terça-feira, 26 de agosto de 2014

Prefeitura de João Pessoa lança hoje edital de licitação para obras do BRT

'Metrô sobre rodas' quer melhorar o transporte público na cidade.
Projeto orçado em R$ 188 milhões conta com recursos do Governo Federal.

Projeto do BRT em João Pessoa lança edital para obras nesta terça-feira (26) (Foto: Reprodução / Projeto da PMJP) 
Projeto do BRT em João Pessoa lança edital para obras nesta terça-feira (26) (Foto: Reprodução / Projeto da PMJP)
A Prefeitura Municipal de João Pessoa lança nesta terça-feira (26) o edital de licitação para empresas interessadas em executar as obras do Bus Rapid Transit (BRT), o 'metrô sobre rodas' que pretende melhorar o transporte público da capital paraibana. O projeto está orçado em R$ 188 milhões e conta com recursos do Governo Federal. A cidade foi contemplada no PAC 2 – Grandes Cidades, do Ministério das Cidades.
Com a divulgação do edital, as empresas interessadas têm o prazo de 30 dias úteis para providenciar a documentação exigida e se candidatar. Ao término do prazo, será feita a abertura dos envelopes e divulgação da empresa vencedora. A contratação da empresa ou consórcio de empresas prevê a elaboração do projeto básico, projeto executivo e execução das obras de pavimentação/drenagem da faixa exclusiva para ônibus.
A licitação prevê obras de construção nos cinco corredores por onde o BRT deve trafegar, ou seja: Cruz das Armas, Dois de Fevereiro, Epitácio Pessoa, Pedro II e o corredor central da cidade. Segundo o secretário de Planejamento, Rômulo Polari, os BRTs terão conforto, eficiência e comodidade. Segundo ele, o sistema ficará on-line para a população acessá-lo, sendo necessário, para isso, um aparelho .
“Vamos oferecer eficiência no tráfego, através de corredores exclusivos para os BRTs, pois não haverá interferência de outros transportes, que reduzirá 40% a 50% do tempo do trajeto. Esperamos que este seja um fator determinante para reduzir o transporte individual na cidade, com a opção pelo transporte coletivo de qualidade”, afirmou Polari.
O BRT é um sistema de transporte coletivo de passageiros que proporciona mobilidade urbana rápida, confortável, segura e eficiente por meio de infraestrutura segregada com prioridade de ultrapassagem, operação rápida e frequente. O sistema já foi implantado em outras cidades do país, a exemplo de Curitiba e Rio de Janeiro.

 Mário Luiz (Carioca) com G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...