sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Protesto contra a corrupção rouba a cena do desfile de 7 de Setembro, em João Pessoa

O desfile teve início às 8h15, com a participação de militares, federais, estaduais, escolas, órgãos estaduais, autarquias e entidades civis.

Desfile de 7 de Setembro
Desfile de 7 de Setembro
 
Um pequeno grupo de manifestantes civis robou a cena no desfile de 7 de Setembro, em João Pessoa, que marcou as comemorações da Independência do Brasil.  De caras pintadas e cartazes, os manifestantes protestaram contra a corrupção. O protesto foi pacífico.  Muitas pessoas aplaudiram o grupo que passou pelo percurso do desfile oficial e em frente ao palanque das autoridades.
O desfile teve início às 8h15, com a participação de militares, federais, estaduais, escolas, órgãos estaduais, autarquias e entidades civis. O percurso teve início nas proximidades do Liceu Paraibano, na avenida Getúlio Vargas, com dispersão na praça Pedro Gondim.O governador Ricardo Coutinho e o prefeito da  João Pessoa, Luciano Agra, não comparecerem à abertura do evento.
Desfile de 7 de Setembro
O primeiro bloco do desfile foi aberto por 26 entidades estudantis, tendo à frente os segmentos responsáveis pela inclusão social de pessoas com necessidades especiais. Os representantes da Funad serão os primeiros a passarem pela avenida, seguidos da Equoterapia da PM,  do Centro Helena Holanda e de professores e alunos da rede estadual e municipal de ensino.

O Exército Brasileiro abriu o segundo bloco com 1.100 homens, com destaque para ex-combatentes e integrantes da tropa de paz. Na sequência o corpo militar da Marinha do Brasil dá continuidade ao evento, com 20 militares e uma viatura trazendo um jet sky. As entidades de classes compuseram o terceiro bloco, com a participação da tribo indígena Potiguara, Hemocentro da Paraíba, que desfilou com quatro pelotões de funcionários e doadores de sangue, seguidos pela Fecomércio, Senai e Senac.

O último bloco contou com a presença das forças de segurança que atuam do estado, iniciados pela Policia Rodoviária Federal, com o efetivo de 36 policiais, seis motocicletas e cinco carros. A Polícia Civil foi representada por 11 homens e 10 viaturas, enquanto a Polícia Militar compareceu com o maior efetivo do evento, formado por 1.248 policiais.

Além dos militares, o desfile teve a participação de 250 crianças, sendo 200 delas beneficiárias do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) – desenvolvido pela Polícia Militar em escolas municipais e estaduais em toda a Paraíba – e as outras 50 oriundas do projeto ‘Uma nota Musical que Salva’ – do bairro de Mandacaru, em João Pessoa.

O desfile teve a participação de todas as modalidades de policiamento da corporação (Batalhão de Trânsito, Força Tática, Batalhão Ambiental, Bope, Companhia de Turismo, Rotam, Cavalaria) – além dos militares reformados e os alunos do Colégio Militar  e todos os itens recém adquiridos pela PM: conjuntos uniformes, armamentos e viaturas.
 O Corpo de Bombeiros encerrou o desfile, com aproximadamente 400 homens, além da própria banda formada por 25 músicos.
O encerramento do Desfile Cívico Militar aconteceu com a extinção do fogo simbólico. No fim da tarde, às 18h, ocorre o arriamento do Pavilhão Nacional na Praça João Pessoa, concluindo oficialmente as celebrações do dia da Independência do Brasil. Segurança
Mais de 250 policiais (do 1º Batalhão da PM, Centro de Educação e Ajudância Geral) fizeramo a segurança durante as comemorações do 7 de setembro no centro da Capital. O efetivo foi distribuído em todo o entorno da rua Duarte da Silveira, sendo também responsável pela manutenção das cordas de isolamento.
Atendimento Médico
Para atender a eventuais problemas de saúde ou acidentes, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) disponibilizou três ambulâncias e o Corpo de Bombeiros disponibilizou mais três. Todas ficaram estacionadas nas proximidades do desfile. Também foram disponibilizados para o público 60 banheiros químicos na área desde o Parque Solón de Lucena até a dispersão na praça Pedro Gondim.

Mário Luiz (Carioca) com Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...