terça-feira, 25 de agosto de 2009

Um dos destinos mais bonitos do Nordeste é Conde e João Pessoa, cheia de belas praias e atrações




Conde e João Pessoa (PB) -  cidades que tem de tudo: belas praias, badalação, povo hospitaleiro e muita comida boa. Conde litoral sul da paraíba as praias mas bonitas do estado. A princípio, o município de Conde, conhecido como Jococa, era habitado por uma tribo indígena denominada Tabajaras, isso quando os holandeses apossaram da Capitania da Paraíba. Em 1636, o governador ordenava seus habitantes para que fossem alojar-se na Capital, permanecendo por algum tempo. Posteriormente, deixam sua antigas moradias que estavam estragadas e resolveram construir um novo povoado. A nova povoação passou a ser chamar Mauricéia em ao homenagem ao Conde Maurício de Nassau. Mas tarde, o capitão inglês, João Harrison, quando da restauração do Governo Português, mudou o topônimo para Conde, deixando de ser uma Honra ao Conde de Nassau. Sua Emancipação Política se deu em 18 de novembro de 1963 . João Pessoa, a capital da Paraíba, é uma das cidades mais antigas do Nordeste. É pequena em tamanho, mas grandiosa por guardar muita história e esbanjar beleza
 João Pessoa.
“Jampa”, como é chamada pelos mais íntimos, tem um acervo histórico-arquitetônico incrível. Suas construções barrocas do século 16 e a devoção do povo paraibano encantam a todos que por ali passam. O espetáculo da Paixão de Cristo atrai fiéis e turistas de todo o País durante a Semana Santa. Além disso, as conhecidas festas juninas animam ao ritmo do forró e não deixam ninguém parado.




Disputada pelos surfistas, a Praia Intermares tem boas ondas, coqueiros e areia fofa em sua extensão

Na Praia Fluvial do Jacaré, o Sol se despede em grande estilo. Ao som do ‘Bolero de Ravel’, tocado no sax, o público pode curtir esse show diariamente, a partir das 17h, sentado nos bares tomando uma água de coco ou da própria calçada. Imperdível! Não podemos esquecer as praias que abraçam o estado de norte ao sul, pintando a paisagem com seus tons de verde e azul, como várias opções: das mais movimentadas às mais rústicas e escondidas. Para quem gosta de agitação, o ideal é curtir as praias de Tambaú, Cabo Branco e Bessa, com barracas, bares e restaurantes.

Os que estão procurando lugares mais calmos, selvagens e com visual majestoso devem seguir para Cidade de Conde o litoral sul. Lá encontramos a Praia de Tambaba, famosa por ser o reduto oficial de naturistas de Conde, e Coqueirinho, repleto de lindos coqueiros e falésias coloridas. Em direção ao litoral norte, chegamos à deliciosa Praia de Camboinha. Durante a maré baixa, descortina a graciosa Ilha da Areia Vermelha. Perfeita para ir com toda a família. Um dos cartões-postais da cidade, o Farol do Cabo Branco oferece uma bela vista da orla da cidade. Sem dúvida, um passeio que merece muitas fotos.

E, para fechar sua visita a essas cidades encantadoras, não deixe de comer as delícias nordestinas da região: carne de sol, macaxeira, arroz de leite, feijão de corda, manteiga de garrafa e rapadura. E dar um pulo no Mercado de Artesanato Paraibano, onde poderá comprar lembrancinhas de artesanatos típicos da Paraíba.

A cidade se chama João Pessoa em memória do ‘presidente’ do Estado da Paraíba. Antes chamada também Paraíba, a capital foi rebatizada logo após o assassinato de João Pessoa, em 1930, por seu adversário político, João Duarte Dantas. Quem nascia lá era paraibense.
O QUE VER E FAZER
Apreciar o pôr do sol na Praia do Jacaré – Sim, em João Pessoa o pôr do sol possui trilha sonora. Diariamente, o astro-rei se despede por volta das 17h, atraindo e encantando turistas e moradores da região. Se quiser pegar um bom lugar para apreciar essa maravilha da natureza, chegue cedo.

CONJUNTO DE SÃO FRANCISCO

PRAÇA SÃO FRANCISCO. Tel: (83) 3218-4505. Este conjunto arquitetônico é composto pelo Convento de Santo Antônio e pela Igreja de São Francisco. É de uma grandiosidade e beleza impressionantes e possui talhas em madeira recobertas de ouro e pedras. Tornou-se um Centro Cultural com oficinas e exposições. Além disso, o local foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional. Vale a pena fazer uma visita guiada.

MERCADO DE ARTESANATO PARAIBANO. Av. Senador Ruy Carneiro 241. Há amplos pavimentos, com diversas lojinhas vendendo produtos regionais. Um ótimo lugar para comprar lembrancinhas da cidade.

PASSEIO DE BARCO À ILHA DA AREIA VERMELHA. Quando a maré está baixa, descobrimos um banco de areias vermelhas cercado por piscinas naturais e diversas espécies de peixes. Com um delicioso passeio de barco, chega-se à ilha em poucos minutos a partir da Praia de Camboinha.

JARDIM BOTÂNICO BENJAMIN MARANHÃO. Tel: (83) 3218-7880. É uma das maiores reservas de Mata Atlântica do Brasil. São 515 hectares de pura natureza. Possui trilhas para caminhadas, passando por animais e vegetação típica da Mata Atlântica. Ali encontramos também as famosas ‘árvores do abraço’, que parecem estar entrelaçadas uma à outra. O passeio é acompanhado por guias e guardas florestais.

PARQUE SÓLON DE LUCENA. Seus belos traçados, do paisagista Burle Marx, tornaram-no o cartão-postal da cidade. Os jardins são repletos de bambus, palmeiras imperiais e pau-d’arco rodeando o lago central.

FAROL DO CABO BRANCO. Ponta do Cabo Branco (acesso pela Avenida Cabo Branco. O farol fica no final da via).
Excelente lugar para observar as belezas do litoral paraibano. Fica a 40m acima do nível do mar.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO. Praça Dom Adauto s/nº. Possui estilo barroco romano com sua torre, fachada e talhas feitas em pedras. Foi erguida em 1592.

MOSTEIRO DE SÃO BENTO. R.General Osório s/nº. Constitui um dos monumentos mais importantes do País, com seu estilo barroco beneditino do século 17. Sem dúvida uma obra-prima da arquitetura, foi construído em invocação a Nossa Senhora do Monte Serrat.

PALÁCIO DA REDENÇÃO. Praça João Pessoa. Tel: (83) 3216-8027. Atualmente é a sede do governo estadual, mas originalmente foi um convento de jesuítas. O palácio foi construído em 1586 e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

TEATRO SANTA ROZA. Praça Pedro Américo s/nº. Tel: (83) 3218-4386. Uma das casas de espetáculos mais antigas do País. Construída em 1889, possui estilo neoclássico, e sua influência arquitetônica vem do barroco italiano. Uma beleza que deve ser contemplada.




Foto: Divulgação


PRAIAS

TAMBAÚ. Por ser próxima a hotéis e possuir águas quentinhas e calmas, é uma das mais movimentadas. Sua marca registrada são os coqueiros e gameleiras (árvores baixas com flores cor-de-rosa). Sua orla oferece barracas animadas e o calçadão é muito utilizado para dar aquela caminhada de manhã ou no final de tarde.

CABO BRANCO. É bastante extensa, com areia fininha e águas claras, morninhas e mansas. Ao seu redor, existem falésias de até 40 metros de altura. Trata-se de uma das praias preferidas pelos moradores de Jampa.

BESSA. É a praia do agito, com areias brancas e barracas movimentadas em sua orla. Ali também encontramos a melhor sorveteria de João Pessoa, servindo os tradicionais sabores regionais, como o cajá.

PONTA DOS SEIXAS. O sol sem dúvida alguma nasce primeiro aqui. É o ponto oriental mais extremo das Américas. Vá de manhã, pois no início da tarde, a falésia faz sombras e você perderá uma parte linda do visual

INTERMARES. Suas ondas atraem os apaixonados por surfe. Tem coqueiros e areia clara e fofa em sua extensão.

CAMBOINHA. Sem dúvida, a praia perfeita para crianças. Na maré baixa é ali que avistamos a Ilha da Areia Vermelha. Seu acesso é feito de barco em poucos minutos. Além disso, diversas barracas servem delícias regionais para beliscar.

PRAIA DO OITEIRO. Não possui boa infraestrutura; porém, encanta com a beleza dos coqueiros e o visual do alto das dunas


Conheça a cidade de Conde e suas lindas praias





Mapa para a cidade de Conde
A cidade de Conde é conhecida nacional e internacionalmente conhecida por ter uma das belas praias do litoral sul do estado da Paraíba. O Conde está localizado a cerca de 23 quilômetros da cidade de João Pessoa. Seu acesso é feito através da BR-101 até a rodovia PB-108.
Praia de Coqueirinho
O litoral da Paraíba possui 117 km. e destes, 40 km.ou seja, 34,18% de orla marítima pertencem ao município de Conde, o que o faz possuir o maior litoral do Estado. Sua orla marítima é composta de 10 praias belíssimas: Barra de Gramame, Praia do Amor, Jacumã, Carapibus, Tabatinga, Coqueirinho, Tambaba, Praia Bela, Pitimbú e Acaú. As mais conhecidas são as praias de Tambaba, Jacumã e Coqueirinho.
Praia de Coqueirinho
A praia de Jacumã é conhecida por ser ter um dos carnavais mais animados do estado. Outrora uma vila de pescadores, Jacumã possui uma infra-estrutura excepcional para receber turistas, contando pousadas e hóteis (as melhores dispondo de internet banda larga a rádio), caixas eletrônicos, correios, bares noturnos e super mercado.

CARAPIBUS. Por possuir formações de corais, forma incríveis piscinas naturais. É bastante movimentada, pois abriga grande parte das pousadas do litoral sul.


TABATINGA. Presenteia com um cenário perfeito: falésias enormes, recifes e areias finas, protegendo suas águas mansas e morninhas. Possui diversos bares charmosos e gostosos para relaxar e curtir o visual.


Praia de Tambaba
Coqueirinho é a praia perfeita para quem quer passar o dia relaxando com os amigos e/ou com a familia. A praia possui barraquinhas e coqueirais (daí o nome da praia) por toda a sua extensão.
Praia de Tambaba
A praia de Tambaba, em sua parte dedicada à prática do Naturismo, possui cerca de 800 metros, e é a primeira do Nordeste e a segunda do Brasil a adotar a prática de Naturismo. É também um santuário ecológico: cercada de falésias, possui uma mata praticamente virgens e areia colorida, resultado do desgaste das falésias.
REPORTAGEM:MARIO CARIOCA
EDIÇÃO DE TEXTO:RAFAELA SOARES
FOTOS E TEXTO :PROTEUS NET
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...