Os
bancários continuarão em greve pelo menos até sexta-feira, de acordo
com o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Carlos Cordeiro. "A greve vai até os bancos apresentarem propostas decentes", afirmou nesta quarta-feira.
Segundo o sindicalista, a primeira e última proposta feita pela
Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) foi no dia 28 de agosto. Se
amanhã não for feita outra oferta, a greve se extenderá até semana que vem.
O tempo para o final da greve depende do dia em que forem feitas as
negociações. "Cada dia que os bancos demoram, aumentam o tempo de
greve", disse o presidente da Contraf-CUT. Ele explicou que se a Fenaban
pedir a negociação, ela será feita no dia seguinte e só depois disso
será convocada a assembleia dos sindicatos, para então entrarem ou não
em acordo. Assim, o final da greve pode ocorrer apenas dois dias depois
da nova proposta.
A Fenaban disse que não tem nada a declarar sobre a paralisação, no
momento. No primeiro dia da greve, 5.132 agências e centros
administrativos foram fechados no País, segundo o sindicato. A entidade
diz que a paralisação por tempo indeterminado começou com mais força do
que a do ano passado, quando 4.191 agências foram paralisadas no
primeiro dia de greve.
Os bancários aprovaram greve por tempo indeterminado nas assembleias
realizadas em todo o País no dia 12 de setembro. A categoria rejeitou a
proposta dos bancos, de reajuste de 6%, que foi considerado
insuficiente. Os bancários reclamam da falta de diálogo e negociação com
as instituições financeiras.
A categoria quer reajuste salarial de 10,25%, com 5% de aumento real, e o pagamento
da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de três salários mais R$
4,961,25 fixos. A categoria também exige a criação de planos de cargos,
carreiras e salários para todos os bancários, entre outras
reivindicações.
Como agir durante a greve:
Em virtude da greve, o consumidor não perde a obrigação de pagar contas,
boletos ou qualquer tipo de cobrança. Segundo informou o Procon-SP, as
empresas credoras devem oferecer outras formas e locais para que os
pagamentos sejam efetuados.
Para efetuar o pagamento de contas antes do vencimento, o consumidor
pode utilizar os caixas eletrônicos, bancos 24 horas, internet banking,
aplicativos de celular e tablets, correspondente bancário em lotéricas,
agências dos Correios e supermercados, ou débito automático. Após o
vencimento, os boletos podem ser pagos apenas no correspondente bancário
em lotéricas, agências dos Correios e supermercados.
Os saques ficam limitados a R$ 1 mil por dia no caixa eletrônico, banco
24 horas, correspondentes bancários em lotéricas, agências dos Correios e
supermercados. Aos correspondentes bancários também são limitados os
saques em três transações por dia.
A consulta de extratos e saldo pode ser feita por meio dos caixas
eletrônico, banco 24 horas, internet banking, aplicativo de celular e
tablets, telefone, correspondente bancário, lotéricas ou agências dos
Correios. A retirada de talão de cheques é feita ou no caixa eletrônico
ou por meio do internet banking, assim como o bloqueio ou desbloqueio de
cartões.
Mário Luiz (Carioca) com Terra
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