terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Defesa Civil monitora áreas de risco e dá continuidade às vistorias preventivas

Plano de Ações Preventivas e de Preparação Antidesastres 2014 foi iniciado no dia 20 de janeiro

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), está monitorando as áreas de risco em virtude das chuvas registradas nesta segunda-feira (3). Em paralelo, a Compdec, juntamente com os órgãos e outras Secretarias municipais, dá continuidade ao Plano de Ações Preventivas e de Preparação Antidesastres 2014, que tem como foco o bairro São José.

Segundo o coordenador da Compdec, Noé Estrela, apesar do volume de chuvas apresentado desde o domingo (2), nenhuma ocorrência foi registrada. No entanto, as equipes trabalham constantemente para evitar desastres. “Estamos no bairro São José realizando as obras e intervenções necessárias, mas atentos aos possíveis chamados emergenciais”, adiantou.

O Plano de Ações Preventivas e de Preparação Antidesastres 2014 foi iniciado no dia 20 de janeiro, no bairro São José. O objetivo da ação é preparar a cidade para enfrentar o período crítico de chuva, garantindo o bem-estar e a segurança da população. “Preparamos um calendário de atividades que será desenvolvido em conjunto com outras Secretarias para realizar ações preventivas e emergenciais nos bairros da Capital”, destacou Noé. “Neste momento estamos no bairro São José com uma equipe de engenheiros coreanos para mais uma visita técnica. Esse grupo será responsável pelo projeto de reestruturação das áreas de risco, já que são especialistas na área”, finalizou.

Calendário – Mais de 30 bairros serão contemplados com o planejamento. Entre os serviços a serem desenvolvidos estão identificação, quantificação e remoção de famílias de locais de risco, poda de árvores, limpeza e retirada de lixo das comunidades, margens e leitos de rios, desobstrução de galerias, conscientização ambiental, entre outros.

Parceria – O Calendário de Planos e Ações Preventivas vai contar com a participação conjunta de Secretarias e órgãos da gestão municipal. Estão envolvidos, além da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), Gabinete do Prefeito (Gapre), Secretaria de Planejamento (Seplan), Habitação (Semhab), Educação e Cultura (Sedec), Comunicação Social (Secom), Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (SMS), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Gestão Governamental e Articulação Política (Segap), Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), Orçamento Participativo (Seop), como também a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob). Ainda participam o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Cagepa, Energisa e Corpo Bombeiros.

Plantão
– A Defesa Civil tem uma equipe de plantão para atender a população. Para informações e/ou chamados de emergência, a Compdec disponibiliza o telefone 0800 285 9020. A ligação é gratuita e o atendimento é 24h.

Mário Luiz (Carioca) com WSCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...