segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Dona Maria Rezadeira e Parteira de Jardim América




Maria, minha mãe, mãe de todos nós, mãe de Deus.

Seu nome de Solteira é Maria Fernandes Arruda. Maria Rodrigues Vasques nome de Casada.
Conhecida popularmente como: Dona Maria Rezadeira e Dona Maria Parteira.
Matriarca da Família Rodrigues Vasques e Fernandes.  
Foi Mãe de nove filhos, desses nove dois eram adotivos; Orlando Rodrigues, Walter Rodrigues Vasques, Gilberto Rodrigues Vasques, Valdemar Rodrigues Vasques, Pedro Rodrigues Vasques, Elza Rodrigues Vasques, Lurdes Rodrigues Vasques, Jorge Rodrigues Vasques, Mário Luiz Fernandes.
Tem vários netos, bisnetos tataranetos e nem a família sabe contabilizar quantos ao todos.
A sua fé em nosso senhor Jesus Cristo era tão grande que levaram a se tornar Rezadeira e parteira

Dona Maria Parteira
Realizou dezenas ou centenas de partos, todos bem sucedidos graças a Deus. Por suas mãos nasceram várias crianças em Jardim América, sem nunca ter morrido mãe ou criança.
Maria Rezadeira
A famosa bênção popular, mantinha a tradição da cura pela fé.
Ela adquiriu o conhecimento da cura com rezas e ervas medicinais através da oralidade, fazia uso da tradição popular e do sincretismo religioso a partir da tríade de orações, ervas e fé como meio para assegurar conforto e bem-estar, além de curar males que afligiam as mentes e os corpos das pessoas na comunidade onde vivia.

“Graças a Deus não conheço ninguém que bateu na sua porta e recebeu uma bênção que não tenha saído curado ou melhor do que chegou. Bênção é coisa de Deus. É um dom que depende da fé de quem benze e de quem recebe a oração. Tem que acreditar, ter fé em Deus”.

Ela praticava de forma gratuita e voluntária.

Por bênção não se cobra
Dar de graça o que de graça recebeu. Por bênção não se cobra. Apenas recebe-se o que o agraciado pode e quer oferecer. Embora a regra não esteja escrita, assim como muitas das orações das rezadeiras, essa é a prática da maioria das benzedeiras que fazem suas orações sem nada cobrar em troca.
A oração funciona assim como surge o dom, de forma inexplicável. Diante do reconhecimento e da gratidão de quem foi curado, nasce a Rezadeira.
É uma missão. “O ato de rezar e curar é um dom dado por Deus. Dom este que ao longo dos anos se torna uma missão porque quem recebe essa graça não pode deixar de ajudar aos outros. Negar uma reza, só em caso de doença da rezadeira”.

Fazer o bem sem olhar a quem e sem esperar nada em troca. Assim era ela, Dona Maria Mãe de todos, a minha mãezinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...