Uma temporada de Fórmula 1 para ficar na história. Após sete
vencedores diferentes nas sete primeiras corridas, sendo seis equipes
diferentes, a definição do título ficou para o imprevisível circuito de
Interlagos, neste domingo, a última das 20 etapas da F-1. Em São Paulo,
Sebastian Vettel começou a corrida com 13 pontos de vantagem para o
rival Fernando Alonso. O título 'mudou' de mãos algumas vezes e, no fim,
deu Red Bull! Com a sexta colocação, Vettel fez o suficiente para ser o
tricampeão mais jovem da história da categoria.
O vencedor, que
ficou em segundo plano por conta da luta pelo título, foi Jenso Button,
da McLaren. A equipe dominou todas as sessões de treino (três delas com
Lewis Hamilton e uma com o vencedor em Interlagos) e sobrou na corrida.
Hamilton e Button se alternaram na liderança e ainda Hulkenberger tentou
ser o intruso, mas a liderança da Force India acabou provisória.
Alonso
queria um 'caos' neste domingo. Em sétimo no grid, precisaria mesmo de
um milagre. A expectativa era de chuva forte. Ela não veio com a
intesidade esperada. Algumas equipes esperavam que ela não viria. Ela
veio. Fraca e intermitente.
Um caos, propriamente, não foi. Mas drama não faltou em Interlagos...
Sebastian
Vettel largou em quarto e precisava apenas chegar nessa posição para
ser campeão do mundo. Mas largou mal e caiu de posição. As coisas
ficaram piores na curva do lago, quando o alemão foi tocado por Bruno
Senna, rodou e caiu para a última colocação. Pior para o brasileiro, que
saiu da pista e se despediu da Williams antes do fim da primeira
volta... No rádio, a Red Bull avisou: 'calma, é uma longa corrida'.
Alonso
'aproveitou' e ficou em terceiro, posição que lhe daria o título. Isso
com a ajuda de Felipe Massa, que 'segurou' os rivais e permitiu a
ultrapassagem do espanhol.
Mas a alegria do Alonso durou apenas
cinco voltas. Isso graças ao show de Vettel na parte de trás do grid.
Ultrapassagem sobre ultrapassagem, mesmo com um escapamento amassado por
conta da batida. O alemão ainda parou nos boxes e voltou no mesmo
ritmo.
Apesar de todos os problemas, Vettel chegou a briga logo e a
equipe Red Bull avisou via rádio: 'Você chegou no Felipe, tome cuidado
agora'. O alemão ficou perto das Ferraris. Entrou nos boxes ao mesmo
tempo que Alonso e ficou, mesmo que de longe, na cola do espanhol.
Enquanto
isso, Nico Hulkenberger, da Force India, também brilhava. Sem trocar
para os pneus intermediários, assim como Jenson Button, assumiu a ponta,
seguido de perto pelo piloto da McLaren. Mas o Safety Car entrou na
pista e a distância dos líderes acabou.
Na briga do título, quando
Massa chegou perto, Vettel nem tentou brigar pela posição. Kamui
Kobayashi, em sua última corrida na Sauber, aproveitou e também ficou
entre Alonso e o piloto da Red Bull.
Na volta 46 das 71, outro aviso de chuva da equipe para Vettel.
A
liderança mudou de mãos na volta 48, quando Hulkenberger rodou na
pista, já mais úmida outra vez. Hamilton, que teve um grande fim de
semana, assumiu a ponta.
E o caos 'pedido' por Alonso antes da
corrida continuou. Pelo menos, para Vettel. A garoa aumentou, o kers do
alemão teve problemas, o rádio parou de funcionar... Tudo aliado com o
problema no escapamento. Mas a quarta colocação do espanhol não era
suficiente para o título.
E tudo 'mudou' na volta 55. Hulkenberger
e Hamilton bateram no 'S do Senna', após uma confusão em uma tentativa
de ultrapassagem cercada por carros das nanicas Catterham e Marussia.
Fim de prova para o britânico, em sua última corrida pela McLaren. Um
fim triste após um grande domínio nos treinos.
Alonso assumiu a
terceira colocação, Vettel caiu após erro na troca de pneus e o título
voltou às mãos do espanhol. Logo depois, o ferrarista foi para os boxes e
'perdeu' o tri.
Com 8 voltas para a final, a matemática era essa:
Alonso em segundo, precisaria de um oitavo lugar de Vettel para ser
campeão. O alemão estava no limite, na sétima.
A tensão aumentou
em Interlagos. Os italianos, torcedores fanáticos da Ferrari, fizeram
contas e mais contas. A chuva e as dificuldades também aumentaram.
Vettel ultrapassou Schumacher e subiu para sexto.
Para a Ferrari,
restava torcer para um erro do líder Jenson Button, que daria a vitória a
Alonso. Se isso acontecesse, Vettel precisaria de um quarto lugar, que
parecia inviável faltando cinco voltas para o final.
E o título
acabou decidido de vez faltando duas voltas, quando Paul Di Resta bateu e
o Safety Car entrou na pista. A corrida acabou atrás do carro madrinha.
A
festa da Red Bull, que antes mesmo da corrida já vendia camisas em
alusão ao terceiro título de Vettel, não tem hora para acabar!
Mário Luiz (Carioca) com Extra
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