quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Setur realiza fiscalização em passeios para Ilha de Picãozinho

Setur realiza fiscalização em passeios para Ilha de Picãozinho

                                                                 Imagem Eric Wagner

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) por meio da Secretaria de Turismo (Setur) realizou durante a manhã desta quarta-feira (9) ação de ordenamento para verificar os serviços de venda e exploração turística de passeios para a ilha de Picãozinho. A ação coordenada pela Setur teve como objetivo verificar as condições em que os passeios estão sendo vendidos, como estão acontecendo as visitas e se a segurança do turista e dos banhistas está sendo resguardada. A ação contínua durante todo o verão.
         
Segundo o secretário de Turismo de João Pessoa, Roberto Brunet já existe um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura e as empresas que comercializam o atrativo, limitando o número de visitantes no local em 242 pessoas por dia. "O número foi estabelecido após um estudo de capacidade da ilha. Por ser uma área de preservação ambiental a quantidade de pessoas no local deve ser limitada para evitar danos e degradação do meio ambiente, preservando o produto turístico e o bioma marinho, promovendo uma atividade turística mais sustentável", explicou.

Ainda de acordo com o secretário de Turismo Roberto Brunet, a ação atende ao Plano de Gerenciamento Costeiro (PGC) determinado por meio de Decreto Federal. A Capitania dos Portos, que esteve in loco para verificar a segurança dos banhistas e o modo como as embarcações estavam fazendo o transporte, constatou que tudo estava dentro dos padrões.

Passeios - Atualmente, sete embarcações do tipo catamarã e duas lanchas fazem o transporte de pessoas para as piscinas naturais de Picãozinho. Com o ordenamento, o número de pessoas por embarcação foi limitado a 33 e às lanchas cinco. Outro ponto verificado durante a ação foi a forma como os passeios estavam sendo vendidos. Um ponto único de vendas foi instalado na praia para que o número de visitas fosse controlado. Além dos vendedores deste ponto, na praia não é permitido a venda por pessoas que não sejam credenciadas a uma agência de receptivo. "O objetivo é coibir a venda irregular e assegurar a boa qualidade da prestação dos serviços turísticos da cidade de João Pessoa", comenta Brunet.

Participaram da ação a Capitania dos Portos, a Companhia Especializada de Apoio ao Turista (Ceatur) da Polícia Militar (PM), Secretaria de Desenvolvimento Urbano, (Sedurb) e Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e Polícia Ambiental. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...