quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Inscrições do Projovem Trabalhador serão abertas no dia 5 de agosto pela internet


As inscrições para seis mil vagas do Projovem Trabalhador, modalidade Juventude Cidadã, serão abertas de 5 a 16 de agosto. Jovens de 18 a 29 anos de 68 cidades paraibanas (veja lista abaixo) receberão uma bolsa auxílio de R$ 120,00 durante cinco meses mediante comprovação de 75% de frequência nas aulas do programa.

Os selecionados terão oportunidade de participar de uma das 200 turmas de capacitação para atuarem em áreas como Telemática, Administração, Alimentação, Construção e Reparo, Metalmecânica, Vestuário, Turismo e Hospitalidade, Gráfica, Arte e Cultura, Esporte e Lazer e Agroextrativismo.

Segundo a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Giucélia Figueiredo, cerca de R$ 8,7 milhões já foram repassados via Ministério do Trabalho à Secretaria de Desenvolvimento Humano para execução. As aulas serão iniciadas ainda em agosto e as inscrições só podem ser feitas pela internet no portal do governo do Estado no endereço www.paraiba.pb.gov.br. Após a seleção online, os inscritos deverão preencher formulário de inscrição e apresentação de documentos nas sedes das cidades onde ocorrerão os cursos.

Terão prioridade nas inscrições jovens cadastrados no programa Bolsa Família com idade entre 18 a 29 anos, que estejam em situação de desemprego e membros de famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo. O objetivo é preparar o jovem para o mercado de trabalho em ocupações alternativas geradoras de renda.

O termo de adesão ao programa Projovem Trabalhador foi assinado pelo governador José Maranhão e o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, no último dia 26 de junho, no Palácio da Redenção. A previsão é que em 2010, 15 mil jovens sejam atendidos pelo programa na Paraíba.

Com a extinção do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE), através da Lei 11.692 de 10 de junho de 2008, entrou em vigor, em janeiro de 2008, o ProJovem, que integra as ações voltadas para juventude do Governo Federal. O programa se divide nas modalidades ProJovem Adolescente - Serviço Socioeducativo; ProJovem Urbano; ProJovem Campo - Saberes da Terra e ProJovem Trabalhador.

O Ministério do Trabalho e Emprego é o responsável pela execução das ações de qualificação dos jovens por meio do ProJovem Trabalhador, composto por duas linhas de ações provenientes do PNPE. Uma delas é o Juventude Cidadã (convênios executados pelos governos estaduais, municipais e o Distrito Federal) .

REPORTAGEM : MÁRIO (carioca)
EDIÇÃO DE TEXTO: GEISA VENANCIO (redação)
FOTOS: PORTAL A FONTE É NOTÍCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...