Um homem foi preso na manhã deste domingo (7) na cidade de Mari, acusado de compra de votos. Ele foi flagrado em via pública por policiais militares quando tentava comprar votos oferecendo R$ 100,00 aos eleitores.
Grande João Pessoa
Em João Pessoa, a Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa do coordenador jurídico, Marcelo Weik, da campanha da candidata a prefeita da Capital, Estela Bezerra (PSB). A equipe da PF apreendeu computadores e documentos, mas não informaram se havia dinheiro.
O advogado Marcelo Weick negou irregularidades e explicou que o comitê é utilizado apenas para depósito de equipamentos de divulgação e para reuniões da coordenação de infraestrutura. No local também existem salas de reunião para o departamento de plano de governo e de mobilização.
Grande João Pessoa, o major Lucas, comandante do 7º Batalhão Militar em Santa Rita, prendeu por volta das 11h50, três homens. Um é acusado de beber, infringir a Lei Seca e duas foram detidas realizando boca de urnas. Eles serão encaminhados para Colégio Santa Terezinha no Centro da cidade.
Em Cabedelo, foram presos dois candidatos a vereadores na madrugada deste domingo por compra de votos. Eles foram detidos com materiais de campanha e certa quantia em dinheiro. Mas na manhã deste domingo já foram liberados.
Mário Luiz (Carioca) com Click PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário