domingo, 3 de outubro de 2010

Zé Maranhão e Ricardo Coutinho vão para o segundo turno na Paraíba


Pesquisas apontavam que Zé Maranhão poderia ganhar no primeiro turno


Praticamente empatados, Zé Maranhão (PMDB) e Ricardo Coutinho (PSB) vão disputar o governo da Paraíba no segundo turno, que será realizado no dia 31 de outubro. Coutinho recebeu 49,79% dos votos, enquanto Maranhão ficou com 49,25%.

A disputa foi acirrada, mas pesquisas apontavam a liderança de Maranhão. Em levantamento do Ibope divulgado neste sábado (2), o candidato do PMDB aparecia em primeiro lugar com 47% dos votos. Coutinho ficaria com 42% dos votos, segundo a sondagem. Entretanto, em certo momento da apuração dos votos, o candidato do PSB ficou com 50,01% dos votos, número que lhe renderia a vitória do governo no primeiro turno.

Na reta final de campanha, Coutinho entrou com diversas ações pedindo a impugnação da candidatura de Maranhão. As duas últimas, protocoladas na semana passada, acusam o governador de uso da máquina pública para ajudar sua campanha.

Maranhão tentou reverter a situação e disse que tomou precauções para evitar qualquer surpresa na reta final da campanha. Pouco antes das eleições, ele ainda afirmou que é "direito da oposição fazer esse estardalhaço, já que eles estão necessitando”.

Maranhão foi eleito deputado federal pela primeira vez nas eleições de 1982. Quatro anos depois, reelegeu-se deputado constituinte. Em 1990, ele cumpre seu terceiro mandato para só em 1994 ser eleito vice-governador na chapa de Antônio Mariz, que morreu nove meses depois.

Em 1998 é reeleito e, em 2002, chega ao Senado. Nas últimas eleições, disputou e perdeu o governo da Paraíba. Mas, como o então governador Cássio Cunha Lima (PSDB) acabou cassado em 2009, ele assumiu o cargo.

Já Coutinho renunciou à prefeitura de João Pessoa para concorrer ao governo da Paraíba em março de 2010. Em 2004, ele foi eleito prefeito da capital paraibana pelo PSB e, em 2008, foi reeleito. Anteriormente, Coutinho já foi vereador (1993-1999) de João Pessoa e deputado estadual (1999-2004).

Senado

Por volta das 20h20 deste domingo (3), o Estado da Paraíba já havia eleito seus dois senadores. Vitalzinho e Wilson Santiago, ambos do PMDB, receberam 839.077 e 789.333 votos, respectivamente.

A disputa foi apertada. Com cerca de 95% da apuração concluída no Estado, Vitalzinho foi anunciado o primeiro candidato vitorioso, às 20h, computando 35,38% dos votos válidos. Já Santiago teve 33,32%. Em terceiro lugar, Efraim Morais, do DEM, recebeu 28,21%.

3 comentários:

  1. quem deveria assumir o senador e cassio o potencial dele na paraiba e muito grande ja qui ele foi eleito com mais de humilhão de votos o povo que ele como governador senador ele e o alicesse da paraiba?
    mais a paraiba agora tem que ajuda ze maranhão a ser reeleito governador
    ZE MARANHÃO E UM GOVERNO DE TRABALHOR
    ZE E CASSIO DEVERIAM SE UNIR
    PARA A PARAIBA AVANÇAR
    PARA A PARAIBA AVANÇAR RICARDO TEM QUE VAZA ?E ZE MARANHÃO TEM QUE FICAR

    ResponderExcluir
  2. ze fez ze faz ze vai fazer muito mais la em solanea tem eriveltom braço direito de ze maranhão trabalhei com ele na capanha de ze
    eu sou arikenis costa estou com ze maranhão para a paraiba creser junto com o brasil
    ricardo não destrua a paraiba

    deixe ze trabalha vc so fala e ze maranhão
    trabalha
    olenka beijamim e ze para a paraiba crecer

    ResponderExcluir
  3. afirmo que não tenho não tinha conhecimentos desses comentarios !!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...